Nesse último fim de semana, dias 28, 29 e 30 de novembro de 2014, aconteceu em Juiz de Fora o maior evento de Treinamento Desportivo já realizado na Região, com a participação dos maiores nomes do desporto Brasileiro.
O Prof. Dr. Jeferson Macedo Vianna, consultor de pós-graduação da FacRedentor em Juiz de Fora, professor adjunto IV da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (FAEFID-UFJF) e membro da Academia Brasileira de Treinadores – COB, foi o idealizador e o coordenador do evento.
Pela primeira vez em toda a História da FAEFID, tivemos um “time” composto por tantos profissionais que são referências no Treinamento Desportivo Brasileiro e mundial. Foi com enorme prazer que recebemos os seguintes professores: Dr. Abbdalah Achour Jr, Dr. Antônio Carlos Gomes, Dr. João Paulo Borin, Ms. Nélio Moura, Dr. Paulo Roberto de Oliveira, Dr. Renato Miranda, Dr. Sérgio Gregório da Silva e Dr. Valdir José Barbanti. Todos os palestrantes são conhecidos e reconhecidos por estudiosos, atletas e amantes de várias modalidades esportivas.
Na abertura do evento, o Prof. Dr. Antônio Carlos Gomes (CBAt), fez a palestra inicial para nos apresentar o que foi planejado, o quê já está pronto e o que será realizado para os Jogos Olímpicos de Verão do Rio de Janeiro (Rio 2016). Nos mostrou e explicou todo o projeto apresentado pelo Governo Brasileiro para conseguir superar os outros países que foram candidatos a sediar as Olimpíadas. E a cada momento, cada novo slide, todos nós ficamos surpresos em ver tamanha tecnologia e planejamento em todas as obras que estão em andamento na cidade do Rio de Janeiro, para realizar esse que tem tudo para ser os Jogos Olímpicos mais emocionantes de todos os tempos, assim como o professor citou o acontecido com a Copa do Mundo de Futebol desse ano.
Os planejamentos não se resumem apenas em grandes obras de infraestrutura, mas também numa busca de excelência em tudo o que diz respeito ao Esporte, para que as futuras gerações possam alavancar o Esporte Brasileiro.
O Brasil planeja saltar do 22º lugar no ranking de medalhas conquistado nas ultimas Olimpíadas (Londres 2012) com 17 medalhas, para o 10º lugar, e para isso, precisa pelo menos alcançar de 32 a 33 medalhas no Rio 2016. Tarefa árdua e muito ambiciosa para nossa delegação. E eu, particularmente, vou torce cada segundo para que isso realmente ocorra!
Sábado de manhã, iniciou-se o primeiro ciclo de palestra tendo o Esporte na Infância e na Adolescência como ponto central apresentados. A sessão começou com a participação do Prof. Dr. Valdir José Barbanti (USP), que compartilhou um pouco do seu vasto conhecimento sobre o planejamento a longo prazo na Formação Esportiva. Fez fortes críticas ao modelo implantado em nosso país, onde nossos atletas tornam-se especialista antes do momento, deixando de vivenciar e desenvolver as capacidades físicas fundamentais, dificultando assim a passagem desse atleta para a vida profissional no alto rendimento. Uma das frases que me marcou muito foi: “Hoje estamos criando atletas de alto rendimento, como por exemplo no futebol, que não sabem nem ao menos correr”, o que nos deixou surpresos, pois não somente disse como provou estar certo em fazer essa afirmação.
Logo após tivemos o Prof. Dr. Abdallah Achour Jr, que hoje, é a maior autoridade no Brasil sobre os polêmicos “alongamentos”. Nos chamou a atenção dizendo que não compreendemos, e consequentemente, não utilizamos bem os alongamentos, pelo simples fatos de não conhecer as partes e a fisiologia dos elementos envolvidos no processo, e foi enfático em afirmar que devemos utilizar estratégias diferentes e combinadas para alcançar sucesso em melhorar a qualidade física da flexibilidade. E para terminar o primeiro módulo, o Prof. Dr. Sérgio Gregório da Silva nos falou sobre os testes que podem ser aplicados na avaliação de jovens atletas.
O sábado a tarde foi contemplado com o segundo módulo dedicado ao Esporte no Alto Rendimento, onde a preparação deve ser arquitetada levando em consideração vários aspectos do treinamento, dentre outros: a fundamentação técnica, fisiológica e psicológica, para garantir a evolução do atleta. Um momento muito interessante foi a participação do Prof. Dr. João Paulo Borin, explicando como foi seu percurso profissional e sua entrada no Esporte Paralímpico. O Prof. Paulo havia retornado ao Brasil na mesma semana, após conquistar o tetracampeonato mundial de futebol de cegos no Japão em cima da Argentina. Nos mostrou um universo com a barreira da deficiência visual, mas onde o planejamento do treinamento segue os mesmo princípios de um atleta sem deficiência.
No domingo de manhã, tivemos o terceiro e ultimo módulo, onde foi discutido a Pesquisa no Esporte. O Prof. Barbanti fez duras críticas a forma em que os artigos são classificados e escritos nas revista científicas, pois o simples fato de não termos uma linguagem clara e de fácil entendimento, cria uma enorme barreira para que os treinadores possam lê-las e melhorar os seus treinos com fundamentação na Ciência do Esporte. Mas o momento mais emocionante de todos os dias do Meeting, foi a palestra e o desabafo do Prof. Dr. Paulo Roberto de Oliveira, sobre o papel da universidade na ciência do esporte. Compartilhou conosco um pouco da sua experiência e as provas que passou durante todos os seus anos de dedicação incondicional ao Esporte. A cada frase do professor, era uma arrepio, uma reflexão profunda do motivo pelo o qual não somente eu, mas todos nós havíamos feito no momento em que decidimos estudar a Educação Física. Difícil foi conter as lágrimas, e que no meu caso, foi impossível! E posso até estar sendo duro em pensar dessa forma, mas se naquele momento, se havia alguém ouvindo aquelas palavras e não arrepiou, não se emocionou, não segurou o choro e nem ao menos sequer teve um “nó na garganta”, me desculpe, mas estava no lugar errado… O esporte é emoção, não importa em qual nível ele seja praticado.
Esse fim de semana foi gigante em todos os aspectos. Grandes nomes, enormes trocas de experiência, momentos de emoção, de relacionamento, e além disso tudo, muito, mas muito conhecimento! Por isso, nós do Instituto Educacional São Pedro (IESPe) apoiamos e damos os parabéns ao Prof. Dr. Jeferson Macedo Vianna pela brilhante iniciativa!
E que venham mais momentos como esse!
Por: Prof. MSc. Raphael Soares, Coordenador e Supervisor de Ensino no IESPe.
[inpost_fancy thumb_width=”200″ thumb_height=”200″ post_id=”612″ thumb_margin_left=”0″ thumb_margin_bottom=”0″ thumb_border_radius=”2″ thumb_shadow=”0 1px 4px rgba(0, 0, 0, 0.2)” id=”” random=”0″ group=”0″ border=”” show_in_popup=”0″ album_cover=”” album_cover_width=”200″ album_cover_height=”200″ popup_width=”800″ popup_max_height=”600″ popup_title=”Gallery” type=”fancy” sc_id=”sc1417698076103″]