Carga Horária
400 horas/18 meses
Data
Cadastre-se na lista de Espera
Horário
Uma vez por mês, sábado e domingo, de 8h às 18h
Modalidade
Online - ao vivo
Investimento

Por que fazer esse curso?
Desenvolvemos uma pós-graduação em Psicologia Escolar e Educacional completa que aborda conhecimentos específicos em diferentes níveis, desde a educação infantil até a educação superior.
Comandada por especialistas experientes e reconhecidos na área, a nossa pós-graduação oferece uma ampla gama de temas, desde as principais teorias até as políticas educacionais e as problemáticas do cotidiano do psicólogo escolar.
Nesse contexto, o curso aborda as principais questões do campo, tais como saúde mental, medicalização da educação, inclusão de pessoas com deficiência, diversidades étnico-raciais, de sexualidade e gênero, e outros aspectos que afetam o sucesso e o desenvolvimento escolar. Em outras palavras, oferecemos uma base epistemológica e prática muito forte para os nossos estudantes!

Mercado de trabalho
Com a aprovação da Lei 13.935/19 , que obriga as prefeituras e governos estaduais a criarem serviços de psicologia em suas redes de ensino, a pós-graduação em Psicologia Escolar e Educacional se torna uma excelente oportunidade para se destacar no mercado!
Essa especialização complementa a prática do psicólogo, oferecendo uma visão ampla de como atuar não apenas em escolas públicas e privadas, mas também em outras instituições que trabalham com questões educacionais, como ONGs que oferecem programas socioeducativos.
Dessa forma, o curso atende à demanda crescente por psicólogos capacitados para atuar nesse mercado, que se ampliou ainda mais com a aprovação da lei.
Público-alvo
Conheça o curso
Autorizado pelo MEC
100% online/ao vivo
Prática de acordo com a Lei 13.935/2019






Local das aulas
Docentes

Celso Tondin
Graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (1991), mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2001) e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2013). É professor adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), atuando na graduação e pós-graduação. Participa do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (LAPIP) e do Grupo de Pesquisa Conhecimento, Subjetividade e Práticas Sociais da UFSJ; e do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar de Minas Gerais (LIEPPE/MG), sediado na UFMG. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia escolar e educacional, prática do(a) psicólogo(a) escolar, políticas educacionais, diversidades e desigualdades escolares, violência escolar, fracasso escolar, queixa escolar, dificuldades do processo de escolarização.

Elza Lobosque
(Coordenadora) Psicóloga e Pedagoga. Mestre em Avaliação Psicológica. Especialista em Avaliação Psicológica e em Psicologia do Trânsito pelo CRP-MG. Conselheira XVI e XVII Plenária do CRP04, Coordenadora da Comissão de Orientação em Avaliação Psicológica sede e subsede sudeste, Coordenadora da Comissão de Analise para concessão do Título profissional de especialista CRP 04/Sede, Coordenadora da COMORG/MG, Conselheira referência na Comissão de POT, Transito, Avaliação Psicológica, Comissão de Apoio as Comissões, TI e Gestão de Pessoas. Docente e Supervisora de estágio em Avaliação Psicológica e RH. Coordenadora e docente das pós-graduações em Avaliação Psicológica e Psicologia Escolar e Educacional do IESPE, Avaliadora psicológica credenciada pela Polícia Federal. Consultora de RH. Membro da Comissão Cientifica do CONAP. Membro da SAPSI, IBAP e Asbro.

Akauito Elcino
Psicólogo, especialista em Avaliação e Diagnóstico Psicológico. Mestre em Ensino (PUC Minas). Docente da área de Avaliação Psicológica, Neuropsicologia, Psicofarmacologia e Neurociência. Coordenador da Comissão de Neuropsicologia e membro da Comissão de Orientação em Avaliação Psicológica do CRP-MG.
Ementa
História da Psicologia Escolar e Educacional
Bases teórico-epistemológicas em Psicologia Escolar e Educacional
Desenvolvimento humano e contextos educativos
Queixas acerca das dificuldades do processo de escolarização
Análise Institucional em contextos educativos
Políticas públicas educacionais: diferenças e desigualdades
Alfabetização: psicogênese da leitura e da escrita
Educação Especial na perspectiva inclusiva
Psicologia, Educação e Arte
Psicologia com/na Educação Infantil
Psicologia com/no Ensino Fundamental
Ensino com/no Ensino Médio e Educação Superior
Orientação Profissional e de Carreira no contexto escolar
Avaliação Psicológica em contextos educativos e aprendizagem
Fracasso escolar: saúde mental e medicalização
Educação e diversidade sexual e de gênero
Relações étnico-raciais e processo de escolarização
Competências socioemocionais e atuação institucional da Psicologia Escolar
Atuação da Psicologia Escolar em rede intersetorial
Metodologia científica
Lista de Espera
Preencha os campos abaixo para receber uma notificação quando iniciarem as inscrições para a nova turma
Por que fazer um curso no IESPE?
Professores
Nossos renomados docentes têm experiência acadêmica e profissional e são atuantes na área
Formato dos cursos
Escolha entre opções presenciais e online, de curta e longa duração
Aulas práticas
Valorizamos o aprendizado prático com a supervisão dos melhores da área
Localização
Buscamos os melhores locais e plataformas para o seu aprendizado
Atendimento
Esclareça suas dúvidas com atendentes de forma prática, via WhatsApp ou e-mail
Foco no mercado
Conteúdo atualizado para você aplicar no mercado de trabalho
O que as pessoas estão dizendo?



Parceiros





Ficou alguma dúvida?
Fale com a gente!
Contato
- +55 32 3216-1224
- +55 32 998129967
- atendimento@iespe.com.br