Tudo que você precisa saber de forma simples e direta sobre o que vai ser trabalhado em cada módulo
De acordo com a International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), o Brasil é o segundo maior mercado de academias no mundo, somando mais de 8 milhões de alunos. A área de Fitness é tão importante que esse setor cresceu 8% em 2015 apesar da crise econômica.
Não à toa, já formamos quatro turmas de Fitness e Saúde, formando mais de 80 novos especialistas. Para o ano de 2017, além de Juiz de Fora, iremos oferecer nosso curso em Rio de Janeiro e Natal e não vamos parar por aí, ainda teremos mais novidades com novas parcerias.
Confira a partir daqui o que preparamos nesta nova ementa da pós-graduação em Fitness e Saúde para te ajudar a conquistar esse mercado tão promissor, mas extremamente competitivo e seletista:
Entendendo e desvendando a Ementa de Fitness e Saúde
1- Empreendedorismo Aplicado ao Fitness – Como ser um Personal Trainer de sucesso?
Empreender é fundamental para alcançar o sucesso na área do Fitness. O personal trainer precisa se enxergar como empresa e, a partir disso, definir seu produto e direcioná-lo de forma correta a seu público. Isso é feito através das diversas ferramentas de marketing, e, no mundo de hoje, é fundamental entender e utilizar de forma correta principalmente o marketing digital. Ele será usado para atrair, converter e manter seus clientes através de um relacionamento que vai muito mais além da sala de musculação.
2- Anatomia e Fisiologia Aplicadas ao Movimento
O educador físico trabalha com a prescrição e controle do movimento. O movimento é um milagre da fisiologia e é extremamente complexo, mas precisamos entender cada componente e seu funcionamento para gerir e executar o movimento. Para isso, é preciso estudar desde o Sistema Nervoso Central até o músculo, e principalmente a interação entre os sistemas. Sempre, é claro, com foco naquilo que trabalhamos no cotidiano de prescrição do exercício.
3- Medidas e Avaliações Aplicadas ao Fitness (teórico-prático)
Disciplina que aborda a avaliação não somente dos resultados, mas principalmente a organização de uma boa anamnese para determinação dos focos do treinamento. Esses conceitos unem o desejo do cliente e aquilo que o corpo precisa para não somente melhorar a aparência, mas também corrigir e dar suporte aos déficits e possíveis desequilíbrios funcionais. Este módulo é teórico-prático para vivenciar avaliações físicas morfológicas e as capacidades funcionais.
4- Bioenergética do Exercício
Saber como ocorre a geração de energia e como ela é utilizada durante o exercício físico determina o controle de vários parâmetros do treinamento. Temos 3 fontes principais de energia (ATPCP, glicose circulante/armazenada e gordura) e todas são mobilizadas durante a prática de exercício, porém em diferentes intensidades de acordo com o treino, a duração, o volume e a intensidade. Este módulo vai desvendar de forma simples e direta como funcionam nossos sistemas energéticos.
5- Biomecânica e Cinesiologia Aplicada à Musculação (teórico-prático)
Após entender e rever os componentes anatômicos e funcionais dos movimentos, conseguir avaliar e saber exatamente o que acorre no sistema energético, é o momento de controlar da melhor forma a execução dos movimentos através do estudo das bases de biomecânica e cinesiologia, respeitando a anatomia e a fisiologia da musculatura e articulações requisitadas em cada exercício.
6- Adaptações ao Treino de Musculação: Hipertrofia e Período Neural (teórico-prático)
O exercício contra resistência (musculação) tem como objetivo principal o aumento da força (Fmax), mas para isso acontecer e para mais tarde termos as adaptações metabólicas e estruturais que permitem ao musculo hipertrofiar, é preciso haver adaptações no nível do Sistema Nervoso Central. Neste módulo vamos estudar como otimizar o período neural para promover um maior ganho de força e também uma maior hipertrofia muscular.
7- Metodologia do Trabalho Científico – Educação Física Baseada em Evidências
O objetivo da disciplina é capacitar o aluno para buscar informações científicas baseadas em evidências da prática do Exercício Físico e Treinamento Desportivo de forma segura e confiável. Principalmente porque esse conhecimento que dará base para a conduta e planejamento do treino de todos os clientes, e, para isso, o aluno deve saber selecionar trabalhos científicos, ler, interpretar e reunir as informações de acordo com seus objetivos. O módulo é teórico-prático.
8- Urgência e Emergência no Exercício Físico e no Esporte (teórico-prático)
Esta disciplina é teórico-prática para que os alunos possam aprender como lidar com possíveis situações de urgência e emergência durante a prática de exercício físico, bem como a prática esportiva indoor e outdoor. O aluno irá vivenciar os conhecimentos básicos do suporte básico de vida com os materiais utilizados nos cursos oficiais para a certificação da AHA – American Heart Association como, por exemplo, manequim para massagem cardíaca, desfibrilador automático, etc.
9- Fisiologia e Adaptações do Sistema Respiratório
A disciplina contempla a anatomia e fisiologia do sistema respiratório com grande foco na interação coração-pulmão, na avaliação do VO2max e na prescrição e controle da atividade física a partir dos limiares aeróbios, que permitem delimitar o tempo, o volume e a intensidade do treino.
10- Fisiologia e Adaptações do Sistema Cardiovascular
O sistema cardiovascular em conjunto com o pulmonar é o principal mecanismo de controle da evolução do exercício. Essa interação e trabalho em conjunto permite a geração eficiente de energia e a eliminação dos substratos energéticos. Entender a frequência cardíaca e seus limiares, bem como o seu comportamento nos diferentes tipos de treinamentos é fundamental para a prescrição, controle e evolução dos treinos.
11- Metodologia do Treinamento na Musculação (teórico-prático)
São inúmeros os métodos de treinamento que são aplicados à musculação e, conhecê-los e saber manipular essas variáveis fará toda a diferença para alcançar os resultados durante o treino. Os diferentes métodos promovem diferentes adaptações, tanto a nível do SNC (Sistema Nervoso Central) quanto na musculatura e geração de energia e força. Sendo assim, é preciso vivenciar na prática diferentes tipos de treino como o de oclusão, pirâmides, drop set, etc.
12- Treinamento Funcional (teórico-prático)
Neste módulo o aluno vivenciará um fim de semana inteiro de prática aliado ao conhecimento de base científica que explica, justifica e otimiza o treinamento funcional em diferentes populações. O aluno aprenderá, por exemplo, a prescrever e controlar o treino com foco no “core”, controlar a carga e o volume do treinamento funcional, construir circuitos de treinos, etc.
13- Periodização do Treinamento Esportivo Aplicado ao Fitness
Planejamento é a chave do sucesso para obter bons resultados e respeitar a individualidade, bem como as necessidades focadas nos objetivos que os clientes possam apresentar. A disciplina trabalhará diferentes modelos de periodização, monitoramento de cargas e as adaptações relativas ao treinamento, que podem causar melhora ou perda da performance dependendo da qualidade do planejamento.
14- Treinamento em Suspensão (teórico-prático)
Esse tipo de treino ganhou grande notoriedade com a marca TRXâ que ficou mundialmente famosa e é muito utilizada nas aulas coletivas nas academias e estúdios de personal trainer. Este módulo é inteiramente teórico-prático e ensina desde a fixação das fitas e as montagens dos treinos até o controle e execução dos exercícios de forma individualizada e para aulas coletivas.
15- Ciclismo Indoor (teórico-prático)
Esta disciplina é inteiramente teórico-prática, partindo do conhecimento base até aos níveis mais avançados. Por isso, inclui a montagem dos treinos, escolha de músicas, ajustes e melhoras biomecânicas no aprendizado e da execução dos gestos dos clientes, bem como o controle da carga através de diferentes ferramentas quantitativas.
16- Periodização do Treinamento Aeróbio (Individual e grupos de corrida)
Para conseguir introduzir o treino de corrida para seus clientes ou até mesmo melhorar a performance daqueles que já praticam, é preciso planejamento e um controle constante das variáveis do treinamento. A disciplina passa por todos os níveis da prática de corrida, ou seja, de iniciantes ao alto nível.
17- Bases Nutricionais da Hipertrofia e do Emagrecimento
Sem uma alimentação adequada, dificilmente conseguiríamos promover hipertrofia e emagrecimento. Aparentemente seria um processo de fácil entendimento e aplicabilidade, porém existem outros fatores que precisam ser compreendidos, como, por exemplo, a indução da produção hormonal durante o exercício e quais alimentos melhoram essas respostas. A disciplina vai responder perguntas como: Alimentação ou suplementação? Quais tipos de alimentos e suplementos são efetivos nesses processos? Como e em que momento do dia devemos consumir certo tipo de alimento?
18- Bases Fisiológicas e Metodológicas do Emagrecimento
Até o ano de 2030 a população obesa no mundo será de mais de dois bilhões de indivíduos, e o exercício tem papel essencial na prevenção e no tratamento da obesidade e dos fatores de risco que estão relacionados. Entender como adaptar os treinos e auxiliar no tratamento global da obesidade será o foco central desta disciplina.
19- Body Weight Training (teórico-prático)
Esta metodologia de treino apresenta enorme praticidade por não depender de aparelhos e ao mesmo tempo promove grandes resultados para seus praticantes.
20- HIIT – High Intensity Interval Training (teórico-prático)
Disciplina teórico-prática com foco na estruturação e aplicação desta metodologia que vem ganhando adeptos a cada dia. O aluno irá determinar e quantificar as variáveis do treinamento como número de repetições e de séries, o tempo de estímulo e de intervalo entre as séries, volume e intensidade, etc., tudo isso com base no que está descrito na literatura.
21- Aulas Coletivas (teórico-prático)
As aulas coletivas estão cada vez mais requisitadas e com novas modalidades, mas são poucos os profissionais que trabalham na sala de musculação e realmente dominam alguma metodologia de aula coletiva. Esta disciplina vai trabalhar diferentes modalidades com foco em exercícios contra resistência e aeróbio.
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Além do modelo tradicional de TCC, teremos uma nova modalidade em que o aluno poderá fazer o acompanhamento de um cliente de treino personalizado durante 3 meses, e, durante esse período, será montado um dossiê sobre o cliente, organizado nos moldes já predefinidos. Esse trabalho de conclusão nada mais é que a organização, prescrição, controle dos parâmetros dos treinos e a documentação da evolução do cliente baseada no conhecimento que os alunos receberão durante todo o curso de pós.
Conclusão
Após a leitura, você pode perceber que nosso curso foi montado seguindo as necessidades e oportunidades do mercado de fitness com grande embasamento científico que dará suporte para o trabalho na prática.
Dos 21 módulos, 11 possuem aulas teórico-práticas, reforçando o nosso foco em buscar embasamento científico para dar suporte durante o dia a dia do profissional de educação física.
Espero que tenha gostado do que preparamos!
Compartilhe com seus amigos e não deixe de me escrever caso tiver dúvidas ou sugestões.
Grande abraço e nos vemos no IESPE para o curso de Fitness e Saúde.
Autor: