Política de Privacidade

Esta Política de Privacidade descreve os dados pessoais coletados, como são recebidos, o seu uso e armazenamento pela pessoa jurídica Liber Investimentos Educacionais Ltda (nome fantasia IESPE), com sede em Juiz de Fora, na Av. Barão do Rio Branco nº. 3.480, 3° andar, Passos, Juiz de Fora/MG, CEP: 36025-020, CNPJ nº.12.255.669/0001-03 e aqui tratada como “nós”, “instituição” ou “IESPE”.

O objetivo é apresentar com transparência as nossas medidas de segurança e o tratamento das informações fornecidas por professores, alunos, ex-alunos, futuros estudantes e interessados, para acesso e uso dos serviços da instituição.

Dados coletados e finalidades

Os dados são coletados e armazenados com o objetivo de melhorar os serviços, comunicações e a relação com os usuários (desde visitantes até ex-alunos), além de fornecer serviços e conteúdos de relevância para essas pessoas. 

Dados de identificação

Os dados abaixo identificam os alunos individualmente e são coletados para cumprimento da obrigação legal com o Ministério da Educação (MEC) nos cursos de extensão e pós-graduação. Também são necessários para a autenticação no acesso ao sistema institucional.

Dados de pagamento

Esclarecemos que dados de pagamento, inseridos no site no momento de inscrição em cursos e eventos, não são coletados pela instituição. Todas as informações de conta bancária e cartão de crédito são enviadas para o sistema do PagSeguro, único detentor desses dados.  

Dados de contato

Serão usados como meio de contato com o usuário, para que possamos recuperar a senha de acesso ao nosso sistema, enviar comunicações, informações sobre o curso em que o usuário se inscreveu e oportunidades para alunos e interessados. Dados de celular e e-mail, por exemplo, podem ser coletados para respondermos uma dúvida inserida no formulário do site e também para fornecermos nossa newsletter e/ou outro material de marketing para aqueles que demonstraram interesse e deram consentimento.

Esses dados também podem ser utilizados de forma anonimizada para compor relatórios estatísticos, como, por exemplo, identificar as cidades com maior concentração de alunos da instituição.

Seguem abaixo os dados coletados por padrão em nosso site (mediante preenchimento e consentimento do usuário):

Dados de perfil e interesse

São utilizados para analisar as preferências do usuário e fornecidos em formulários como “Lista de Interesse” e “Saiba tudo sobre os nossos cursos”, a fim de oferecer cursos ou serviços de seu interesse. Em landing pages de eventos, oportunidades de desconto e conteúdos exclusivos (como e-books) são coletados outros dados para alinhar a comunicação com o perfil do usuário e também atender melhor os seus interesses.

Abaixo seguem as informações de perfil que coletamos como padrão nesses formulários:

Parceiros

O compartilhamento de dados pessoais com alguns parceiros ocorre em processos específicos e sempre com o consentimento do usuário. Todo o compartilhamento de dados com parceiros é feito para melhorar a experiência de alunos e interessados, tanto acadêmica quanto de relacionamento com a nossa instituição. 

Seguem os parceiros recorrentes, os dados que recebem e as finalidades correspondentes:

Demais parceiros na realização de eventos e cursos podem receber do IESPE informações de usuários ou compartilhá-las com a nossa instituição para envio de comunicações, desde que tais usuários forneçam consentimento específico para essa atividade. 

Direitos e deveres do usuário

Acesso, alteração e exclusão

É direito do usuário (tanto do interessado que forneceu algum dado quanto de alunos inscritos e matriculados) o acesso, alteração ou exclusão de informações coletadas pela instituição. No caso da exclusão dos dados, o usuário deve fazer uma solicitação de revogação do consentimento, que será seguida imediatamente, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Alunos, ex-alunos, professores e interessados que desejam alterar ou excluir seus dados pessoais devem entrar em contato com a secretaria acadêmica, no e-mail secretaria@iespe.com.br.

Devemos esclarecer que dados pessoais de alunos que são necessários para mantermos as nossas obrigações legais para com o Ministério da Educação (MEC) não poderão ser excluídos. Se o aluno ainda tiver alguma pendência financeira com a instituição, os dados pertinentes também não poderão ser apagados do nosso sistema.

Usuários podem solicitar o descadastramento da nossa base de e-mails, clicando no link inserido no final de cada mensagem enviada. Em todas as landing pages e formulários do IESPE existe uma caixa de seleção no formulário de cadastro, onde o usuário pode permitir ou não o envio de comunicações.   

Caso o usuário preencha novamente algum formulário em nosso site (após a exclusão de dados ou não aceitação do envio de mensagens), as informações pessoais fornecidas serão armazenadas. Para que sejam excluídas, será necessário um novo contato para requisição de cancelamento.

Login

Os dados pessoais de identificação, como login e senha, são de uso pessoal e intransferível. É responsabilidade exclusiva do titular dos dados o armazenamento devido dessas informações. É necessário comunicar à Instituição, imediatamente, todo e qualquer caso de acesso por terceiro sem autorização. Nesse caso, o aluno deve entrar em contato com a secretaria acadêmica (secretaria@iespe.com.br) para que seja feita a troca de sua senha, visando garantir a segurança de suas informações pessoais.

Informações

O usuário tem o direito de solicitar que o IESPE esclareça como os seus dados pessoais são armazenados e tratados. Da mesma forma, também é responsabilidade da nossa instituição explicar detalhes desta Política de Privacidade, mediante solicitação.

Direitos autorais

Tudo que é publicado em nosso site é de propriedade exclusiva do IESPE e de seus colaboradores. Os textos e vídeos em nosso Blog são de autoria do IESPE e principalmente dos professores e alunos, que têm direitos sobre esses conteúdos. 

Com o objetivo de preservá-los, proibimos a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (texto, foto e vídeo) sem autorização prévia da instituição e créditos da fonte. Da mesma forma, somos criteriosos na análise dos textos produzidos e recebidos para publicação na página, verificando a autenticidade e a veracidade das informações, assim como a correta citação de fontes. 

Armazenamento

Todos os dados pessoais citados anteriormente (de identificação, contato, perfil e interesse) são armazenados em servidores e plataformas com segurança e acesso restrito. Informações recebidas são armazenadas nos locais abaixo:

A visualização e utilização de dados é restrita aos funcionários da instituição que precisam acessá-los para cumprir com as obrigações para com os alunos, professores e interessados. São algumas delas: o envio de materiais solicitados e/ou de marketing autorizado, o atendimento de dúvidas, o envio de informações e acesso a aulas, o registro acadêmico e a certificação acadêmica. Esclarecemos ainda que esses funcionários e colaboradores só têm acesso às informações necessárias para as suas atividades individuais, de acordo com o seu setor e função.  

Também são armazenadas informações provenientes do navegador de internet e plugins/aplicativos relacionados, como: endereço IP, localização geográfica, páginas acessadas, duração da visita, navegação no site, tipo de dispositivo, entre outras. 

É importante esclarecer que todos os dados coletados são armazenados de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), nº. 13.709/2018 e que estamos constantemente buscando formas de otimizar os processos para minimizar o risco de violações. Em nossos contatos com o usuário, respeitamos o consentimento concedido e agimos de acordo com a finalidade da coleta. 

 

Política de cookies

Cookies são pequenos arquivos enviados pelos sites acessados para o navegador utilizado no momento da primeira visita à página. As informações no arquivo permitem a sua individualização, rastreamento e a configuração automática dos seus dados. Assim, alguns campos de login são preenchidos automaticamente e sites conseguem saber os seus padrões de navegação (quantas vezes visitou determinada página, por exemplo). 

Em nosso site utilizamos cookies e, para rastreamento, mais especificamente o tipo web beacon (ou “pixel tag”). O objetivo é analisar o acesso às nossas páginas e os padrões de navegação para realizar melhorias na experiência do usuário. 

Algumas das principais informações que coletamos através dos cookies:

Atualização

Esta página será atualizada conforme surgirem novos métodos e diretrizes na coleta, no uso e no armazenamento de dados dos usuários. A data da última atualização poderá ser verificada no alto da tela à esquerda. Mudanças relevantes serão notificadas por e-mail e/ou whatsapp aos usuários pertinentes, com o objetivo de manter a transparência e o acesso às informações de segurança. 

Contato

Em caso de dúvida sobre esta política de privacidade ou sobre outro assunto relacionado à proteção de dados pessoais realizada pelo IESPE, entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@iespe.com.br.