Carga Horária
80 horas
Data
Cadastre-se na lista de espera
Horário
8h às 17h
Modalidade
Presencial
Investimento
Por que fazer esse curso?
Com este curso você vai ficar qualificado e seguro nas práticas de atenção ao recém-nascido de alto risco, desenvolvendo ações que primam pela qualidade de vida do neonato, traçando planos de cuidados humanizados nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, com um diferencial nos resultados do paciente e na carreira da Enfermagem.
O que você vai aprender?
O curso inclui a compreensão do papel dos profissionais, das principais características anatômicas e fisiológicas dos recém-nascidos e principais procedimentos (invasivos e não invasivos) necessários. Você aprenderá desde o primeiro contato com o paciente até a concepção da equipe, os riscos e cuidados para cada afecção, modelos de processos de trabalhos e ferramentas (mais detalhes na ementa).
Público-alvo
Conheça o curso
100% presencial
Teórico-prático
Professores atuantes
Local das aulas
Docentes
Karen Brigitte Fraenkel
Pós-graduada em Enfermagem Neonatal – UFF 2003; Pós-graduada em Enfermagem Saúde da Família – UERJ 2013 e Pós-graduada Enfermagem Pediátrica – AVM.
Ricardo Medeiros
Enfermeiro Graduado pela Universidade do Grande Rio/RJ; Especialista em Assistência Hospitalar ao Neonato pela Faculdade Lucas Machado em associação com a Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais/BH; Titulado em Terapia Intensiva Neonatal pela ABENTI; Professor dos cursos de pós-graduação e extensão do IESPE. Enfermeiro Assistencialista da Maternidade e Unidade de Neonatologia da SCM/JF desde 2013; Habilitado em práticas de inserção de cateter percutâneo e cateterismo umbilical; BLS – Basic Life Suport; Curso de reanimação neonatal para auxiliares de reanimação pela Sociedade Brasileira de Pediatria; Participante do I Simpósio Internacional de Qualificação da Assistência Perinatal SES/MG.
Ementa
Disciplina 1: Apresentar aos alunos o primeiro contato com o cliente crítico na terapia intensiva neonatal, abordando inicialmente seu histórico, aspectos legais, éticos apresentando as políticas de saúde voltadas a este perfil.
- Introdução à assistência em unidade de terapia intensiva neonatal: aspectos éticos e legais;
- Políticas de saúde voltadas a assistência hospitalar ao cliente neonato;
- Assistência hospitalar a criança e sua família: o conceito do binômio mãe-filho;
- Assistência na sala de parto.
Disciplina 2: Compreender a concepção da equipe de enfermagem no que se refere a assistência humanizada em uma unidade de terapia intensiva neonatal; Cuidados com relação aos riscos envolvidos na prematuridade;
- Reconhecer as possíveis complicações do estado hemodinâmico do recém-nascido.
- Humanização neonatal em terapia intensiva;
- Atenção ao recém-nascido de baixo, médio e alto risco;
- Monitorização hemodinâmica no ambiente da sala de parto e UTI neonatal.
Disciplina 3: Utilizar modelos de processos de trabalhos que sistematizam e direcionam os cuidados a clientela acima, objetivando de forma constante a avaliação de seus processos e resultados, baseadas em uma metodologia que oportunize melhores resultados.
- Características fisiológicas, anamnese e exame físico do recém-nascido;
- Sistematização da assistência de enfermagem ao recém-nascido.
Disciplina 4: Identificar os principais cuidados com a pele do recém-nascido; Identificar o conceito de dor a aplicação dos métodos de avaliação e meios de intervenção; Reconhecer as possíveis causas de infecções, suas complicações e medidas de cuidados envolvidos.
- Cuidados com a pele do recém-nascido,
- Controle e avaliação da dor;
- Infecções relacionadas à assistência neonatal: choque séptico e sepse neonatal precoce e tardia.
Disciplina 5: Identificar e compreender os cuidados de enfermagem nas principais afecções relacionadas ao neonato.
- Principais afecções acometidas no período neonatal:
- Icterícia;
- Infecção no recém-nascido;
- Hemorragia intraperiventicular;
- Enterocolite necrosante;
- Taquipneia transitória do recém-nascido;
- Pneumonia neonatal;
- Síndrome do desconforto respiratório;
- Hipertensão Pulmonar;
- Cardiopatia congênita;
- Displasia broncopulmonar.
Disciplina 6: Reconhecer os cuidados inerentes à oferta de oxigenioterapia e seus métodos, cuidados envolvendo o uso de surfactante, meios de termorregulação e fototerapia, as principais vias de acesso e possíveis complicações em recém-nascido na unidade de terapia intensiva neonatal.
- Termorregulação;
- Oxigenioterapia e métodos ventilatórios;
- Uso de surfactante;
- Terapia intravenosa;
- Principais vias de acesso venoso;
- Fototerapia.
Disciplina 7: Abordar os conceitos, avaliação, conduta, prevenção e conhecimentos das manobras de reanimação em neonatologia; Reconhecer a importância do transporte seguro do RN no ambiente intra-hospitalar, fornecendo meios que garantam sua integridade física, reduzindo os riscos de agravos à sua saúde e mantendo seu estado clínico estável.
- Urgência e emergência neonatal;
- Cuidados de enfermagem na reanimação e transporte neonatal.
Disciplina 8: Reconhecer as principais ferramentas para promover a reabilitação do recém-nascido, desenvolvendo métodos de cuidados que proporcionem uma melhor recuperação.
- Protocolo de mínimo toque;
- Protocolo do projeto mãe canguru;
- Banho do recém-nascido prematuro;
- Exposição prática de cuidados.
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