Participe do evento que vai formar e inovar conhecimentos na área da Educação
Formar profissionais para a inovação, mediante desafios, incertezas, mundialização da cultura, sociedade em rede, tecnologias e fragmentação dos saberes, requer uma equipe de professores especializados, com fundamentação teórica e prática para planejarem um ensino de excelência.
Portanto, conhecimento e inovação são palavras de ordem, necessárias para a superação dos inúmeros problemas enfrentados pelos complexos sistemas educacionais.
A proposta educacional “Neurociências e Aprendizagem”, ofertada pelo I Encontro da Pós-Graduação em Educação e Saúde proporcionará a você um espaço de reflexão que irá auxiliar a sua busca pelo desenvolvimento das habilidades criativas e inovadoras, para que possa enfrentar um novo mercado de trabalho.
Para participar, basta clicar no botão abaixo e trazer 1 litro de leite para o IESPE (será doado a uma instituição de caridade).
Garanta já a sua inscrição!
Data: 17 de junho (sábado)
Horário: 9h às 12h
Local: IESPE – Av. Rio Branco, 3.480 – 3° andar – Alto dos Passos
Telefone: (32) 3216-1224
Público-alvo: Profissionais e estudantes (último período) das
áreas da Educação, Fonoaudiologia, Psicologia e áreas afins.
Certificado: Digital
Inscrição: registro de participação através do botão acima e 1l de leite (será doado a uma instituição de caridade)
PROGRAMAÇÃO:
9h00 – Abertura: Coord. Heloisa Delage, Superv. Flavia Cipriani e Renato Oliveira (IESPE)
9h20 – Palestra: Neurociências e Aprendizagem – Profº Sérgio Luiz de Carvalho
10h30 – Intervalo
10h50 – Workshop : Psicopedagogia e suas práticas – Profª Cristina Coronha
11h40 – Encerramento:Coord. Heloisa Delage, Superv. Flavia Cipriani e Renato Oliveira (IESPE)
Conheça os palestrantes:
Profº. Sérgio de Carvalho Júnior
Pós-graduado em Neuropsicopedagogia – UCAM. Licenciatura plena em Educação Física – UFJF. Professor de Pós-graduação em Psicopedagogia e Gestão Pedagógica. Diretor da Clínica MomentuM – Desenvolvimento Integral e psicomotricidade.
Sinopse da palestra – Neurociências e Aprendizagem:
As descobertas das neurociências estão esclarecendo alguns dos mecanismos cerebrais responsáveis por funções mentais importantes na aprendizagem. No entanto, a aplicação desse conhecimento no contexto educacional tem limitações. As neurociências não propõem uma nova pedagogia, mas fundamentam a prática pedagógica que já se realiza, demonstrando que estratégias pedagógicas, que respeitam a forma como o cérebro funciona, tendem a ser mais eficientes. Conhecer a aprendizagem numa perspectiva neurobiológica pode auxiliar educadores, professores e pais, a compreender alguns aspectos das dificuldades para aprendizagem e inspirar práticas educacionais, mas não possibilita a prescrição de receitas para a solução dos problemas da educação. Cabe, assim, uma reflexão sobre as possibilidades e desafios do diálogo entre a neurociência e a educação.
Profª Cristina Coronha
Consultora Educacional para o Desenvolvimento de Valores e Talentos. Neuropsicopedagoga/Psicopedagoga (UFRJ), Gestora Social (UFJF), Pedagoga/Orientadora Vocacional (UFF), Especialista em Educação Infantil. Autora de livros e artigos para jornais e revistas. Professora de Pós-graduação em Psicopedagogia e Gestão Pedagógica. Mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), pelo International Center for the Enhancement of Learning Potential (Israel).
Sinopse do workshop – Psicopedagogia e suas práticas
A Psicopedagogia traz um corpo estruturado e fundamentado em teorias, práticas, instrumentos, testes, atividades, jogos próprios, capaz de chegar à etiologia da dificuldade de aprendizagem e maximização do potencial do indivíduo. Tem como objetivo a sensibilização acerca do universo mágico da Psicopedagogia.
Apoio: