IESPe separou dicas para tornar seu inverno mais agradável.
Com a chegada da estação mais fria do ano, percebemos não só o registro de baixas temperaturas mas também o aparecimento de complicações respiratórias, como gripe, rinite, sinusite, entre outras doenças comuns nessa estação. A vontade é de permanecer em casa, debaixo das cobertas, mas os compromissos do dia-a-dia nos fazem encarar a rotina, comprometendo, muitas vezes, nossa saúde por puro despreparo. O IESPe separou dicas úteis para quebrar o gelo durante esse período do ano e te convida: vamos nos proteger do frio?
Parece repetitivo, mas se agasalhar ainda continua sendo a recomendação mais importante contra o frio. É comum, e aconselhável, vestir várias camadas de roupa para se manter aquecido, a preferência deve ser por tecidos sintéticos ou lã mas é necessário lembrar das extremidades como cabeça, mãos e pés; eles não podem ser esquecidos, por isso a sugestão é de abusar dos gorros, toucas, cachecóis, luvas e meias no inverno. O corpo quentinho vai reduzir a sensação de desconforto e reduzir os riscos de hipotermia, que é a diminuição da temperatura corporal, mantendo, portanto, o organismo funcionando da melhor forma.
Falando em meias, o recado dos médicos é de atenção redobrada com os pés. Eles são a base de sustentação para o corpo e também um canal de absorção de frio. Além disso, com os sapatos fechados, a proliferação de fungos e bactérias é recorrente quando não se tem um cuidado específico com essa área, resultando em frieiras, micoses e pé-de-atleta, por exemplo. Para evitar situações desagradáveis como estas, é interessante secar bem os pés após o banho, não esquecendo de passar a toalha entre os dedos. As meias? Sempre de algodão; além de aquecer, vai ajudar na absorção de suor ou água na região. Molhou os pés? Não tem outro jeito, troque sapatos e meias o mais rapidamente possível.
As guloseimas do inverno também são outra tentação à parte. Os especialistas explicam que nós sentimos mais fome no inverno por uma razão biológica: nosso corpo precisa de mais energia para se manter aquecido, por isso a vontade de comer é maior no frio que em outras estações do ano. Mas atenção ao abusar do açúcar e das gorduras saturadas, são prejudiciais para o coração. Alimentos quentes como chás, cafés, sopas são boas alternativas. Aliás, caldos e sopas podem ser fonte de legumes e vegetais, caso não se esteja muito satisfeito com as saladas no inverno. Se hidratar é essencial, por isso, beber água continua sendo uma grande dica.
É imprescindível praticar exercícios físicos em qualquer época do ano, mas principalmente no inverno. São vários benefícios: No frio, nosso corpo queima até 30% a mais de gordura, mantém o sistema cardiovascular em atividade e as funções do nosso organismo em dia. Não se esqueça de consultar um médico antes de começar a fazer qualquer atividade física e, além disso, ter o acompanhamento de um profissional especializado é o desejável. Dormir bem é uma recomendação de ouro.
Para finalizar, a dica mais importe é se manter perto de quem lhe faz bem, afinal, o calor humano é o mais efetivo.