Transplante de medula óssea é o único método para curar a doença
O SUS – Sistema Único de Saúde vai passar a oferecer o transplante de medula óssea para pacientes com anemia falciforme. A boa notícia foi publicada nesta quarta-feira, 1º de Julho, no Diário Oficial da União.
A anemia falciforme é uma doença genética caracterizada pela má formação dos glóbulos vermelhos (hemácias) e atinge principalmente a população negra. Essa disfunção faz com que o sangue perca parte da capacidade de transportar oxigênio para o organismo e a consequência disso são dores fortes e até lesões em alguns órgãos.
Estima-se que no Brasil, por ano, 3.500 pessoas nasçam com a anemia falciforme e, atualmente, o tratamento é feito através de transfusão de sangue periódicas. Até então, o único tratamento definitivo é o transplante de medula óssea.
O procedimento é indicado para casos mais graves da doença mas as estatísticas mundiais comprovam que 80% deles são bem sucedidos. De acordo com reportagem do jornal Folha de São Paulo, a estimativa é que o SUS faça em torno de 50 transplantes por ano.
Vitória para a medicina brasileira e para os pacientes que tratam a anemia falciforme.
[Por: Victor Alexsander]