Entenda como o profissional de educação física pode garantir os benefícios para o aluno sem alternar os exercícios físicos prescritos
Uma das grandes dúvidas quanto a realização de exercícios físicos (independentemente da idade, sexo, composição corporal ou nível de experiência numa dada modalidade esportiva) é a necessidade de realizar diferentes tipos de exercício para que o corpo se desenvolva melhor ou mais rapidamente, atingindo os objetivos pretendidos.
Diante disso, é muito comum, principalmente na prática de musculação, queixas relacionadas ao número de exercícios físicos resistidos realizados nas sessões de treino. São frequentes os relatos de que sempre são feitas as mesmas atividades, ou seja, é comum que os mesmos aparelhos ou exercícios livres sejam prescritos e, portanto, façam parte do repertório da planilha/ficha de treino.
Uma das preocupações é a de que realizando sempre os mesmos exercícios físicos você não levará ao desenvolvimento de massa muscular, pois o músculo já está acostumado com o estímulo que aquele exercício é capaz de gerar. Ou então, que a prática dos mesmos exercícios não deixa a musculatura doendo ou fadigada e isso é um indicador de que aquele exercício precisa ser mudado, pois você não está sentido mais a musculatura ser exigida em níveis ótimos para que ela responda ao estímulo contrátil e, consequentemente, leve ao aumento da massa muscular.
Devemos alternar os exercícios físicos?
Primeiramente, é importante destacar que a troca constante dos exercícios durante os mesociclos mensais de treinamento realizado na musculação pode ser uma ferramenta para alternar ou ofertar novos estímulos, especialmente quando o praticante é iniciante.
Outro aspecto extremamente importante ao se prescrever exercícios físicos diferentes ao longo da periodização mensal é o nível de motivação para a prática. Em contrapartida, desde que diferentes métodos de treino sejam adequadamente desenvolvidos e que o aluno não apresente nenhum tipo específico de limitação músculoarticular, ele pode realizar os mesmos exercícios para o resto de sua vida, o que mudaria é a forma com que os executa.
Existe toda uma ciência que estuda e aplica diversas formas de realização dos movimentos de um mesmo exercício. Você pode prescrever os mesmos exercícios para cada grupamento muscular, seja ele multiarticular ou monoarticular, apenas mudando a forma de realizá-los. E ,mais importante, isso é uma das principais maneiras de potencializar os estímulos musculares e maximizar os resultados pretendidos, tais quais: aumento da massa muscular e redução do percentual de gordura.
A importância da forma dos exercícios físicos
Para que o aluno possa atingir os objetivos de hipertrofia e emagrecimento, é necessário se atentar em diversas variáveis, como: número de repetições, peso suportado, tempo de contração muscular, velocidade e amplitude do movimento, tempo de intervalo entre as séries e/ou entre os exercícios físicos, divisão e ordem dos exercícios, frequência semanal de treino, entre muitos outros fatores.
Portanto, caso a pessoa treine em um local com pouca diversidade de aparelhos e instrumentos de musculação, ou até mesmo em casa, não deixe ela desanimar, pois o mais importante é desenvolver o estímulo muscular através das formas de realizar o exercício, mesmo ele sendo o único disponível.
Entenda que ao treinar nosso corpo necessita ser estimulado de forma constante e adequada e isso pode ser feito através da maneira em que é realizado o exercício e do nível de estresse fisiológico desencadeado por ele através da manipulação dessas variáveis associadas aos métodos de treinamento.
Entretanto, para que o aluno seja contemplado com isso, é necessário que tenha por perto um educador físico com vasto repertório e conhecimento sobre os diferentes métodos de treinamento resistido. E a experiência e especialização em Educação Física têm papel importante no desenvolvimento dessa capacidade. Assim, o profissional poderá proporcionar diversas formas de treino, mesmo que com número reduzido de aparelhos ou poucas opções de exercício.
Referências:
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