Após o sucesso do curso no IESPE em 2016, pós de Psiquiatria da Faculdade Redentor é confirmada também para este ano. Conheça a especialização
O curso de Psiquiatria continua a trajetória de sucesso em Juiz de Fora e está confirmado para o primeiro semestre deste ano. A aula inaugural foi realizada no dia 25 de março e médicos interessados ainda podem fazer a matrícula no site do IESPE.
Com presença pioneira em Juiz de Fora no ano anterior, o curso da Faculdade Redentor no IESPE consolida a sua excelência através de um corpo docente renomado e de conhecimentos teóricos e práticos para uma formação de qualidade em uma população cada vez mais carente de bons profissionais na saúde mental.
A pós é uma importante oportunidade para profissionais da região e faz parte de uma iniciativa do IESPE de investir cada vez mais na capacitação de médicos (que também resultou em novos cursos de extensão em Medicina).
O ensino atende à demanda de aproximadamente 30% da população mundial, que foi diagnosticada com doenças que afetam o comportamento, como a depressão e os transtornos de ansiedade. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, doenças do comportamento (transtornos mentais) são a segunda causa dos atendimentos de urgência. Além disso, a maior quantidade de atendimentos ambulatoriais é de consultas psiquiátricas, se tornando a maior causa de afastamento do trabalho.
Conhecimento e prática de excelência em Medicina
Para garantir um aprendizado completo da área, a pós-graduação de Psiquiatria é dividida em módulos que abordam desde a base teórica até a aplicação dos conhecimentos adquiridos. A ementa, que inclui temas como Psicofarmacologia, Psicoterapia, Psiquiatria Clínica e Psicopatologia, tem como atividades finais os estágios em enfermaria e ambulatório.
Para um dos coordenadores do curso, o psiquiatra Dr. Bruno Cruz, o maior diferencial dessa pós-graduação, além de um excelente corpo docente, é o número dispensado para aulas práticas, treinamento do exame psíquico e súmula psicopatológica, fundamentais para a formação de um bom psiquiatra. Nesses módulos, que compõem a maior parte do curso, os alunos atendem pacientes voluntários de diversas cidades da região. A assistência é prestada na ACISPES e tem supervisão do coordenador em conjunto com um professor da pós. Assim, é garantida a integridade do paciente e a melhor orientação possível para os futuros especialistas.
Para Dr. Bruno Cruz, a melhor forma de proporcionar um atendimento de qualidade para a saúde mental é fornecer um conhecimento que esteja aliado à experiência. ”Exercitar muito esse exame, praticar muito ele na sua avaliação médica e durante a consulta na sua prática clínica faz muita diferença na formação. Nós ficamos muito mais tranquilos na hora de abordar um paciente e muito mais convictos da conduta que estamos tomando”.
Além de considerar diferentes perfis de pacientes (com módulos que focam na assistência a crianças, adolescentes, adultos e idosos), o curso divide as atividades de atendimento em dois diferentes espaços de atuação e suas abordagens. “Há peculiaridades que diferem o atendimento ambulatorial do hospitalar e focar nessas diferenças significa fornecer uma formação mais completa” afirma o coordenador. Com base no descrito acima, o aluno estará capacitado, ao final do curso, a atender em todos os níveis de serviços a essa crescente demanda da saúde mental.
A partir de todo esse trabalho, o aluno se capacita para prestar assistências ambulatoriais, hospitalares e em demais instituições que atendem ao paciente com transtornos psiquiátricos, como as da rede de saúde mental do país, por exemplo.
Alunos aprovam a pós-graduação
O maior sinal do sucesso da pós-graduação em Juiz de Fora tem sido a aprovação dos alunos. A turma é composta por profissionais de diferentes perfis e níveis de formação, mas que se unem em um mesmo objetivo: buscar a excelência no atendimento psiquiátrico.
Para os que já estão inseridos no mercado de trabalho, uma das grandes vantagens da pós-graduação é poder se especializar sem precisar interromper a rotina de trabalho.
Esse é o caso de Dra. Clarice Martins, aluna formada há nove anos e que aprovou a metodologia do curso. Especializada em anestesia, a médica acumula experiência no atendimento clínico.
Para ela, um dos destaques do ensino é a relação com professores e colegas. “A nossa turma se deu muito bem e temos uma parceria boa. E os professores, além de muito bons, são muito acessíveis e dispostos a nos ajudar a adquirir conhecimento”.
No caso de Dr. Sérgio José Alves, a escolha da Psiquiatria como área de atuação foi feita bem cedo, já no segundo período da faculdade. As aulas de psicologia médica motivaram o universitário a perseguir a carreira, e tornaram a decisão de fazer uma pós algo natural e necessário. Formado há pouco tempo, o médico trabalha somente com atendimento em Psiquiatria e enfatizou a importância de o profissional focar na área que mais lhe interessa.
Dr. Sérgio deu destaque para as aulas da pós, elogiando especialmente a ministrada pelo professor David Sender sobre Esquizofrenia e antipsicóticos. Para o aluno, o motivo da qualidade do ensino está não só no conteúdo do curso, mas principalmente na dedicação dos professores e coordenadores. “Tinham um interesse muito grande em passar para nós o que eles faziam e são pessoas que têm bastante conhecimento na área”.
Além das aulas teóricas, o médico também reconheceu a importância da aplicação dos conhecimentos, que é muito valorizada no curso. “Tem sido muito bom, pois as aulas práticas são em um lugar adequado com bastante diversidade de pacientes e um professor que está a todo instante tirando dúvidas”.
Quem também tinha interesse em Psiquiatria desde o início da faculdade é Dr. Rogério Ramos. O médico destacou a responsabilidade envolvida na área e as qualidades que esse profissional deve possuir para realizar um bom atendimento. “Saber ouvir é a primeira qualidade. Também é importante saber lidar com conflitos de diversos tipos e com o preconceito da área”.
E a boa experiência no curso já está trazendo resultados diários na sua atuação, principalmente através das aulas práticas. “Está sendo bem proveitoso, produtivo e está me acrescentando muito. Trabalho na área então já estou aplicando os conhecimentos”.
Dr. Guilherme Silva de Andrade é outro aluno que elogiou o curso. Nascido em Itaperuna, ele viu na pós uma importante oportunidade de capacitação que não seria possível em sua cidade natal. Ele deu um depoimento em vídeo contando a sua experiência com o curso. Confira:
Para mais informações sobre o curso ou para realizar a sua matrícula, acesse a página da pós-graduação em Psiquiatria no IESPE. O setor comercial da instituição está à disposição para responder quaisquer dúvidas nos números (32)3216-1224 ou (32) 9 9929-8935 (telefone e whatsapp).