Pós, extensão, MBA, Especialização, Mestrado e Doutorado. Você sabe a diferença?

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter

O IESPe pesquisou e mostra agora as características de cada modalidade.

 

 

A cada Natal e Réveillon, é comum as pessoas fazerem planos para o Ano Novo que se inicia. Uma das promessas mais comuns é começar ou continuar os estudos. Mas, nem todo mundo sabe que os cursos ou modalidades de pós-graduação são diferentes e adequados a determinados perfis. Tão frequente quanto os juramentos de final de ano, são as dúvidas. Por exemplo: Pós, extensão, MBA, Especialização, Mestrado e Doutorado. Você sabe a diferença? Na hora de escolher a formação que vai mais se encaixar aos seus objetivos é necessário saber as peculiaridades para escolher o mais acertado.

 

 

Antes de qualquer coisa, é importante analisar quais oportunidades podem ser feitas junto com a graduação e quais as que têm a faculdade como pré-requisito. Os cursos de extensão e imersão, por exemplo, podem (e devem) ser cursados enquanto o aluno está na faculdade, ou até antes. Estes cursos são chamados de atividades de educação continuada e, caso não haja tempo hábil para concluí-los durante a faculdade, a recomendação do Supervisor de Ensino do IESPe – Instituto Educacional São Pedro / Faculdade Redentor, Raphael Soares, é que, mesmo após formado, o aluno faça cursos de extensão, como por exemplo o BLS – Basic Life Support.  “A graduação te ensina muita coisa, mas são estes cursos que vão abrir novos horizontes, preencher possíveis lacunas deixadas pela faculdade, além de representarem um diferencial para a inclusão no mercado de trabalho”, pontua Raphael. Mas, nem todo curso que seu colega de classe ou profissão faz, será o mais adequado a seu perfil ou seus objetivos, principalmente quando se trata de pós-graduação.

 

 

Importante deixar claro que, após a faculdade, basicamente, existem dois grandes grupos de cursos: De um lado, estão os stricto sensu, que são os mestrados acadêmicos, mestrados profissionais, doutorados e pós-doutorados; já no outro lado, estão os cursos lato sensu, que comportam especializações e MBAs. Confira abaixo um breve resumo de cada uma das modalidades.

 

Pós-graduação/Especialização:

Por regulamentação do Ministério da Educação, a formação de nível superior é um requisito para cursar estas modalidades. Todos os cursos feitos após a faculdade, na verdade, são chamados de “pós-graduação” mas, no Brasil, se popularizou o termo “pós” para a se referir à “Especialização”, ou seja, o que chamamos de “pós” é, na verdade, a “especialização”.
Esta formação é ideal para os profissionais que estão buscando estar mais atualizados e aperfeiçoados técnica e cientificamente em sua área específica da profissão, por exemplo, o curso de UTI Adulto e Neonatal da Faculdade Redentor no IESPe é um aprofundamento, ou uma especialização da área de Enfermagem. Você pode conferir mais 10 opções para cursar em JF clicando aqui.
A Especialização feita para quem não tem o perfil para atividades de pesquisa e considera importante estudar, mas não a ponto de ser uma prioridade diária. Apesar de não ser um pré-requisito, é recomendável que o aluno tenha um conhecimento breve de inglês ao optar pela modalidade. Ao final destes programas, o profissional recebe um certificado de especialista.

 

MBA:

O termo MBA (Master Business Administration, ou Mestre em Administração de Negócios, em tradução livre) nada mais é um especialista nas áreas gerencial ou administrativa. É comum ter empreendedores e profissionais que atuam no mundo coorporativo entre seus alunos.

 

 

Esta é uma alternativa para quem gosta de estudar e pretende encaixar os estudos nos intervalos do trabalho, por isso, procura assuntos de interesse direto com a profissão. É feito nos moldes de alunos que tenham conhecimento prévio em inglês, mas caso essa não seja sua realidade, fique tranquilo, isto não é um pré-requisito. É bastante comum estudantes de MBA buscarem ocupar um cargo de comando nas empresas.
O Master Business Administration é voltado para quem já está no mercado de trabalho. Assim pode utilizar da própria vivência nos cases ao longo do curso.

 

Mestrado Profissional:

Apesar do diploma atestar que o aluno pode seguir carreira acadêmica, o foco é no mercado de trabalho. A modalidade de mestrado profissional dá o diploma de mestre ao aluno e, mesmo que não seja para o universo da produção científica, exige estudo, no mínimo, parcial do dia-a-dia.
O candidato deve gostar do ambiente de pesquisa, dominar bem o inglês e, preferencialmente, conhecer outra língua, mesmo que de forma básica. Para quem quer ficar entre o mercado de trabalho e não descarta a possibilidade de lecionar, se configura em uma alternativa adequada pois o aluno terá um aprofundamento em conhecimentos científicos e tecnológicos, porém, voltados para a sua área de atuação.

 

Mestrado Acadêmico:

Voltado para a formação de pesquisadores e professores da educação superior, por isso, é feito para quem gosta de pesquisar e tem curiosidade em cima de uma variedade de temas. O conhecimento é amplo nesta modalidade, que exige do aluno uma carga de estudos mais intensa, ocupando total ou parcialmente o dia do estudante com esta tarefa. É necessário dominar o inglês e ter conhecimento significativo de outro idioma, pode ser espanhol, francês, alemão, entre muitos outros.
A modalidade de mestrado acadêmico é a alternativa para quem tem a intenção de realizar pesquisas e dar aulas nas faculdades e universidades. Ao final, o aluno obtém diploma de mestre.

 

 

Doutorado:

O doutorado forma pesquisadores e professores universitários, assim como o Mestrado Acadêmico, porém, a principal peculiaridade desta área de pós-graduação é abordar os temas estudados de forma mais profunda e complexa. Resultando em uma tese e o título de doutor ao final do curso.

 

 

Agora que a resposta da pergunta Pós, Extensão, MBA, Especialização, Mestrado e Doutorado, invista em sua formação neste ano que se inicia: tenha acesso a várias opções em Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Gestão e Empreendedorismo que poderão colaborar com seu futuro. Acesse www.iespe.com.br e confira, a sua carreira merece e agradece.

 

 

 

Foto de IESPE

IESPE

1 comentário em “Pós, extensão, MBA, Especialização, Mestrado e Doutorado. Você sabe a diferença?”

Os comentários estão encerrado.

Posts relacionados