Entenda como as melhores empresas fazem seu planejamento de metas e potencialize os resultados.
Em todo ciclo que se inicia, seja nas comemorações de ano novo, o período letivo da faculdade, quem sabe a volta das férias para o trabalho, é inevitável pensar em nossos objetivos pessoais e profissionais. Entre juramentos de melhora, foco e determinação para o período, acabamos esquecendo de algo fundamental para alcançar os resultados: o planejamento de metas. Por este descuido, ficamos fadados às “resoluções de ano novo”, que, na maioria das vezes, ficam pelo caminho.
E, no meio desse cumpre-não-cumpre, o tempo passa e lá estamos nós, outra vez, no mesmo lugar, sem nosso objetivo alcançado e com uma sensação de frustração, talvez impotência. É assim na esfera pessoal e não é diferente no ambiente de gestão e empreendedorismo. Frequentemente observamos as pessoas ao nosso redor reclamando ou, às vezes, nós é quem, nos valendo da maneira mais fácil, nos queixamos de alguma situação, porém, na verdade, o que temos feito efetivamente para alcançar nossas metas? Promessas? Não é por aí.
Importante deixar claro que, longe de abolirmos as “promessas” de nossas vidas, interessante lembrar que elas são o ponto inicial para o processo, afinal, a promessa costuma funcionar como inspiração quando as coisas ainda estão em fase embrionária. Mas, a vontade e as palavras não são suficientes para uma boa gestão no mundo dos negócios. Se a gente não sabe para onde quer ir, de duas, uma: não saberemos como chegar lá, ou pior, estaremos satisfeitos com qualquer lugar que a vida nos apresente, isso é inadmissível; afinal de contas, você, sua mão de obra, sua equipe e empresa desempenham os seus trabalhos por um motivo: oferecer um produto ou serviço de qualidade que vai beneficiar alguém e atender às expectativas dessa pessoa. Não é justo dar esse duro danado todos os dias, para, no final da história, chegar a “qualquer lugar”.
O que se costuma notar são empresários, gestores e líderes perdidos no mundo dos negócios, sem objetivos claros ou definidos de acordo com as possibilidades da empresa, às vezes subestimando e outras superestimando o desempenho. A consequência disto são equipes desmotivadas, prejuízo financeiro e muita dor de cabeça. Empreender não é fácil mas se minimizarmos as pequenas falhas, certamente o resultado acaba sendo alcançado com mais agilidade.
Um planejamento de metas falho ou inexistente pode comprometer, e muito, o seu rendimento, de sua equipe, de sua empresa e até do seu produto. Por isso é preciso arregaçar as mangas e estabelecer onde você quer chegar, de que forma pretende chegar lá, contar com a ajuda dos colaboradores e medir, validar, acompanhar de perto todas as etapas do processo, estimulando as pessoas a darem seu melhor em prol dos objetivos comuns da instituição.
Quer aprender uma maneira de fazer isso? O IESPE, em parceria com a Voitto e a Nomus traz todas as dicas para o seu planejamento de metas começar agora mesmo.
Clique no banner para baixar o e-book completo: