Por que fazer a periodização do treinamento físico para aulas coletivas?

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Entenda a importância da periodização do treinamento físico e seus benefícios para os alunos de aulas coletivas e profissionais de educação física

 

Para realmente garantir os efeitos no cliente e o sucesso da academia, é preciso fazer a periodização do treinamento físico. Mais do que uma vantagem extra, essa é uma necessidade na Educação Física, principalmente diante da complexidade das atividades físicas em grupo.

 

Já abordei aqui no Blog do IESPE os benefícios das aulas coletivas, mais especificamente o spinning ou ciclismo indoor. E sabemos que esse tipo de aula está em sexto lugar nas 20 principais tendências do mercado mundial de fitness em 2017, de acordo com a American College of Sports Medicine. Por isso, é cada vez mais importante saber realizar esse planejamento no caso de atividades em grupo.

 

Dentro de todo o parâmetro atual do fitness, a organização de uma empresa e de seus setores vem sendo cada vez mais exigida pelos seus diretores, coordenadores, gerentes e, principalmente, clientes.

 

Dentro de vários métodos organizacionais temos no meio técnico uma forma de planejamento do treino, que, até pouco tempo, ainda não era levada em consideração por uma grande quantidade de empresas de fitness e personal trainers: a periodização do treinamento físico. Ao invés desse sistema, os professores normalmente tomavam o direcionamento que quisessem com seus alunos durante a aula.

 

Mas, qual seria a importância de se organizar tal planejamento? Inicialmente, podemos levar em consideração o próprio conceito do termo, que está ligado diretamente a uma organização de tempo ou temporada embasada em conceitos científicos do treinamento, através de meios e métodos para atingirmos um objetivo final (GOMES, 1992). Nesse sentido, a periodização nos leva a algum lugar, a uma meta, ou, no caso das academias de ginástica, a um direcionamento.

 

 

Benefícios da periodização do treinamento físico

 

Apesar de demandar um trabalho inicial maior, compreender que todos saem ganhando com esse tipo de organização é fundamental para que ela funcione de forma correta. Principalmente porque  gera satisfação e facilidades com o passar do tempo, além de resultados positivos para todos. Quando temos um sistema desses “rodando”  efetivamente, os professores conseguem direcionar melhor as montagens de suas aulas e os clientes sabem o que podem esperar de cada treino (aula), os fidelizando cada vez mais. Nesse sentido, promovemos também a retenção dos clientes, que é a meta de qualquer empresa de fitness!

 

Compreender a importância da periodização vai muito além dos fatores ligados ao treinamento desportivo, vistos ainda de forma básica na graduação. Mas envolve todo o trabalho de marketing bem elaborado e visualizado por toda a equipe da empresa (ou seja, direção, gerência, recepção, coordenação, professores e staff…).

 

 

Periodização do treino nas aulas coletivas

 

Adentrando ainda mais nos conceitos discutidos aqui, ou seja, as aulas coletivas, percebe-se que sua estrutura é muito mais complexa que a montagem de um treinamento personalizado. Não que essa modalidade seja simples, mas as variáveis envolvidas são, digamos assim, menores se comparadas com a primeira.

 

Mas por quê? Simples: devemos levar em consideração na montagem os clientes que frequentarão todos os dias, aqueles que irão em dias alternados e os que irão aleatoriamente. Desse modo, já existe uma grande complexidade em sua elaboração. Além disso, os treinos devem ser orientados ou distribuídos conscientemente por quem os elabora nos microciclos (semanas, normalmente), mesociclos (meses ou bimestres) e assim por diante. Eles devem ser atrativos, mas registrados buscando um equilíbrio de volume e intensidade, ambos bem distribuídos. E só ai já temos uma complexidade gigantesca e várias teorias a serem aplicadas com seus fundamentos científicos.

 

Fique atento ao próximo post em que vou abordar com mais detalhes a divisão de aulas coletivas na periodização do treinamento físico e o que deve ser feito para evitar erros e prejuízos para o cliente.

 

 

Picture of Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues

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