Saiba aplicar a periodização do treinamento para a organização dos exercícios e garanta benefícios para os alunos/clientes
Já sabemos da importância da periodização do treinamento físico, principalmente no contexto das aulas coletivas. Mas como deve ser o planejamento e de que maneira podemos evitar erros nesse processo?
Ainda pensando na complexidade de elaboração no caso das aulas coletivas, temos um grupo heterogênio que frequenta as aulas, além das variações de presença (como já dito no post anterior). Idosos, jovens, obesos, hipertensos, diabéticos, entre outros, formam inúmeros Grupos Especiais que um professor deve estar preparado para recepcionar em suas aulas.
O profissional ou a própria empresa pode promover aulas, horários ou turmas especiais para cada público e também se especializar em algum deles. Mas vamos nos ater a uma empresa que recepciona qualquer tipo de público em seu espaço, como é o caso da grande maioria do mercado. Você pode descobrir mais sobre como é o mercado de fitness nos dias atuais aqui no Blog do IESPE.
Dentro de uma empresa de fitness, podemos ter uma organização de treinamento em praticamente todas as aulas se dividirmos da seguinte forma:
1) Aulas de treinamentos neuromusculares (em geral focadas no treinamento de desenvolvimento muscular).
2) Aulas com características cardiorrespiratórias.
3) Aulas que podem transitar em ambos os sistemas, de acordo com o objetivo de cada momento do planejamento.
Prejuízos de uma periodização do treinamento físico mal elaborada
Organizar todas essas aulas, ou melhor dizendo, planejar as periodizações de cada modalidade ou das modalidades da empresa de fitness se torna uma tarefa árdua, inclusive por ter que alinhar com toda a equipe cada objetivo proposto e fazer com que todos falem a mesma língua.
Porém, negligenciar a periodização do treinamento pode gerar alguns problemas para os frequentadores das aulas coletivas. Entre os mais graves, estão as lesões (por todas as partes do corpo, de forma articular, muscular ou até mesmo por malefícios mentais, digamos assim) por se manter uma alta intensidade em treinos seguidos. O overtraining pode ser um grave problema encontrado pelos mais afoitos pelas atividades e para os praticantes mais empenhados na busca de um corpo “perfeito” em meio à febre do emagrecimento sem limites.
Uma periodização mal elaborada ou feita pelo próprio praticante, sem conhecimento aprofundado ou, ainda, seguindo os “blogueiros”, curiosos, ou seja, pessoas que não possuem o conhecimento especializado, tem uma possibilidade ainda maior de sofrer dos malefícios do treinamento incorreto.
Como evitar erros e realizar um planejamento de qualidade?
Ter um conhecimento ainda mais elaborado sobre o tema vai contribuir cada vez mais para um assunto tão extenso e complexo. Muitas das vezes a periodização do treinamento físico é mencionado de forma superficial na graduação, até mesmo pelo pouco tempo disponível para uma disciplina específica das empresas de fitness. Além de ser pouco abordada também em cursos relacionados ao meio fitness, a área possui poucos especialistas.
Dessa forma, uma pós-graduação em fitness ou relacionada a esse meio sempre trará as maiores atualizações e abordagens de profissionais que vivenciam isso de forma verdadeira e concreta em seu dia a dia. É um dos assuntos abordados dentro da disciplina que ministro no módulo de ciclismo estacionário (ou ciclismo de academia) na pós-graduação em Educação Física Aplicada ao Fitness da UniRedentor. Com a cientificidade e experiência vivida nesse meio, é possível aplicar os conceitos de forma coerente e responsável.
Para concluirmos este texto, devo reforçar que o sucesso de um resultado bem definido nos clientes está ligado a um treinamento bem estruturado e planejado. E se falamos de planejamento, ele não pode ser realizado somente no momento da aula, mas em todo um período, de forma a ter direcionamento. Manter uma turma fidelizada é um dos objetivos mais importantes de uma empresa de fitness e essa retenção está relacionada à periodização organizada e também à conscientização da equipe e clientes dos efeitos positivos que essa ação pode promover.