Dados da OCDE apontam que doenças estão crescendo na população
Um relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) essa semana concluiu que o aumento do número de pessoas obesas e com diabetes está comprometendo a redução das mortes por doenças cardiovasculares. Obesidade e Diabetes estão matando ainda mais.
Nos últimos 50 anos, as mortes por doenças com origem cardíaca caíram 60%, porém, tanto a Obesidade quanto a Diabetes estão crescendo e fazendo com que a tendência nessa diminuição comece a retroceder. Os indivíduos que sofrem com esses problemas têm uma predisposição maior em desenvolver alguma complicação cardiovascular.
Mesmo em número reduzido, as doenças do coração são a maior causa de morte nos 34 países membros da OCDE e atualmente, nestas nações, cerca de 85 milhões de pessoas sofrem de diabetes; a estimativa é que até 2030 esse número tenha um aumento de cerca de 27%. O Brasil faz parte da organização, mas tem relação muito próxima como parceiro, situação que permite participar de comitês e de muitas áreas de trabalho.
A recomendação da OCDE é de intensificar a promoção do estilo de vida mais saudável, traçando metas para melhorar a qualidade dos cuidados básicos dos indivíduos dando condições de acessibilidade a todos, conscientizando a população sobre a importância de uma dieta equilibrada e da prática regular de atividade física.