O que você está fazendo para alcançar suas metas e sonhos?

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Aprenda a construir metas eficientes para as vendas e para a vida

 

Tenho o firme propósito de levar a você leitor, conhecimentos que possam ser absorvido e usados imediatamente, no instante em que se levantar do lugar onde está e já com resultados animadores. Já vi essas atitudes e seus consequentes resultados acontecerem várias e várias vezes. Basta querer agir para mudar.

 

Você que quer melhorar as suas vendas, não só em números, e também em qualidade, pode perceber como é bom ler ou ouvir assuntos relacionados à venda e logo sentir a diferença, não é? O próximo cliente é uma nova oportunidade de aprendizado e é isso que nos melhora a cada dia. Ele ou ela será um degrau para você alcançar as suas metas, então, como você é inteligente e sociável, criará uma harmonia imediata, e assim, conseguirá satisfazer a necessidade daquele cliente em potencial.

 

Tenho observado muitos vendedores ultimamente, seja em empresas de grande porte ou nas que ainda estão iniciando esse trabalho, que ao se aproximarem de certos tipos de clientes … O que é isso? O que significa “certos tipos de clientes”? O dinheiro do cliente tem time de futebol, partido político ou religião? Não! Cada cliente que você deixa ir embora é menos uma oportunidade de bater as metas, da empresa e as suas pessoais. Afinal, você tem metas pessoais, não é? A maioria das pessoas bem sucedidas que conheço têm.

 

Ser bem sucedido na vida tem muitos significados: para uns é ser respeitado onde quer que esteja; para outros é ser reconhecido ao andar pelas ruas. Alguns desejam paz e sossego, enquanto outros ainda querem ter uma boa quantia guardada no banco, ou então desejam saúde, um carro ou uma casa. Todos estão certos.

 

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Uma das coisas que fazem em comum é ter as suas metas pessoais muito bem definidas e pagarem o preço por elas. Quer vender mais chegando atrasado e não conhecendo o produto? Ou você está firme em seu propósito, e se dispõe a acordar mais cedo, se preparar melhor (como discutimos no post anterior 8 dicas importantes para aumentar as vendas) e chegar com aquele porte de vencedor, de quem encara a vida e o trabalho com prazer, pois sabe que ser positivo atrai pessoas e isso atrai clientes?

 

 

 

Ouço muitos dizerem que querem um carro, ou que querem casar. Pois bem, vamos falar um pouco de metas. Em meus anos de varejo ou mesmo nas representações comerciais, aprendi que controlar as metas faz muito bem, pois dessa forma, podemos planejar como vamos alcançá-las. Por exemplo, se sua meta é vender oitenta mil reais por mês, isso dá vinte mil reais por semana, e apenas quatro mil por dia! Percebam o quanto ela parece que diminuiu! Assim, se você faltar naquela segunda-feira chuvosa e fria, ou tiver uma virose naquela véspera de feriado, estará mais longe de sua meta; se você não tiver meta, tudo bem, o que não vale é reclamar depois, dizendo que é a pessoa mais azarada do universo.

 

O primeiro passo é saber o que você quer. Vou usar o que aprendi com o médico Carlos Lima, um profissional que me ensinou e ainda ensina coisas maravilhosas! Uma delas foi o ACERTEI, um acróstico muito efetivo para a confecção de suas metas.

 

 

A – Afirmativo

 

C – Centrado no “eu”

 

E – Específico

 

R – Recursos

 

T – Tamanho

 

E – Ecológico

 

I – Imaginável sensorialmente

 

 

Afirmativo

 

Deseje o que você quer e não aquilo que você não quer. Um exemplo clássico é a brincadeira a seguir: por favor meu caro leitor, leitora, eu lhe peço encarecidamente para não pensar em um limão! O que veio em sua mente? Pois é, dá para sentir até o azedinho não é? Pense naquilo que você quer. Caso você deseje não ser mais o último colocado no ranking de vendas, à partir de agora, você desejará ser o primeiro, muito simples. Seja positivo o tempo todo! Você é capaz dessa revolução e poderá perceber o bem que ela trará!

 

Centrado no eu

 

Seu objetivo só depende de você. Quantos, neste momento queriam mais uns três zeros em sua conta bancária? Ou mais seis zeros? Uma conta bancária com sete dígitos?! Sensacional! E pergunto, você está preparado? Alguns diriam sim, outros não, estes últimos estão no caminho certo, de aprendizado e compreensão. Aos que disseram sim, eu pergunto, se está tão preparado, qual o motivo de sua conta bancária já não ter o que você deseja? O que você está fazendo que o está afastando de suas metas? Muito importante lembrar que os objetivos da empresa onde trabalha não precisam ser os seus. Pense além do seu serviço e deixe que todos saibam o que faz.

 

Específico

 

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Pense no maior número de detalhes possível daquilo que você deseja. Vamos supor que você queira um carro. Procure informações, qual o modelo, cor, ano e marca? Entenda que querer um modelo específico é diferente de querer “um carro”. Alguma montadora monta “um carro”? Qual a cor do “um carro”? E a tabela de preço do “um carro”? Não tem. Seja específico, queira o carro X, da marca Y, ano CC, na cor AB, isso ajuda bem, pois dá foco em sua busca e já cria em sua mente o objeto que deseja.

 

 

 

Ou ainda eu quero emagrecer. Quanto? Em quanto tempo? Refaça para: quero perder dois quilos até dia X do ano Y, isso dá quanto por dia? E claro, se esforce para isso. Só pensar não adianta, tem que agir em direção à meta. Seja específico na data. Quantas vezes você encontra uma pessoa conhecida na rua e diz que depois liga, como esse depois não chega nunca, logo você não ligará. Experimente dizer que liga no sábado de manhã, por exemplo. O cérebro é muito específico.

 

Recursos

 

Muitos podem pensar em recursos financeiros ou equipamentos, eu vou pedir para pensar de forma mais ampla, em recursos internos e externos. Qual recurso interno é necessário para eu conseguir aquilo que desejo? Um dia desses, ajudei uma gerente de um grande banco a conseguir os recursos internos necessários para melhorar as suas vendas, o engraçado é que ela mesma obteve a resposta, pois o cérebro dela sabe o que é preciso. Pare um pouco, relaxe, respire um pouco mais fundo e pense no recurso interno que deseja. Ele virá!

 

Quanto aos recursos externos, seja dinheiro, maquinário, equipamentos, você os obterá se estiver focado e quiser pagar o preço. Você pode querer pensar em abrir um negócio e quer trinta mil reais até o dia XX do ano YY. Tudo bem. Quantos meses você tem para isso? O que pode fazer para conseguir esse dinheiro? Trabalhar em outro período pode ser uma saída, daqui uns meses, você terá esse dinheiro! Ou ainda otimizar seus recursos, de forma a diminuir seus custos e assim, elevar seu saldo. Enfim, não quero colocar o meu mapa mental no seu, você tem os recursos necessários para isso.

 

Tamanho

 

Qual o tamanho do seu sonho? Uma grande jornada começa com o primeiro passo! Cuidado, se o objetivo for muito grande, pode desanimar, se pequeno demais, será desestimulante. Quando grande, divida-o em anos, meses e dias, se pequeno demais, repense e refaça um pouco maior. E você pode se perceber enquanto pensa em seus objetivos ficando menores e mais fáceis de serem alcançados, que sensação gostosa isso provoca. Ou aumentando de tamanho e você saboreando esses frutos, ainda mais saborosos!

 

Ecológico

 

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Ecologia interna. É o ser humano com ele mesmo. O que te faz bem? O que te dá prazer, com ética? Tem relação com suas crenças e valores. Não conheço uma pessoa que se deu bem fazendo o que detesta. Não há motivação. Ao fazer o que gosta e acredita, seus resultados são multiplicados, pois você coloca força de vontade, e isso faz toda a diferença!

 

 

 

Imaginável sensorialmente

 

Imagine como seria se você conseguisse AGORA o que deseja? Qual o sabor? Cheiro? Textura? O que você sentiria? Quanto mais detalhes melhor. Essa sensação é importante no processo. Se for uma sensação agradável, boa, está tudo bem, senão, reveja seu desejo. Quanto mais você fizer este exercício melhor, pois segundo Freud (“O pensamento é o ensaio da ação”) e tantos outros estudiosos da mente humana, primeiro você sente, depois você representa e só depois age.

 

Tratemos tudo com bom senso, meus leitores. Conheço empresários que estabelecem metas para seus negócios sem base nenhuma. Alguns sinais podem ser levados em consideração, como o histórico, novos entrantes, momento econômico. Meta desafiadora sim, contudo, forneça as ferramentas para serem alcançadas.

 

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Além de metas muito bem definidas e de aceitar pagar o preço para alcançá-las, profissionais em vendas criam empatia com todos. Vivemos em comunidade, e estamos cada vez mais conectados. É muito fácil gostar de quem gosta da gente. As pessoas andam em tribos não é à toa, o cérebro adora o igual ou similar. Por isso às vezes temos tantos amigos parecidos com a gente, mesmo que não fisicamente, as ideias ou outra coisa em comum existe ali. A questão principal é que você não escolhe o cliente que vai entrar em sua loja ou que vai atender na empresa dele. Crie harmonia, esteja em um nível de pensamento que aceite as diferenças.

 

E é bem fácil, apenas coloque-se no lugar dele, perceba o que ele percebe, sinta o que ele sente, enfim, torne-se o cliente. Como você gostaria de ser tratado? Como gostaria que tratassem os seus afetos? Todos temos histórias de mau atendimento, então seja a pessoa da qual o cliente vai se lembrar como aquele que um dia lhe atendeu muito bem, de forma a indicá-lo à amigos e em conversas diversas.

 

Faça mais do que satisfazer seu cliente, geralmente depois de satisfeitos, dormimos ou tendemos a relaxar. Não relaxe! Encante! Torne-se especial, você pode querer se tornar um modelo a ser seguido e lembrado pelos clientes.

 

Crie empatia com seu cliente, imediatamente… ou deixe-o sair de sua loja e levar o dinheiro dele para o seu concorrente.

 

Termino desejando muita saúde e muita paz, onde quer que esteja e como esteja. Comece hoje para ter um amanhã diferente! Muito obrigado por me permitir compartilhar essas dicas com vocês. Espero contribuir para que você e seus números melhorem sempre.

 

Até breve.

 

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Rogério Paschoalino

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