O que é Gerenciamento de Projetos

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter

Você sabe o que é gerenciamento de projetos? A especialista Camila Villela explica tudo em seu primeiro post para o #BlogDoIESPE

 

 

Afinal de contas, o que é gerenciamento de projetos? O que significa? Está na moda, isso ninguém discute. É uma profissão? Ora bolas, é sim. Pelo menos é o que está escrito na minha carteira de trabalho. E aí?

 

Gerenciamento de Projetos (GP) se trata de um conjunto de ferramentas e técnicas mundialmente reconhecidas onde é possível “escolher” os processos que serão utilizados em cada projeto e alcançar assim uma metodologia que garanta a melhor forma de gerenciá-los.

 

Mas afinal, o que é PROJETO? É um esforço temporário, com início e fim pré-definido para se criar um resultado exclusivo.  Quando o empreendimento é encerrado, se tem um produto ou um serviço que será inserido na rotina do usuário. Pode ser: a construção de um prédio, ou o projeto executivo para construí-lo; o desenvolvimento e a implantação de um software; o aperfeiçoamento de novos processos numa linha de produção; uma campanha publicitária; a compra e instalação de um novo equipamento num hospital, etc. Enfim, pode ser tudo isso e muita coisa mais.

 

PMI

Não poderíamos fazer um post onde se questiona o que é Gerenciamento de Projetos sem falar sobre o PMI (Project Management Institute). É um Instituto norte-americano onde se discute as melhores práticas de gerenciamento de projetos. Com o intuito de fazer uma junção dos processos em um Guia, o PMI edita este documento de 4 em 4 anos uma nova versão dos processos selecionados.

 

Este Guia se chama PMBok (Project Management Body of Knowlegde) e tem 46 processos subdivididos em 10 áreas de conhecimento. São elas: integração, escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, riscos, aquisições, comunicações e partes interessadas. Todas as empresas que trabalham com projetos utilizam este documento.

 

É usual que o profissional se dedique às práticas ditadas pelo PMI não só por ele ser a “bíblia” do Gerenciamento de Projetos, mas, principalmente, para o cumprimento dos 5 (cinco) seguintes processos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.

 

 

O gerente de projetos

 Se já é difícil conceituar o que é gerenciamento de projetos, a definição do ofício também é pouco compreendida. A profissão de gerente de projetos deixa um mistério no ar e essa característica não deixa de ser um destaque para nós. Chega a ser engraçado quando perguntam para meus pais o que faço. A resposta é: “sei lá, a gente não entende muito bem. Sabemos que ela estudou muito, trabalha em São Paulo, Rio, BH e tem uma certificação internacional”. Aí vem de novo o status. “Ela é gerente de projetos”.

 

No entanto, ser Gerente de Projetos não significa exatamente ser promovido ao cargo de gerente na estrutura da empresa. Este profissional, dificilmente vai estar nos organogramas formais, como é o caso do “gerente financeiro”, por exemplo. O Gerente de Projetos pode ter apenas esta função na empresa desempenhar outras tarefas, como ser analista de sistemas e, simultaneamente, ser o Gerente de Projetos no projeto de implantação do ERP (Planejamento de recurso corporativo – em inglês Enterprise Resource Planning). Muitas vezes, a pessoa é Gerente de Projetos, mas acaba não ganhando a mais por isso.

 

O certo é que o Gerente de Projetos é o responsável pela correta gestão de algo novo, que não faz parte da rotina da empresa. Como já dito, um projeto tem início e fim pré-definidos, é temporário e planejado para ser bem sucedido. Podem dizer: “é claro que é planejado para ser um sucesso! ” Mas não é assim tão claro, não. Somente seguindo as boas práticas, ele terá essa garantia. Durante a iniciação e planejamento, o gerente e sua equipe entendem o escopo, preveem o tempo, orçam e definem a qualidade. Para isso, é necessário avaliar os riscos, as aquisições e os stakeholders. Além disso, comunicam com os envolvidos e gerenciam os recursos humanos. O papel do Gerente de Projetos é integrar todas essas ações na execução do projeto e, mais importante: controlar e monitorar todo o andamento para que a conclusão seja como o planejado. Só depois disso, realizar o encerramento.

 

 

O mercado

Então, por que Gerente de Projetos não é um cargo? Por que não se ocupa um cargo de gerência na hierarquia? Por que não ganha como um gerente de recursos humanos ou financeiro, por exemplo? Pode até ganhar mais em muitos casos…

 

O Gerente de Projetos pode ser um analista, um especialista, um gerente ou até um diretor; que além do seu trabalho de rotina, faz a gestão de um projeto. Por isso, na maioria das vezes não está escrito no plano de cargos, mas conta e muito para a carreira do profissional. Na maioria das empresas a execução do projeto faz parte da avaliação de desempenho, da divisão de lucros e outros benefícios na carreira.

 

Como o projeto advém do planejamento estratégico, tem investimento garantido e retorno esperado pelas corporações. A empresa visa sempre uma melhoria após a sua implantação. Por tudo isso, o profissional de projetos é extremamente valorizado e procurado pelo mercado atual.

 

 

Como ser Gerente de Projetos?

Para ser um Gerente de Projetos, é necessário um mínimo de experiência de gerenciamento de projetos, em qualquer área. Conta também fazer uma boa pós-graduação, onde toda a teoria é apresentada.

Já a certificação PMP (Project Management Professional), emitida pelo PMI (Project Management Institute), é hoje o principal diferencial. Para se obter essa certificação é solicitado a comprovação de 4.500 horas de experiência profissional em gerenciamento de projetos, 35 horas de estudo na área e a execução de uma avaliação onde são analisadas questões teóricas e práticas. A credencial PMP atesta aos empregadores, clientes e colegas que este profissional possui conhecimento, experiência e habilidades em gerenciamento de projetos para que os planos sejam realizados com êxito.

 

 

Bem, pessoal, essas foram minhas dicas de hoje para o #BlogDoIESPE, espero que tenha ajudado você a compreender o que é gerenciamento de projetos. Se ainda tiver alguma dúvida, comente aqui embaixo e não esqueça de compartilhar o texto com seus amigos.

 

Um abraço e até a próxima.

 

 

Picture of Camila Villela

Camila Villela

3 comentários em “O que é Gerenciamento de Projetos”

Os comentários estão encerrado.

Posts relacionados