No mês da mulher, conheça as mulheres do IESPE e suas conquistas profissionais e acadêmicas
Para dedicar o 8 de março às lutas e conquistas das mulheres, o IESPE lançou uma campanha incentivando a valorização de exemplos próximos e que merecem mais atenção com a mensagem “Enalteça as mulheres que você conhece”. Neste mês nós seguimos o nosso próprio conselho, voltando o olhar para as mulheres que moldam o IESPE: as nossas professoras, alunas e funcionárias.
A campanha é uma forma de reconhecê-las além dos clichês de beleza e graciosidade, reconhecendo o intelecto e o trabalho que elas desenvolvem para a sociedade. Por isso, abrimos o nosso Blog como um espaço de divulgação de seus trabalhos científicos e conquistas profissionais. A iniciativa não é restrita a este mês, então fique de olho para mais publicações destacando os êxitos dessas mulheres.
As mulheres no IESPE
Dizer que o IESPE não seria o que é sem as mulheres é um fato baseado em dados: hoje elas são metade dos funcionários, maioria dos coordenadores e 64,35% dos alunos ativos. Esse número só tem aumentado, seguindo a tendência na própria educação: o relatório Education at Glance 2019, por exemplo, apontou que mulheres brasileiras têm 34% mais probabilidade de se formar no ensino superior. Elas também já são maioria entre os estudantes matriculados em instituições públicas e privadas (nas modalidades presencial e a distância) das universidades brasileiras, de acordo com o Censo da Educação Superior.
Responsáveis e presentes nos setores de Sucesso do Cliente, Financeiro, Design, Comunicação e Marketing, as mulheres do IESPE estão envolvidas em tudo o que fazemos na instituição.
Conheça os trabalhos e conquistas das nossas coordenadoras
Representando as mulheres do nosso corpo docente, destacamos abaixo nossas 12 coordenadoras e supervisoras e suas contribuições para a ciência e o mercado de trabalho.
Você é uma professora do IESPE? Envie sua conquista profissional ou trabalho científico para compartilharmos nas próximas matérias do nosso Blog!
Aline é nossa supervisora de ensino, responsável por inaugurar a área de Arquitetura no IESPE com o curso de Técnicas Projetuais e Introdução ao BIM, que já está disponível para segunda turma! Dedicada à Luminotecnia, ela é Doutora em Ciências com ênfase em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia pela USP-SC e já está cursando seu pós-doutorado na UFJF. Ela também tem especializações em Iluminação de Design de Interiores e em Arquitetura.
Tese de doutorado: Estudo sobre a viabilidade e o desempenho de um coletor solar com transmissão de luz em fibra óptica para a iluminação natural em ambientes
O chandelier de fibra ótica abaixo foi desenvolvido pela arquiteta em uma residência, para decoração, ampliação e iluminação do espaço. São 200 fios de fibra ótica raspados com uma única fonte de iluminação, cristais embaixo e um trabalho de gesso em cima para abrigar a estrutura.
A cortina de fibra ótica foi colocada na frente de um espelho, que estava muito danificado, disfarçando suas imperfeições e ao mesmo tempo criando um ambiente agradável. É possível controlar a cor (variando os tons ou fixando em um só), possibilitando à proprietária tanto realizar um evento quanto criar um espaço aconchegante. Uma das vantagens é exatamente a flexibilidade do projeto: a própria arquiteta já fez várias adaptações.
Chandelier de fibra ótica da arquiteta Aline Gouvêa Leite em algumas variações de cor.
Também com um currículo impressionante, Jamile é Mestre em Diseño de Iluminación Arquitectónica pela Universidad Politécnica de Madrid – UPM – Madrid e em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília – UNB. Especialista na área, ela é diretora do escritório Jamile Tormann Iluminação Cênica e Arquitetural, sendo responsável por mais de 2.000 projetos cênicos e arquiteturais desde 1989 no mercado nacional e internacional.
Artigo da dissertação de Mestrado publicado na revista Lume: A profissão do projetista de iluminação: experiências internacionais e perspectiva brasileira
Veja abaixo um projeto de iluminação desenvolvido por Jamile Tormann. Aproveite para conhecer outros trabalhos da arquiteta.
Marília Carvalho
Marília é nossa coordenadora da pós-graduação em Técnicas Projetuais e Introdução ao BIM, que já está com as inscrições abertas para a segunda turma em Juiz de Fora! Além de especialista em BIM Management pela Zigurat Global Institute of Technology, ela é proprietária do escritório de arquitetura Geodésia e tem experiência nas áreas hospitalar, urbano, acústica e obras.
Conheça o escritório da arquiteta em Juiz de Fora: Geodésia Arquitetura
Professora porta-voz dos três cursos da área aqui no IESPE, Silvânia já é muito conhecida pelos alunos da Comunicação. Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela é docente do ensino superior há 15 anos! Além da expertise em gestão do ensino superior, desenvolve pesquisas em torno de temáticas como Discursos, Narrativas Contemporâneas e Análise de Conteúdo, com ampla produção e orientação de discentes na área.
Tese de doutorado: Biopolítica dos Afetos: Alteridades Ressentidas e a Circulação da Intolerância
Nossa coordenadora das pós-graduações de Urgência e Emergência e Cardiologia e Hemodinâmica tem duas especializações: é enfermeira Intensivista pela UFJF e Emergencista pela Uniredentor. Mesmo antes de assumir a coordenação, a professora já se destacava como instrutora do APH e do BLS – Basic Life Support. Além disso, é experiente e ativa na prática de enfermagem: é enfermeira no SAMU Três Rios e na Fundação Hemominas de Juiz de Fora.
Conheça a história da enfermeira: Meu caminho até aqui – Amanda Dias
Além de ser respeitada pelos colegas pela atuação e docência, Amanda acumula ótimos resultados em processos seletivos da área, como o da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) para atuação no Hospital Universitário da UFJF, o de aprovação no mestrado da Faculdade de Enfermagem da UFJF e o de obtenção do título de enfermeiro especialista em emergência da COBEEM (Colégio Brasileiro de Enfermagem em Emergência).
A enfermeira também é responsável por três textos entre os mais acessados no Blog do IESPE! Acesse abaixo:
- RMC (Restrição do Movimento da Coluna): quais as “novas diretrizes”?
- RCP em bebês e crianças: como é um atendimento de alta qualidade?
- Como utilizar o DEA (Desfibrilador Externo Automático)?
Anadelle Lima
Mestra em Enfermagem pela UFJF, Anadelle é coordenadora das pós-graduações de Enfermagem em Estomaterapia e Enfermagem Estética e Dermatológica no IESPE. Ela tem ampla experiência na área: é coordenadora científica e membro de grupos de pesquisa (GPEE e GAPESE/CNPq), além de preceptora da Residência em Enfermagem do HU/UFJF.
Dissertação de mestrado: Atenção domiciliar: custo familiar com o idoso dependente pela Doença de Alzheimer
Além da excelência acadêmica, Anadelle se destaca no mercado de trabalho como servidora da EBSERH/HU e sócia-proprietária da ENFLORA Enfermagem Especializada, primeiro consultório de enfermagem de Juiz de Fora. O espaço oferece assistência e gerenciamento domiciliar, consultas, tratamento de feridas, capacitação de técnicos e cuidadores e palestras/minicursos na área. Lá a enfermeira ainda desenvolve um importante trabalho de reabilitação do assoalho pélvico feminino.
Fernanda é Mestra em Enfermagem pela FACENF/UFJF e, além de professora de Enfermagem em Estomaterapia, é coordenadora da pós-graduação em Enfermagem Estética e Dermatológica. O tema de sua dissertação foi tão relevante que na época a UFJF publicou uma matéria a respeito (que você pode conferir abaixo). Ela também é especialista na modalidade Lato Sensu- Residência de Enfermagem em Saúde do Adulto, pelo Hospital Universitário (HU/UFJF) e membro do Grupo de estudos e pesquisas Economia da Saúde/CNPq.
Matéria na UFJF sobre a dissertação de mestrado “Custo familiar cuidar de idosos com feridas na Atenção Domiciliar”: Estudo analisa custos da família no cuidado de idosos com feridas no corpo.
Além da excelência acadêmica, Fernanda se destaca no mercado de trabalho como sócia-proprietária da ENFLORA Enfermagem Especializada, primeiro consultório de enfermagem de Juiz de Fora. O espaço oferece assistência e gerenciamento domiciliar, consultas, tratamento de feridas, capacitação de técnicos e cuidadores e palestras/minicursos na área.
Lilian Aguiar
A nossa coordenadora do MBA em Gestão de Saúde, Acreditação e Auditoria é Mestre em Saúde Coletiva pela UFJF e tem quatro especializações na área! Além do MBA em Gestão de Serviços de Saúde, Acreditação e Auditoria, fez pós-graduação em Políticas e Pesquisa em Saúde Coletiva, Saúde Baseada em Evidências e Residência em Economia e Administração/Gestão Hospitalar.
Dissertação de mestrado: Associação entre determinantes de capital social e taxa de mortalidade por causas externas nos municípios brasileiros com mais de 100.000 habitantes.
Mas a capacitação de Lilian vai além dos estudos: a economista tem experiência de 12 anos em Gestão de Saúde! Com trajetória profissional e acadêmica na área de saúde suplementar e pública, foi administradora hospitalar e responsável por gerenciar unidades de saúde de pequeno e médio porte, projetos de captação de recursos públicos municipais e estaduais e também o relacionamento com sistema Unimed e Rede Credenciada direta. Seus conhecimentos de estratégias, ferramentas, tabelas, contratos, regulamentações e faturamento também possibilitaram a atuação no gerenciamento de projetos e equipes, desenvolvimento de planejamento estratégico, de estudos de viabilidade e de projetos de reestruturação hospitalar. Ela também tem experiência na integração das instituições gerenciadas com órgãos governamentais municipais, estaduais e federais.
Aline é nossa coordenadora de MBA em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente e docente de cursos de extensão na área. Além de MBA em Gestão, Auditoria e Acreditação Hospitalar pela UFJF, ela tem uma presença importante na cidade com iniciativas de Segurança do Paciente na cidade. Afinal, a profissional é membro da Sobrasp (Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente). Ela não só é enfermeira da Qualidade e responsável pelo NSP Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Monte Sinai como também coordenadora do Núcleo da Zona da Mata Mineira da REBRAENSP!
Aline tem mais de 5 anos de experiência em Gestão de Saúde, com trajetória profissional e acadêmica na área de qualidade e segurança do paciente. Também não podemos esquecer as contribuições para a ONA (Organização Nacional de Acreditação): ela é professora da instituição, em cursos presenciais e plataforma EAD, além de participar de projetos e artigos oficiais. Foi autora nos artigos “ONA Fluxo de notificação de incidentes” e “Rondas pela Segurança do Paciente – compartilhando a nossa experiência” (dentro do projeto ONA #VocênaONA) e será responsável por um capítulo do projeto “Livro ONA série 20 anos”.
Karina é titulada em Terapia Intensiva de Adulto pela ASSOBRAFIR, com muita experiência prática em clínica hospitalar e UTI de adulto, pediátrica e neonatal. Coordenadora da nossa pós-graduação em Fisioterapia em UTI e Cardiorrespiratória, que já está abrindo nova turma, ela é membro associada da AMIB.
Texto e vídeo no Blog do IESPE assinado pela coordenadora: Fisioterapia Intensiva: como é o trabalho na área?
Ludmila Toni
Nossa coordenadora de Fisioterapia Neurofuncional e Fisioterapia Dermatofuncional é Mestre em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo com mais de 10 anos de experiência na docência. Além disso, é pós-graduada em fisioterapia pneumofuncional pela Universidade Gama Filho. Sócia-proprietária da Clínica Interação, ela atua restaurando a funcionalidade de pacientes ortopédicos e neurológicos por meio da reorganização neural e biomecânica.
Elza é supervisora de ensino e coordenadora da pós em Avaliação Psicológica com muita experiência na área, atuando inclusive como Avaliadora Psicológica Credenciada pela Policia Federal. Além de Mestre em Avaliação Psicológica, ela é Membro da Comissão de Avaliação Psicológica do CRP/MG. Foi nesse cargo que ela contribuiu recentemente para o reconhecimento do profissional da área como especialista! Professora querida pelos alunos, que chama de “lindezas”, ela também atua em clínica própria.