Entenda por que os cursos de extensão ainda serão necessários e conheça opções disponíveis para o bom desempenho nas provas práticas
O CISDESTE, órgão responsável pela realização do concurso SAMU 2017, divulgou este mês uma série de modificações no edital. E a principal delas diz respeito à prova de títulos, que agora será exclusiva dos cursos de nível superior. Mas os que almejam um emprego no nível médio devem ficar atentos: realizar os cursos de extensão é de muita importância para a prova prática, que agora é etapa eliminatória do concurso e, diante da modificação, será ainda mais valorizada pela banca de avaliadores.
O regulamento oficial recentemente lançado exige uma atuação rápida e eficiente dos candidatos, que devem percorrer duas estações atendendo casos específicos e utilizando conhecimentos da clínica e do trauma. E o atendimento inseguro, incorreto e/ou que ultrapassa o tempo estipulado resultará na eliminação do profissional. Somente através de uma preparação sólida, com professores experientes e que já passaram por processo seletivos semelhantes será possível realizar uma atuação completa.
Para aumentar as suas chances de ingressar no SAMU, separamos um resumo dos dados importantes, conhecimentos e cursos necessários para a avaliação em todos os cargos:
Inscrições: www.ibgpconcursos.com.br/concursos/detalheconcurso.aspx?id=45
Prazo: estendido para às 15h59min do dia 22 de setembro de 2017
Prova prática (percurso de manobras de suporte básico ou avançado à vida)
O Regulamento das provas práticas do concurso SAMU 2017 já foi divulgado pelo CISDESTE e está disponível no site oficial. De acordo com o documento, a avaliação será em uma sala composta por duas estações (clínica e trauma) e em cada uma o candidato deverá percorrer uma “trilha” de socorro. Cada caso será divulgado no momento do atendimento, portanto, o profissional deverá dominar todos os procedimentos exigidos e suas especificações para cada situação e perfil de paciente. Confira abaixo os cursos de preparação para a prova de acordo com os conhecimentos exigidos:
Cursos para a Estação 1 – Clínica:
A identificação e atendimento do paciente deve ser rápida e realizada com excelência na prova prática. O curso da AHA – American Heart Association prepara para a reanimação Cardiopulmonar de adultos e crianças incluindo o uso do desfibrilador externo automático e conhecimentos sobre a ventilação e manobra de desengasgo. Corresponde, portanto, às seguintes habilidades exigidas:
- Identificação da emergência
- Reanimação cardiopulmonar adulto e pediátrico
- Ventilação de resgate
Indicação: todos os cargos
ACLS – Advanced Cardiovascular Life Support
O curso habilita o profissional de saúde no atendimento à parada cardíaca no indivíduo adulto, através do conhecimento aprofundado das particularidades e procedimentos médicos possíveis para uma ressuscitação eficaz. Com informações e técnicas avançadas em Suporte de Vida, ele garante uma abordagem completa do paciente, que é capacidade essencial na prova.
- Identificação da emergência
- Reanimação cardiopulmonar adulto e pediátrico (avançado)
- Ventilação de resgate (avançado)
Indicação: médicos e enfermeiros
PALS – Pediatric Advanced Life Support
Caso o atendimento apresentado na prova prática do SAMU seja de uma criança, é necessário que o profissional tenha conhecimentos aprofundados sobre a abordagem desse tipo de paciente. Com uma ementa completa sobre todos os estágios desse procedimento, o curso da AHA – American Heart Association será ainda de muito valor para o currículo e experiência do candidato. Ele possui os seguintes conhecimentos exigidos na prova:
- Ventilação pediátrica
- Reanimação cardiopulmonar pediátrica
Indicação: médicos e enfermeiros
Ventilação Mecânica em Adultos (8h)
O curso se aprofunda nos conhecimentos necessários para médicos e enfermeiros na obtenção avançada das vias aéreas. Além de se aprofundar na anatomia, fisiologia e bioquímica respiratória, ensina conceitos exigidos especificamente na avaliação para esses cargos:
- Obtenção avançada das vias aéreas (abertura e manutenção)
- Tubo orotraqueal
- Tubo e máscara laríngea
Indicação: médicos e enfermeiros
Cursos para a Estação 2 – Trauma:
Capacitação e Atualização em Atendimento Pré-Hospitalar (50h)
O curso se aprofunda em todos os conceitos e abordagens essenciais para a imobilização, extricação e atendimento à vítima de trauma, incluindo a utilização dos equipamentos e técnicas necessários (colar cervical, KED, Rauteck, Anaconda). Os conhecimentos abaixo, exigidos na prova prática, estão presentes no curso:
- Teoria e prática da abordagem inicial ao paciente traumatizado (primária e secundária)
- Imobilização cervical, de membros e da pelve
- Retirada do capacete
- Pranchamento em vítima ao solo e em pé
- Utilização de equipamentos como o colar cervical
- Manobras de abertura de vias aéreas (ventilação)
- Contenção de hemorragias externas (a partir da abordagem teórica e prática do atendimento ao trauma)
Indicação: todos os cargos
Capacitação e Atualização em Urgência e Emergência (20h)
Em um momento de emergência, o conhecimento do trauma é imprescindível para uma atuação rápida e segura. Além das técnicas gerais dentro do tema, o curso se aprofunda em especificidades clínicas, como emergências cardiológicas e neurológicas e no atendimento de Particularidades do Trauma, como Tórax e Gestante
- Teoria e prática da abordagem inicial ao paciente traumatizado (primária e secundária)
- Manobras de abertura de vias aéreas (ventilação)
- Avaliação inicial ao paciente clínico (pré e intra hospitalar)
Indicação: todos os cargos
Informações sobre as provas práticas
Local: Juiz de Fora, Muriaé e Ubá, com data e endereços a serem publicadas no site
Cargos: Condutor Socorrista, Técnico em Enfermagem, Enfermeiro e Médico
Pontuação: 10 pontos, considerando-se apto todo aquele candidato que atingir o mínimo de 50% (5 pontos)
Duração da prova:
Condutor Socorrista: 10 minutos
Técnico de Enfermagem: 15 minutos
Enfermeiro e Médico: 20 minutos
Atenção: não será permitido ultrapassar esse tempo