Ministério da Saúde adverte que brasileiros estão com sobrepeso

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter

Homens têm situação mais preocupante que mulheres.

 

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde adverte que brasileiros estão com sobrepeso. O estudo VIGITEL, realizado anualmente desde 2006, cuida da Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde. Nesta edição, a análise concluiu que 52,5% da população adulta do país está brigando com a balança.

 

O índice de pessoas obesas é relevante mas considerado estável, entretanto, o sobrepeso vem crescendo gradativamente no país. Para se ter uma ideia, há nove anos, o percentual era de 43%. A maior preocupação do MS são as doenças crônicas, como as do coração, hipertensão e diabetes, que correspondem 72% dos óbitos no Brasil e têm ligação com o índice de gordura.

 

A situação dos homens é ainda mais séria que a das mulheres; entre eles o índice chega a 56,5% enquanto a população feminina responde por 49,1%. Já em relação à idade o índice é melhor entre os mais jovens (18 a 24 anos) que representam 38% dos indivíduos pesando acima do ideal.

 

A pesquisa foi feita entre fevereiro e dezembro de 2014 com cerca de 41 mil pessoas maiores de 18 anos, em todas as capitais dos estados brasileiros e também o Distrito Federal. Apesar do sobrepeso, os hábitos saudáveis também têm se disseminado entre a população que está praticando mais atividade física, se alimentando de forma balanceada e diminuindo o sal e gordura. 35% dos entrevistados afirmam dedicar pelo menos 150 minutos do seu tempo livre na semana com exercícios.

 

O acompanhamento desses números orientam as ações do Ministério da Saúde para promover a saúde e prevenir doenças entre os brasileiros. Essas intervenções contam com o apoio de uma equipe multidisciplinar para atender à população, incentivando todos a lutar contra a obesidade e adotar hábitos saudáveis. A equipe conta com nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, entre outros profissionais que atuam em programas como “Núcleo de Apoio à Saúde da Família”, “Academia da Saúde”, o novo “Guia Alimentar para a População Brasileira” e o livro “Alimentos Regionais Brasileiros”.

 

O IESPe oferece cursos de Educação Física (clique aqui), Nutrição (clique aqui) e Fisioterapia (clique aqui).

 

Confira a pesquisa na íntegra, clicando aqui.

Outras informações, ligue: +55 32 3216-1224

Picture of IESPE

IESPE

1 comentário em “Ministério da Saúde adverte que brasileiros estão com sobrepeso”

Os comentários estão encerrado.

Posts relacionados