Homens têm situação mais preocupante que mulheres.
Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde adverte que brasileiros estão com sobrepeso. O estudo VIGITEL, realizado anualmente desde 2006, cuida da Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde. Nesta edição, a análise concluiu que 52,5% da população adulta do país está brigando com a balança.
O índice de pessoas obesas é relevante mas considerado estável, entretanto, o sobrepeso vem crescendo gradativamente no país. Para se ter uma ideia, há nove anos, o percentual era de 43%. A maior preocupação do MS são as doenças crônicas, como as do coração, hipertensão e diabetes, que correspondem 72% dos óbitos no Brasil e têm ligação com o índice de gordura.
A situação dos homens é ainda mais séria que a das mulheres; entre eles o índice chega a 56,5% enquanto a população feminina responde por 49,1%. Já em relação à idade o índice é melhor entre os mais jovens (18 a 24 anos) que representam 38% dos indivíduos pesando acima do ideal.
A pesquisa foi feita entre fevereiro e dezembro de 2014 com cerca de 41 mil pessoas maiores de 18 anos, em todas as capitais dos estados brasileiros e também o Distrito Federal. Apesar do sobrepeso, os hábitos saudáveis também têm se disseminado entre a população que está praticando mais atividade física, se alimentando de forma balanceada e diminuindo o sal e gordura. 35% dos entrevistados afirmam dedicar pelo menos 150 minutos do seu tempo livre na semana com exercícios.
O acompanhamento desses números orientam as ações do Ministério da Saúde para promover a saúde e prevenir doenças entre os brasileiros. Essas intervenções contam com o apoio de uma equipe multidisciplinar para atender à população, incentivando todos a lutar contra a obesidade e adotar hábitos saudáveis. A equipe conta com nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, entre outros profissionais que atuam em programas como “Núcleo de Apoio à Saúde da Família”, “Academia da Saúde”, o novo “Guia Alimentar para a População Brasileira” e o livro “Alimentos Regionais Brasileiros”.
O IESPe oferece cursos de Educação Física (clique aqui), Nutrição (clique aqui) e Fisioterapia (clique aqui).
Confira a pesquisa na íntegra, clicando aqui.
Outras informações, ligue: +55 32 3216-1224
1 comentário em “Ministério da Saúde adverte que brasileiros estão com sobrepeso”
Os comentários estão encerrado.