Médicos residentes protestam por melhores condições de trabalho

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter

Juizforanos aderem a movimento promovido pela ANMR

 

Uma paralisação nacional que reivindica melhores condições de trabalho e remuneração para os médicos residentes no país acontece hoje, 24 de Setembro, em todo Brasil. Em Juiz de Fora, um grupo de profissionais protestou vestindo jalecos brancos e segurando cartazes no Parque Halfeld, região central da cidade.

 

Encabeçado pela ANMR – Associação Nacional de Médicos Residentes, a paralização acontece menos de uma semana após representantes dos Ministérios da Saúde e da Educação e Cultura se reunirem com a instituição, e faz parte de uma série de ações que visam valorizar os médicos em sua fase de especialização. No âmbito nacional, ainda estão previstas outras atividades, incluindo uma reunião com a Secretaria de Ensino Superior do MEC para entregar as reivindicações e cobrar respostas do órgão.

 

Jordane Alves

O médico em residência de Oftalmologia, Jordane Alves, de 28 anos, foi  um dos participantes do protesto em Juiz de Fora. Na avaliação de Jordane, o principal impasse que os residentes enfrentam atualmente é o descaso das autoridades para com a área: “sem citar cunho político, mas nosso principal desafio é o desprezo pela formação de um médico especialista”, afirma.

 

Ainda no parecer do oftalmologista, os profissionais em especialização precisam vencer uma outra barreira, que é a falta de informação da sociedade quanto ao papel dos residentes: “nós já somos médicos, a residência é uma pós-graduação pelo trabalho, mas nós já respondemos pelo nosso CRM e atendemos os pacientes, que precisam desta assistência”, explica.

 

O movimento pela valorização da Residência Médica tem apoio de várias instituições no país, como a USP e o Conselho Federal de Medicina. Em nota, a ANMR informa que a manifestação é suprapartidária, não sendo permitidas menções de apoio ou repúdio a qualquer político específico ou partido.

 

Confira na íntegra o informe da ANMR sobre a paralisação: http://anmr.org.br/noticias/informe-oficial-anmr-paralisacao-nacional-dos-residentes-em-2409/.

 

O IESPe está apurando toda a movimentação em torno da valorização dos médicos residentes no Brasil e outras notícias poderão ser acompanhadas em nosso portal a qualquer momento.

 

 

 

 

Picture of IESPE

IESPE

Posts relacionados