Café da Arquitetura teve palestras e debate sobre possibilidades no mercado
Nesta semana o IESPE recebeu um evento descontraído e cheio de conhecimento: o Café da Arquitetura. A iniciativa realizada nesta quarta-feira (29) foi uma forma de comemorar a inauguração dos cursos de Arquitetura e Urbanismo no IESPE, que já é a 11ª área de pós-graduação atendida na instituição de ensino.
Bate-papo com especialistas
O Café da Arquitetura foi o primeiro marco de sucesso da nova proposta de cursos, recebendo mais de 60 pessoas em diferentes níveis de aperfeiçoamento profissional. Os presentes puderam aprender com a experiência e conhecimento de oito arquitetos atuantes na área e que formam o corpo docente das 4 pós-graduações inéditas na cidade e já disponíveis na instituição.
O objetivo era apresentar as opções de atuação disponíveis no mercado, assegurando os graduandos das possibilidades para cada perfil profissional. Para isso, cada arquiteto apresentou em palestra a sua área e como é o dia a dia de trabalho e mercado.
Aline Gouvêa, arquiteta e supervisora de ensino dos cursos no IESPE, aprovou o evento e garantiu que a ideia é continuar a promover encontros como esse, além de atividades, workshops e cursos de curta duração. “Para mim foi muito legal a experiência porque foi uma oportunidade de trocar ideias e conhecer o público que procura por conhecimento em Juiz de Fora. Nós tivemos tanto arquitetos formados e já com a profissão consolidada quanto alunos em início de curso”.
Outro momento de grande conhecimento foi a mesa redonda, em que os professores abordaram temas relevantes na área, como patrimônio, sustentabilidade, viabilidade de empreendimentos e mobilidade urbana.
Como a meta do IESPE é sempre compartilhar conhecimento, uma etapa que não podia faltar era o debate com o público. Os presentes participaram fazendo várias perguntas sobre o mercado e o conteúdo dos cursos, sempre recebendo o apoio e orientação dos professores. “O retorno e o feedback das pessoas foi muito bom e foi importante as pessoas saberem que estamos com a intenção de criar esse tipo de evento e espaço para discutir arquitetura”, completou Aline.
Novos cursos para a Arquitetura
Apesar de estar começando agora no IESPE, a área de Arquitetura e Urbanismo já está movimentada. São quatro pós-graduações disponíveis (Restauro, Conservação e Intervenções, Inovação Projetual, Sustentabilidade e Tecnologias, Planejamento e Gestão Urbana Municipal) e a instituição de ensino já prepara mais cursos para este ano.
De acordo com o diretor do IESPE, Walbet Vianna, a preocupação em disponibilizar cursos de arquitetura surgiu diante da necessidade dos profissionais da região. “Os alunos saíam formados e não tinham opções para seguir se capacitando. No IESPE falamos que ‘o conhecimento nunca para’, então faz todo o sentido atender uma área como essa, que não tinha tantas oportunidades”.
A solução foi investir em conhecimento e principalmente em profissionais de qualidade. “Vimos como uma oportunidade de trazer bons arquitetos, professores locais e de fora que vivem a realidade da área no dia a dia do trabalho. O plano é validar esses cursos localmente para levar pós-graduações e extensões para outras cidades no estado e no país afora”.
Confira outras fotos do evento: