Evento acontece no dia 17 de Agosto.
A Psicologia do Esporte em diferentes contextos será tema da Jornada IESPe de Psicologia do Esporte, a ser realizada no dia 17 de agosto em Juiz de Fora. O público-alvo são os profissionais e estudantes das áreas das Ciências do Esporte, como Medicina, Educação Física, História, Filosofia, Psicologia, Nutrição e Fisioterapia.
A ideia da Jornada nasceu através da parceria do Instituto Educacional São Pedro (IESPe), Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP). O evento, que tem coordenação do Prof. MSc. Raphael Soares, supervisor pedagógico do IESPe, é produzido pela Contenuti, tem o apoio o portal Toque de Bola.
Psicologia do Esporte
Quando entram em quadra temas como desempenho, alto rendimento e aspectos emocionais é fácil imaginar a presença do especialista em psicologia do esporte e seu papel em uma comissão técnica. Mas não é apenas neste campo que este profissional atua.
Segundo a especialista da área, Profa. Dra. Kátia Rubio, “A Psicologia do Esporte vem conquistando espaço e força em projetos sociais, fitness, reabilitação, iniciação esportiva, nos programas de qualidade de vida e na medicina preventiva”.
Para os Profs. Drs. Renato Miranda e Maurício Bara Filho, autores do livro “Construindo um Atleta Vencedor ” e palestrantes do evento: “a preparação de um atleta envolve muito mais que aspectos físicos”. No livro, defendem a importância do entendimento do atleta como um todo, abordando as principais questões que influenciam a motivação, o rendimento e o envolvimento dos atletas com o esporte.
– Os fatores psicológicos são muitas vezes apontados como responsáveis para se obter determinado resultado. Fato importante é verificar que, por vezes, quando o resultado não é o esperado a justificativa está dada por problemas psicológicos. Nos anos 1970 e 1980 os pesquisadores tentaram encontrar as características psicológicas para ser um bom atleta e não foi possível chegar a uma caracterização, então, voltaram-se para a criação de programas de desenvolvimento de competências de potenciais mentais. Aí surge a preparação mental que quando considerada e inserida na programação de treinamento de atletas amadores e profissionais pode estimular resultados diferenciados. Promovendo maiores níveis de motivação, autoconhecimento e desenvolvimento humano – diz a Profa. Dra. Luciana Ferreira Angelo, presidente da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte – ABRAPESP.
Renato, Maurício, Luciana e Rodrigo serão os palestrantes da Jornada.
A programação da Jornada IESPe de Psicologia do Esporte:
18:30 – Abertura da Jornada
18:45 – Psicologia do Esporte e Desempenho – Prof. Dr. Renato Miranda – UFJF
19:30 – Demandas atuais da Psicologia do Esporte – Prof. Dr. Maurício Bara Filho – UFJF
20:10 – Preparação Mental e Psicológica em psicologia do Esporte – Profa. Dra. Luciana Ferreira Angelo – ABRAPESP
20h40 – Qualificação dos serviços profissionais em Psicologia do Esporte – Psicólogo Rodrigo Acioli – Diretor da ABRAPESP
21h15 – Encerramento
Participe deste encontro que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento da Psicologia do Esporte em Juiz de Fora e região.