Maior espetáculo esportivo da Terra foi o centro das discussões.
Sob o tema Jogos Olímpicos: o maior espetáculo da Terra, o SIES – Simpósio IESPe de esporte e Saúde, realiza seu segundo ciclo de palestras com a ministração do médico Lucas Boechat e o nutricionista Magno Miranda, convidados do IESPe. Os especialistas falaram sobre as lesões mais comuns durante as Olímpiadas e a relação direta que o programa de treinamento do atleta mantém na seleção da dieta.
Em sua fala, Lucas Boechat destacou o conceito do “protocolo PRICE”, termo abreviado em inglês que indica as primeiras medidas a serem tomadas pela equipe médica no atendimento imediato ao atleta após a lesão. A sigla é usada para facilitar a memorização das ações a serem adotadas, são elas: proteção, repouso, gelo, compressão e elevação. Lucas mencionou também a importância dos Centros Médicos nas Arenas Esportivas, comtemplando ambulâncias e profissionais de medicina de urgência e emergência, sendo atuantes em dois ambientes diferentes: atendimento específico aos atletas e atendimento ao público. “O principal do SIES é a análise fascinante dos Jogos Olímpicos e o auto rendimento vistos pelo ponto de vista dos profissionais da saúde”, aponta o médico.
Sendo a ideologia principal do SIES, a interdisciplinaridade é novamente reforçada. Magno Miranda, chama de “ciclo” o trabalho conjunto realizado pelo médico ortopedista ou do esporte, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e educador físico na preparação do atleta e afirma que não há um profissional mais importante que o outro e sim uma dependência na hora de possibilitar o alcance do objetivo do competidor através do diálogo entre a especialidades. Esta característica foi sentida pelos participantes, como a estudante do 7º período de Nutrição da UFJF, Maria Caroline: “Mesmo não sendo a área que estudo, eu gostei bastante das palestras sobre fisioterapia, os temas foram expostos de maneira bem clara”, comenta.
Magno Miranda explica que o treinamento do esportista se divide basicamente em 3 etapas: preparatória, competitiva e pré-competitiva e é na fase inicial que se deve estabelecer os objetivos nutricionais, seja a perda ou ganho de peso. Isso é imprescindível porque a fase final deve ter a missão de aprimorar o atleta para a prova. Embora, no fim, a preparação não vise primordialmente a parte nutricional, é muito comum a utilização do método de sobrecarga de carboidratos na semana que antecede a competição, submetendo o atleta a ausência de alimentos que possuem carboidratos nos três primeiros dias da semana, pois, desta forma, as enzimas que reagem à substância ficarão mais estimuladas nos dias seguintes, em que serão consumidos em maior quantidade.
Jogos Olímpicos empolgam os participantes da segunda sessão do SIES em momento de discussão, incitando o levantamento questões e a exposição de pontos de vista, prontamente respondidos e comentados pelos palestrantes. “Estou achando o SIES muito importante para a formação acadêmica porque está complementando os conhecimentos adquiridos dentro da sala de aula e, principalmente, porque une a teoria à pratica através dos vídeos exibidos durantes as palestras. Teve pergunta que fui respondida sem precisar fazê-la”, afirma a estudante do 2º período de fisioterapia, Fernanda Navarro.
Para finalizar a sessão, foram sorteados vários brindes entre os participantes. O próximo tema a ser abordado será “A vulgarização das Profissões na Internet”, com a presença de representantes dos quatro conselhos que regem as áreas envolvidas no evento. O primeiro tema do dia foi “Triatlo: 3 modalidades em um único desafio”.
O SIES, uma iniciativa multidisciplinar que envolve as áreas comprometidas em promover a saúde da população através do esporte, é realizado pelo IESPe – Instituto Educacional São Pedro em parceria com a Faculdade Redentor.
Realização:
Patrocínio:
Apoio:
Para mais informações, ligue: +55 32 3216-1224
2 comentários em “Jogos Olímpicos empolgam os participantes da segunda sessão do SIES”
Os comentários estão encerrado.