Enfermeiro gestor da Policonsultas conquistou espaço no mercado através de muito trabalho e perseverança
Ao palestrar no último evento dos Grandes Líderes da Medicina, João Ghedim se destacou não só pela experiência na gestão, mas também pela formação acadêmica. O único enfermeiro do encontro organizado pela empresa júnior da UFJF, a Medic Júnior, o profissional hoje é responsável técnico e gerente da Policonsultas, uma das maiores clínicas populares de Juiz de Fora. João ainda é diretor proprietário de uma empresa inovadora na cidade, a Health at Home ou Saúde no Lar, que presta serviço completo de home care. Ex-aluno do MBA em Gestão de Saúde, Acreditação e Auditoria no IESPE, onde conheceu seu sócio e teve a ideia para o negócio próprio, ele compartilha sua história inspiradora:
De comerciante a enfermeiro
Muitos que presenciam o sucesso de João na área da saúde não podem imaginar que o trabalho começou tão cedo e muito menos em outra área. Mas desde pequeno ele já ajudava no negócio da família, chegando a acordar de madrugada para acompanhar os pais na feira livre.
O que na época parecia uma desvantagem em relação aos colegas, se revelou uma grande escola de responsabilidade e administração de negócios. Ao ser perguntado no evento de Medicina da Medic Júnior sobre qual foi a sua inspiração como líder, essa realidade transpareceu em forma de gratidão na fala do enfermeiro:
“Primeiramente minha inspiração é a minha família, que me proporcionou essa educação e estudos. Sou filho de comerciantes e tive uma criação muito boa, com dignidade e comprometimento. Meus pais me ensinaram que as coisas nunca seriam fáceis na vida e eu aprendi desde cedo a batalhar pelas coisas que almejava”.
Mas o que levou João Ghedim a dedicar sua vida a uma área tão diferente daquela que o cercava? Afinal, toda a família se direcionava para setores que envolviam o comércio. De acordo com o profissional, foi o desejo de ajudar as pessoas em um momento de grande necessidade. Além desse contato bem próximo com pacientes, na Enfermagem pôde encontrar um outro ingrediente que valorizava: a falta de rotina e a variedade de funções desempenhadas.
O resultado dessa escolha não poderia ser mais gratificante. Percebeu logo que o atendimento em saúde desenvolve uma relação que, em suas palavras, é “eterna”. A prova são os encontros inesperados com pacientes, que insistem em agradecer pela ajuda prestada mesmo depois de muitos anos. “Que seja o carinho, o acolhimento ou um curativo bem-feito, o que você dá essa pessoa não esquece mais e para o resto da vida vai orar por você e lembrar de você quando for dormir”, contou.
A descoberta da gestão em saúde
Embora a escolha tenha sido a saúde, a habilidade que desenvolveu desde pequeno nunca o abandonou. E, naturalmente, os dois caminhos se cruzaram.
Após fazer um curso técnico e estagiar no Hemominas, onde se apaixonou definitivamente pela área, João seguiu para o curso superior, e foi ainda na graduação que surgiu uma oportunidade diferente: assumir o laboratório de uma clínica particular na cidade. Lá começou a criar novos serviços e desenvolver o trabalho de Enfermagem, chegando ao cargo de enfermeiro RT.
O maior contato com o setor administrativo da instituição foi o que despertou seu interesse pela gestão e, buscando conhecimento na área, se deparou com o MBA em Gestão de Saúde, Acreditação e Auditoria.
O contato com os docentes atuantes no segmento foi tão valioso, consolidando sua experiência e currículo no mercado, que logo depois foi contratado para gerir a Policonsultas, importante clínica popular de Juiz de Fora. Atualmente gerencia uma equipe de mais de 25 médicos, além dos recursos e serviços oferecidos pela instituição, como consultas, exames e procedimentos.
Revolucionando o Home Care
Já colocando em prática sua meta de ajudar as pessoas, ainda faltava realizar um sonho antigo de ter o próprio negócio, e foi se voltando para um público carente de atendimento especializado que o enfermeiro descobriu o seu lugar no mercado.
Muito diferente da realidade das clínicas, instituições e hospitais, o home care normalmente é gerido com muita dificuldade por familiares de enfermos, com altas despesas e uma busca constante por serviços e profissionais. A assistência em casa também é procurada por aqueles que não possuem tempo disponível ou que se sentem mais à vontade recebendo esses serviços em seus próprios lares.
Em uma conversa com o colega de pós-graduação e hoje sócio, o enfermeiro Rafael Augusto Gedeão, essa necessidade por uma solução inovadora se revelou rapidamente e foi se desenvolvendo ao longo do curso. Nascia então a Health at Home, ou Saúde no Lar, que possui uma equipe multiprofissional e oferece exames, procedimentos e consultas em casa a preços populares, sendo a única empresa da cidade a prestar diagnóstico por imagem em domicílio.
Conciliando o trabalho na clínica Policonsultas e em sua nova empresa, João Ghedim afirma hoje que não existem dúvidas quanto ao seu caminho profissional, já que a Enfermagem e a gestão são paixões que se consolidam cada vez que busca mais conhecimento e especialização.
“Fico muito satisfeito de saber que a minha escolha foi certa e que, mesmo novo, sou realizado profissionalmente”, concluiu.