Evento do IESPE teve palestras de especialistas sobre temas relevantes na Educação
Após o sucesso da primeira edição, o Café Educacional voltou ainda mais completo, com uma seleção de especialistas que palestraram sobre a educação para profissionais que atuam na área, como professores, coordenadores, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, gestores e administradores. O evento foi realizado no último sábado (24/03) no IESPE, que oferece 5 pós-graduações na área.
Anfiteatro lotado
O evento cresceu muito e superou as expectativas na quantidade de participantes. Tamanha foi a procura pelo II Café Educacional que uma grande fila foi formada na entrada do anfiteatro do Fátima Buffet com profissionais ansiosos para realizar o check-in e assistir às palestras.
A coordenadora de pós-graduação, Heloisa Delage, afirmou que a ampla participação é mais um indício da importância do trabalho de capacitação desenvolvido. “O grande número de educadores presentes e que aceitaram o nosso convite foi para mim gratificante, sinalizando que estamos no caminho certo, cumprindo o nosso papel social de democratizar e partilhar o conhecimento e com temas atuais, impactando na formação dos docentes”.
E ao que tudo indica, os mais de 300 profissionais presentes não ficaram decepcionados: apresentando conteúdo sobre a Neurociência e a aprendizagem, as palestrantes explanaram questões importantes para todas as áreas atuantes na educação, fornecendo conhecimentos valiosos aos participantes.
Palestras com especialistas
No primeiro momento do Café, o assunto debatido foi a relação do cérebro, mente e emoções no processo ensino-aprendizagem, com a psicóloga clínica Adriana Sleutjes. Quem também compartilhou conhecimento e suas próprias experiências de atuação foi a psicopedagoga Quezia Bobonatto, ex-presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia. A profissional aprofundou no importante tema das dificuldades ou transtornos de aprendizagem, explicando a melhor forma de diagnosticar esses problemas e definir intervenções.
A coordenadora Heloisa Delage não tem dúvidas sobre o impacto desses conteúdos nos profissionais dedicados à educação. “Penso que esses novos conceitos provocaram um desejo maior ainda de entendimento acerca dos processos que envolvem dificuldades e transtornos de aprendizagem. A partir disso, poderão aprofundar esses conhecimentos, sentindo-se empoderados para efetivamente modificar a práxis do ensino nas escolas. Eu acredito no poder da educação como instrumento de transformação de vidas”, afirmou.
Depois de adquirir conhecimentos atualizados na área, os convidados aprenderam a aplicá-los no crescimento profissional através da palestra do Diretor geral da Rede de Ensino Apogeu, Makerley Arimatéia. O profissional compartilhou experiências no desenvolvimento da gestão de escolas e ensinou aos presentes ferramentas para que possam construir uma carreira de sucesso na Educação.
Para a supervisora de ensino do IESPE, Flávia Cipriani, esse segmento encerrou com sucesso um dia de muito aprendizado, valorizando a atualização constante dos conhecimentos. “Nosso II Café Educacional foi extremamente significativo. Contamos com a presença e participação de centenas de profissionais que se dedicam à qualidade da educação e reconhecem a necessidade emergente de buscar constantemente novas informações e conhecimentos que agreguem valor as suas práticas na formação de alunos e pacientes”.
Aqueles que se interessaram em seguir a carreira em um dos diferentes setores também puderam receber informações valiosas sobre os cursos de especialização adequados para cada perfil, já que os profissionais são também professores das 5 pós-graduações do IESPE, instituição que também oferece cursos de extensão na área.
Com muita participação e engajamento dos convidados, o II Café Educacional foi um sucesso que atendeu a uma demanda crescente do mercado e que também é uma necessidade para realmente atualizar o ensino e torná-lo mais inclusivo no país. “Os resultados e retornos foram para mim muito positivos, quando consideramos a união pela transformação da educação frente às demandas contemporâneas”, concluiu a supervisora.
Confira as fotos do evento: