Evento é realizado por acadêmicos de medicina
Juiz de Fora vai receber pela primeira vez o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar. O evento acontece no Independência Shopping e conta com o apoio do IESPe – Instituto
Educacional São Pedro, que treinou, na tarde desta quarta-feira, 26, a equipe de instrutores que vão atuar na ocasião.
O evento é realizado simultaneamente em todo país e tem o objetivo de salvar vidas através da conscientização. “É importante porque as pessoas vão aprender como identificar e como agir diante de uma parada cardiorrespiratória”, afirma Fernando Arneiro Dantas, 28 anos, estudante de medicina e um dos organizadores da etapa local.
“Estamos muito felizes de participar desse evento porque tem tudo a ver com a nossa missão, que é ajudar a comunidade levando conhecimento.” Marcos Schlinz, Supervisor de Ensino do IESPe.
A parada cardiorrespiratória (PCR) é considerada a maior urgência médica. No Brasil, dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia estimam que, por ano, cerca de 350 mil pessoas morram por complicações cardiovasculares. Apesar de não existirem pesquisas específicas para a taxa de mortalidade ocasionada pela PCR, fontes não oficiais indicam que o número anual de vítimas pode chegar a 200 mil.
Por se tratar de uma iniciativa que vai ao encontro das diretrizes internacionais em cardiologia, a organização do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar em Juiz de Fora conta com o apoio integral do IESPe desde o início. “Nós estamos muito felizes de participar desse evento porque tem tudo a ver com a nossa missão, que é ajudar a comunidade levando conhecimento”, comemora Marcos Schlinz, supervisor de ensino e um dos treinadores da equipe que vai atuar no Dia da Reanimação Cardiopulmonar.
Como sítio oficial de treinamento da AHA – American Heart Association (Associação Americana do Coração), uma das instituições mais respeitadas no mundo quando o assunto é cardiologia, o IESPe ofereceu gratuitamente a capacitação especializada a todos os instrutores, com o intuito de uniformizar as condutas dos profissionais que atenderão os participantes no dia do evento. “Os estudantes de medicina estão sendo treinados para usar uma linguagem mais facilitada, para que todos compreendam o que deve ser feito, mas, claro todo o curso é baseado nas diretrizes de Basic Life Support – BLS [Suporte Básico de Vida – SBV, em tradução livre], Advanced Cardiovascular Life Support – ACLS [Suporte Avançado de Vida em Cardiologia] e Pediatric Advanced Life Support – PALS [Suporte Avançado de Vida em Pediatria]”, explica Erika Dornelas, coordenadora dos cursos de imersão em APH e BLS da instituição.
Ao longo do dia, os organizadores agradeceram a parceria do Instituto: “Foi mais que um treinamento, vocês surpreenderam”, disse o médico, Dr. Clorivaldo Rocha Corrêa, supervisor geral do projeto, enquanto avaliava o curso. Sendo posteriormente complementado pelo estudante Fernando Arneiro Dantas: “Sem a ajuda dos apoiadores seria impossível realizar o evento aqui em Juiz de Fora. O IESPe nos forneceu sua equipe, mão de obra, treinamento e o espaço. Estamos muito felizes com o resultado”, finaliza.
O Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar em Juiz de Fora acontece no sábado, dia 29 de Agosto, de 10h às 22h no Indenpendência Shopping. O evento é totalmente gratuito e o IESPe, juntamente com os organizadores, convida a população para participar, afinal #TodosPodemSalvarVidas.
Compartilhe essa corrente: #IESPe #DiaDaReanimacao #DiaDaReanimacaoJF
Para outras informações, acesse: www.diadareanimacao.com.br
Página oficial do evento no facebook: www.facebook.com/diadareanimacao
Para ver fotos da preparação do evento e do treinamento da equipe no IESPe, clique aqui.