Professores compartilharam conhecimentos na UFJF, HMS e FACIG
No IESPE a Enfermagem é uma área com um significado especial, já que foi a primeira a receber uma pós-graduação e é até hoje a mais presente nas diversas capacitações oferecidas. Com sucesso crescente ao longo dos mais de 7 anos de existência da instituição, a área recebeu este mês eventos, um workshop e até uma matéria especial. Confira os destaques no mês da enfermagem:
Compartilhando conhecimento
Impossível abordar a Enfermagem no IESPE sem citar o nome do nosso supervisor de ensino. O enfermeiro intensivista titulado ABENTI/AMIB Marcos Schlinz foi o responsável pela abertura da primeira pós-graduação na área, em Cuidados intensivos (UTI) Adulto e Neonatal. Hoje o curso está na sua 13ª turma e segue fazendo sucesso junto a 7 outros cursos de especialização em enfermagem oferecidos atualmente na instituição.
Outra grande conquista na área foi a parceria com grandes instituições para a capacitação de profissionais. Dentre elas, se destacam a certificação da AHA – American Heart Association (através do Instituto Terzius) e da SOMITI (Sociedade Mineira de Terapia Intensiva) para cursos de extensão e imersão.
Sempre compartilhando esse conhecimento e experiência pelo Brasil, o supervisor de ensino voltou à proposta original do IESPE, de desenvolver o conhecimento da região, e participou de eventos locais para enfermeiros.
Em Juiz de Fora, Marcos esteve em um dos maiores hospitais da cidade, o Monte Sinai, para ministrar uma palestra em comemoração ao Dia do Enfermeiro. A equipe de enfermagem recebeu novas perspectivas sobre “o enfermeiro como líder coach” e pôde aprofundar na importante capacidade de gestão desse setor da saúde. O momento surpreendeu os presentes pela qualidade e, como agradecimento, o IESPE sorteou uma bolsa de 50% na matrícula de pós-graduação.
O sucesso da palestra também se estendeu para Manhuaçu, no I Simpósio de Enfermagem da FACIG. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Manhuaçu e teve grande presença dos profissionais da cidade. Tamanha foi a importância dessa participação que Marcos Schlinz recebeu uma homenagem dos representantes da FACIG.
Buscando impactar pessoas em diferentes níveis de conhecimento e experiência na área, Marcos também reservou um dia para conversar com um público que ainda está decidindo o futuro profissional. O enfermeiro intensivista palestrou para menores aprendizes da Espro (Ensino Social Profissionalizante) sobre o dia a dia da profissão.
Prática para salvar vidas
Acompanhando o foco na prática que guia os cursos e até a contratação de professores no IESPE, a instituição promoveu um workshop sobre BLS infantil e adulto/APH grave e trauma grave na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora).
O treinamento fez parte da 79ª Semana Brasileira de Enfermagem/ 19ª Semana de Enfermagem da FACENF. Enfermeiros participantes puderam aplicar conhecimentos sobre o Suporte Básico de Vida em manequins realísticos, sob orientação de profissionais certificados pela AHA – American Heart Association. Os instrutores Francine Banni, Roberto Fábio e Raphael Soares têm experiência ministrando cursos de BLS no IESPE e foram responsáveis pelo workshop.
A instituição também oferece outros cursos da AHA nos quais é possível aprofundar esses conhecimentos, como o ACLS (Suporte Avançado de Vida) e o PALS (Suporte Avançado de Vida Pediátrico).
Cuidado e gratidão
O mês da Enfermagem é marcado pelo amor, carinho e dedicação tão presentes na área. Pensando na importância desses profissionais, o IESPE também produziu uma matéria especial sobre o Dia Internacional da Enfermagem.
Confira o vídeo de depoimento de professores e alunos da Enfermagem sobre o real significado da profissão:
Confira os cursos de pós-graduação em Enfermagem do IESPE. A instituição também oferece cursos de extensão e imersão na área.