Foi muito emocionante a confraternização ocorrida na noite do dia 15 de dezembro de 2021. Nessa ocasião, a diretoria do IESPE homenageou 17 enfermeiros voluntários que atuaram na vacinação durante a pandemia de COVID-19.
Atuando por quase 6 meses como ponto na vacinação, o Sport Club se tornou um dos principais postos de aplicação da primeira dose, chegando a vacinar mais de 4 mil pessoas em um único dia.
A contribuição do Sport Club foi tão importante que se tornou o ponto que mais vacinou em JF, com mais de 200 mil doses aplicadas na primeira fase da imunização.
Walbet Jr., diretor do IESPE, bastante emocionado, comentou:
“Poder encontrar, depois de quase dois anos de pandemia, toda a equipe de enfermeiros voluntários e poder confraternizar com eles em um ambiente descontraído foi maravilhoso. A dedicação e o trabalho deles merecem toda nossa gratidão.”
Reconhecimento merecido
Dra. Ana Cristina de Lima Pimentel, Secretária de Saúde de Juiz de Fora, aceitou honrada o convite feito pelo IESPE para a solenidade e estava encantada com recepção preparada para os enfermeiros. “Os enfermeiros voluntários que trabalharam no Sport Club merecem ser parabenizados pelo ótimo trabalho realizado. A iniciativa do IESPE, da Faculdade Ensine e da Clínica Policonsultas de homenagear os enfermeiros voluntários é admirável” acrescentou.
A Dra. destacou ainda que empresas como essas dão um ótimo exemplo por representarem os principais valores da sociedade: a educação e a saúde.
17 heróis com um objetivo comum: ajudar o próximo
Alfeu Gomes, enfermeiro e professor da pós-graduação do IESPE, foi quem teve a ideia de reunir o grupo de enfermeiros voluntários. Alfeu fez muito mais: liderou e organizou a rotina dos 17 profissionais que se dedicaram em seus postos ajudando na imunização.
“Sou afortunado por trabalhar com profissionais tão dedicados, que prontamente aceitaram a missão, o que contribuiu para que o trabalho fluísse de forma tranquila e coordenada. Todos foram muito profissionais e se entregaram de corpo e alma ao desafio.” acrescenta Alfeu.
O líder dos enfermeiros voluntários aproveitou para deixar uma mensagem de motivação para os futuros profissionais da Saúde, pois ele lembra que para exercer essa profissão, é preciso paixão:
“Construam um caminho sólido na profissão através do estudo e do aperfeiçoamento, e levem a bandeira que une a todos nós. E lembrem-se que sempre, sempre o cuidado preventivo é mais eficiente do que o cuidado curativo, e foi isso que motivou a mim e meus colegas. As ações de prevenção envolvendo a campanha de vacinação foi o ponto principal de nossa colaboração”.
Os enfermeiros voluntários homenageados foram:
- Alfeu Gomes de Oliveira Júnior
- Jéssica Maria dos Reis
- Maria de Fátima dos Reis
- Ednea Aparecida Fajardo de Oliveira
- Fabiana Mara Santiago Trovato Leopoldino
- Lucy Monteiro Mayer
- Jéssica Gollner Alves Ramos
- Maria José da Silva Fernandes
- Monica Gollner
- Valéria Cota de Oliveira Pifano Neto
- Ivana Maria de Assis
- Ana Lucia Moreira de Souza
- Ana Paula Lins Mendes Cruz
- Teofila Maria Augusta Vieira
- Mariana Da Costa Bruno
- Priscila da Silva Batista Afonso
- Victor Rios Furtado Augusto
Os pilares da nação
João Paulo Ghedin, diretor da Clínica Policonsultas concorda com a Secretária de Saúde de JF quando ela se refere aos pilares da sociedade (educação e saúde). “Sem educação ninguém consegue crescer na vida e que, sem saúde, as pessoas não conseguem produzir nada. Esses enfermeiros voluntários, que estão à frente do combate da pandemia, estão dando o seu melhor. Eles merecem ser homenageados todos os dias”.
O diretor da Clínica Policonsultas diz que é preciso lembrar também dos profissionais da recepção, do primeiro atendimento e da higienização, anjos que dedicam parte de seu tempo para ajudar as pessoas.
Vitor Hugo, diretor da Faculdade EnsinE, destacou que para esses profissionais não há o “fique em casa”, pois hospitais e clínicas não podem fechar. Eles precisam trabalhar todos os dias, arriscando suas vidas para ajudar a população.
“É com orgulho que estou aqui hoje prestando essa pequena homenagem. Quantas e quantas pessoas eles ajudam a salvar todos os dias… É admirável o que esses heróis enfrentam para ajudar o próximo”, conclui Vitor.