Capacitação faz parte da pós em Fitness e incluiu aula prática em academia
Mais uma vez o IESPE recebeu em sua sede um profissional referência na área da Educação Física. Nos dias 3 e 4 de março, o PhD. Gustavo Monnerat ministrou o curso de Fisiologia e Adaptações do Aparelho Cardiorrespiratório para educadores físicos que buscavam se capacitar na área. Promovendo a compreensão do efeito do treinamento no sistema cardiovascular, as aulas teórico-práticas do curso fazem parte da pós-graduação em Fitness, Performance e Saúde, que acontece no IESPE.
Doutor em Fisiologia pelo IBCCF-UFRJ e pesquisador ativo na área, Gustavo abordou o tema tanto da perspectiva dos exercícios aeróbicos quanto do treinamento de força.
Qual a importância de conhecer e monitorar o sistema cardiovascular? De acordo com o profissional, além de possibilitar uma melhor performance, o treino bem estruturado permite a prevenção e reabilitação de doenças cardiovasculares e outras patologias metabólicas associadas.
“A compreensão dos mecanismos fisiológicos é fundamental para a prescrição de treinamento tanto visando benefícios cardiovasculares quanto ganho de desempenho esportivo e emagrecimento. Além disso, o monitoramento fisiológico é fundamental para controle da intensidade e da segurança de execução de uma atividade esportiva”, explicou o professor.
Para apresentar de forma completa essa interação coração-pulmão, foi detalhada na parte teórica a anatomia e fisiologia de ambos os sistemas, assim como a correta análise dos fatores afetados pelo exercício. O pesquisador abordou os volumes pulmonares, limiares respiratórios, frequências cardíacas e adaptações ao exercício, considerando a prescrição de treino baseada nos limiares e variáveis influenciados pela genética e suas adaptações.
Confira o convite do professor para o curso de Fisiologia e Adaptações do Aparelho Cardiorrespiratório:
Monitoramento cardiovascular
No curso, conceitos teóricos de bioquímica e genética se uniram a questões de monitoramento do sistema cardíaco com a utilização de equipamentos próprios. E o que não faltou foi prática: os educadores físicos estiveram na Academia Soul, parceira do IESPE, onde receberam orientação de Gustavo Monnerat na medição e análise dos dados coletados durante e após a prática de exercícios físicos.
“Todos os alunos aprenderam a monitorar alguns parâmetros fisiológicos fundamentais como a pressão arterial, frequência cardíaca e saturação de oxigênio. Além disso, entenderam como diferentes exercícios, tanto aeróbicos como musculação, alteram esses parâmetros cardiovasculares”, esclareceu Monnerat.
Gustavo Monnerat orienta alunos na Academia Soul
Assim como na pós, o objetivo principal de oferecer a prática em academia era garantir que os educadores físicos presentes já poderiam praticar os conceitos no dia a dia de trabalho, com resultados positivos tanto na saúde quanto na performance do aluno.
Para aqueles que não puderam participar da extensão, ainda há possibilidade de ingressar na pós-graduação em Fitness, Performance e Saúde. O IESPE também oferece outros módulos da pós como cursos de extensão, todos com profissionais referência na área de Educação Física.