Campanha do IESPe mobiliza a população para doação de sangue
A sede da Fundação Hemominas de Juiz de Fora recebeu nesta terça-feira, dia 30 de Junho, uma equipe unida em prol da solidariedade. A campanha #EuSalvo4, idealizada pelo IESPe – Instituto Educacional São Pedro, promoveu a doação de sangue entre profissionais, alunos, parceiros da instituição e da população em geral.
“A missão de salvar muitas vidas é nossa responsabilidade” Walbet Vianna Júnior, diretor do IESPe
Walbet Vianna Júnior, diretor do IESPe, comenta a importância da iniciativa e explica que a escolha do nome da campanha, #EuSalvo4, é devido ao fato de cada pessoa poder salvar até quatro vidas com o sangue doado. “Existe um processo de divisão do sangue em quatro componentes, podendo cada um deles ir para um paciente diferente”, esclarece. Quem confirma essa informação é o hematologista do Hemominas, Dr. Sebastião Avelar: “o sangue fica em repouso por um tempo e depois é fracionado em hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado”, pontua o médico que acompanha, desde a década de 80, a trajetória dos hemocentros e a dificuldade enfrentada pelos profissionais na captação de indivíduos.
Mesmo com muitos obstáculos, a história do Hemocentro de Juiz de Fora é de muita superação e vitórias, devido ao trabalho sério realizado diariamente, gerando, portanto, muita credibilidade à instituição. Dr. Sebastião explica que atualmente a unidade atende cerca de 30 municípios ao redor da cidade e abastece em torno 64 hospitais. Por isso é tão importante que a doação de sangue seja regular e que a população se conscientize da importância do gesto.
De acordo com o site da Fundação Hemominas, para doar sangue é preciso ter entre 18 e 69 anos (menores com 16 e 17 anos deverão ter uma autorização dos pais e maiores e maiores de 60 podem realizar o procedimento caso já o tenham feito, pelo menos uma vez, antes dessa idade), pesar mais de 51Kg e estar em boas condições de saúde. A lista completa de critérios e restrições, você confere clicando aqui.
O IESPe agradece a todos que doaram e que contribuíram para que a #EuSalvo4 tenha sido um sucesso, especialmente à Ana Cristina Portugal, representante das campanhas para doação de medula óssea #JuntosPeloPaulinho e #UmAnjoParaIsabela, que somou forças para alcançar nosso objetivo. Também ao Dr. Sebastião Avelar, à chefe da equipe de captação do Hemominas, Lidiane Moura, e aos colaboradores da casa, entre médicos, enfermeiros, equipe de apoio, enfim, todos os profissionais que nos acolheram com muita atenção, respeito e gratidão. “A missão de salvar muitas vidas é nossa responsabilidade”, finaliza Walbet Vianna Júnior.
A instituição lembra que o principal combustível para a doação de sangue é a vontade de salvar vidas e reitera, portanto, seu compromisso na formação de profissionais capacitados não apenas em seus ofícios, mas em formas de contribuir para iniciativas sustentáveis e socialmente responsáveis.
Confira fotos do evento:
[inpost_fancy thumb_width=”100″ thumb_height=”100″ post_id=”2132″ thumb_margin_left=”0″ thumb_margin_bottom=”0″ thumb_border_radius=”2″ thumb_shadow=”0 1px 4px rgba(0, 0, 0, 0.2)” id=”” random=”0″ group=”0″ border=”” show_in_popup=”0″ album_cover=”” album_cover_width=”200″ album_cover_height=”200″ popup_width=”800″ popup_max_height=”600″ popup_title=”Gallery” type=”fancy” sc_id=”sc1435868063693″]
[Por: Victor Alexsander]