Tema “Vulgarização das Profissões na Internet” foi discutido por conselhos de Educação Física, Fisioterapia, Medicina e Nutrição.
Depois de contar com debates sobre o Triatlo e os Jogos Olímpicos, Um encontro inédito marcou a última mesa de discussão no SIES – Simpósio IESPe de Esporte e Saúde. A vulgarização das profissões na internet foi o tema central da terceira sessão temática que contou com a presença de representantes dos quatro conselhos envolvidos no evento.
Com a moderação da nutricionista e educadora física, Mary Tabet, os convidados para debater o tema, se revezaram em defesa da valorização dos especialistas e de seu reconhecimento nos meios de comunicação. O médico Jairo Antônio Silvério, do Conselho Regional de Medicina destacou os perigos do autodiagnóstico e da automedicação em sua palestra, onde lembrou o desafio que a medicina enfrenta. José Márcio Bastos dos Santos, membro do Conselho Federal de Educação Física, condenou o exercício ilegal da profissão por pessoas leigas que usam a internet para atuar como profissionais.
O mesmo método foi seguido pelos conselheiros Vinício Lazzarini e Elisabeth Chiari dos conselhos regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) e Nutrição (CRN9), respectivamente. Os delegados alertaram dos riscos que a população enfrenta ao não contar com o apoio de profissionais treinados.
Segundo Elisabeth Chiari, apenas o nutricionista pode indicar prescrição dietoterápica, prescrição de dieta e assistência nutricional, mas deve se atentar aos resultados de cada paciente porque os indivíduos têm suas características específicas. “Nosso desafio é trabalhar mantendo o prazer da pessoa, sem excluir os alimentos na dieta. E os alimentos não podem ser retirados por indicação dos outros profissionais sem o conhecimento do nutricionista do paciente. Isso deve ser decidido em conjunto com os outros especialistas, repetindo a mesma ideia que estamos tendo aqui no SIES: o diálogo”, ressalta.
Ao final, foi aberta uma discussão entre os participantes que fizeram várias ponderações.
Inclusive os blogueiros, Pedro Prata e Duda Ventura, que formam o “Casal Fit”
se manifestaram favoráveis à disseminação dos conteúdos relacionados à saúde e bem-estar, desde que sejam veiculados de forma séria, responsável e embasada. “Não queremos mostrar mocinho ou vilão. Nossa intenção é levar um estilo de vida saudável”, afirmou Duda, em entrevista. A opinião foi validada por todos os conselheiros que foram unânimes em reconhecer a força que a internet traz, desde que haja cautela na produção e no consumo do conteúdo.
Para finalizar o maior evento de esporte e saúde da região, o coordenador geral do SIES, Raphael Soares, agradeceu a presença e a participação de todos. “Pessoalmente, estou muito feliz. Essa foi uma edição para ficar na história Tenho certeza de que os participantes saíram do evento com novos horizontes, superou nossas expectativas. Obrigado a todos os envolvidos”, finaliza o professor.
O SIES, uma iniciativa multidisciplinar que envolve as áreas comprometidas em promover a saúde da população através do esporte, é realizado pelo IESPe – Instituto Educacional São Pedro em parceria com a Faculdade Redentor.
Realização:
Patrocínio:
Apoio:
Para mais informações, ligue: +55 32 3216-1224
[Por: ASCOM]
1 comentário em “Encontro inédito de 4 conselhos marca terceira sessão do SIES”
Os comentários estão encerrado.