Educadores Físicos estão contra o exercício ilegal da profissão

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter

Campanha online conta com milhares de adeptos.

 

No mundo virtual as barreiras geográficas, culturais e sociais tendem a se dissolver, mas as informações que chegam até nós, muitas vezes podem ser desencontradas ou sem fundamento. Nos últimos dias está sendo promovida nas redes sociais uma campanha em que Educadores Físicos estão contra o exercício ilegal da profissão, a #mostraseuCREF, se referindo ao documento emitido pelo Conselho Regional de Educação Física aos profissionais.

 

Não é muito raro encontrar blogs, páginas, ou perfis que promovam o estilo de vida saudável, com atividades físicas e dieta equilibrada. Apesar de inspirar muitas pessoas, por contar com um corpo fitness, alguns blogueiros dão dicas de como se alimentar, como conquistar o “corpo perfeito” e prestam até consultoria para os seguidores. Esta atitude é ilegal, segundo a lei nº 9.696/98, que prevê que o exercício profissional da Educação Física deve ser feito apenas para os que possuem diploma.

 

Raphael Soares
Raphael Soares – coordenador IESPe

“Alguns blogueiros copiam o conteúdo ou escrevem artigos sem a menor preocupação com comprovação científica…” Raphael Soares.

A movimentação dos educadores é também uma preocupação de Raphael Soares, coordenador dos cursos de Educação Física do IESPe: “alguns blogueiros copiam o conteúdo ou escrevem artigos sem a menor preocupação com comprovação científica, justificando seu texto com embasamento apenas na experimentação pessoal”. De acordo com Raphael, esta é uma prática perigosa pois “o que funciona para um, nem sempre é a melhor opção para outro”, defende.

 

Ainda na opinião do coordenador, a falta de conhecimento acadêmico representa um risco, pois, muitas vezes, os formadores de conteúdo não sabem como funciona o metabolismo, não conhecem metodologias diferentes de treinamento ou não se atentam para as particularidades fisiológicas, anatômicas, patológicas e outros fatores que interferem na prescrição e no controle do exercício físico, colocando, assim, a saúde dos seguidores em risco e desvalorizando os profissionais capacitados para essas funções.

 

O IESPe acredita que o reconhecimento é resultado de capacitação, do esforço e dedicação pessoal e reitera seu compromisso de formar indivíduos com diferencial de proatividade e compromisso.

 

Confira algumas fotos da campanha #mostraseuCREF:

[inpost_fancy thumb_width=”100″ thumb_height=”100″ post_id=”841″ thumb_margin_left=”10″ thumb_margin_bottom=”0″ thumb_border_radius=”2″ thumb_shadow=”0 1px 4px rgba(0, 0, 0, 0.2)” id=”” random=”0″ group=”0″ border=”” show_in_popup=”0″ album_cover=”” album_cover_width=”200″ album_cover_height=”200″ popup_width=”800″ popup_max_height=”600″ popup_title=”Gallery” type=”fancy” sc_id=”sc1426524514808″]

 

Para saber informações sobre os cursos de pós-graduação em Educação Física, clique aqui.

 

Mais informações, ligue: (32) 3216-1224.

Picture of IESPE

IESPE

Posts relacionados