Confira as dicas de uma especialista em Metodologia Científica para produzir um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de qualidade
Geralmente, os alunos têm certa dificuldade em lidar com a disciplina de metodologia científica e com a produção do TCC, visto que boa parte daqueles que procuram uma especialização estão focados na prática e, principalmente, na atualização do tema.
Tenho preferência por essa área por ser apaixonada pela temática do método científico e por acreditar que é a partir dele que permeia todo o processo do conhecimento, desde as indagações até às grandes descobertas. Essa paixão foi o que me levou a trabalhar não só com a pesquisa, mas também com o ensino desse processo para alunos de pós-graduação nos cursos de Enfermagem em Cuidados Intensivos (UTI) Adulto e Neonatal, Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica e Enfermagem em Estomaterapia com Ênfase em Feridas, Estomas e Incontinências.
Ao longo dessa experiência, pude perceber que as principais dúvidas envolvem as normas da ABNT e a elaboração de um texto original sem cometer plágio. Outra dificuldade dos alunos é conseguir decidir sobre o tema a ser estudado.
Por isso, resolvi separar algumas dicas importantes para a produção de um bom TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Confira:
1- Escolha um bom tema
Na hora de escolher o tema para o TCC, o aluno deve levar em consideração alguns fatores internos e externos:
Fatores internos: são as suas preferências pessoais em relação ao tema, como interesse, experiência profissional , vontade de aprender mais e tempo disponível para a construção do seu TCC.
Fatores externos: estão relacionados à quantidade de produção científica disponível sobre o tema, caso o aluno decida fazer uma revisão de literatura. Caso ele escolha realizar uma pesquisa de campo, é importante que o local onde será realizada a pesquisa tenha autorizado previamente essa prática.
Outro fator externo de suma importância é o recurso financeiro disponível, pois pode acontecer de o tema ser de grande relevância e o aluno ter autorização para realizar a pesquisa em determinado local. Mas se ela exige um orçamento elevado e o aluno não tem recurso, fica mais difícil efetivar a realização do estudo.
2- Tenha disciplina
Para atender o prazo para entrega do artigo, o aluno precisa ter disciplina e realizar as atividades propostas pelo professor no prazo estabelecido. Isso quer dizer que em cada módulo ele precisa estar em dia com o andamento da redação do seu projeto de pesquisa e posteriormente com a redação do artigo científico.
Ressalto que, entre um módulo e outro, o professor da disciplina fica disponível para esclarecer qualquer tipo de dúvida pertinente ao projeto via e-mail.
3- Fique atento às normas de escrita do TCC
Apesar da importância de todas as diretrizes, as principais regras da ABNT a serem consideradas são as de citação e referências.
Principalmente porque os erros mais comuns de formatação são os relacionados à forma de citar os artigos utilizados na fundamentação teórica e discussão. Assim, a melhor maneira de evitá-los seria estar em contato constante com seu orientador e principalmente seguir as normas estabelecidas que servem como guia nesse processo.
Para facilitar a escrita, é possível utilizar recursos de formatação que permitem formas mais rápidas e fáceis de produzir o trabalho nas normas corretas, incluindo citações, referências e demais elementos de um TCC. Esse é o caso, por exemplo, do site brasileiro Fast Format. Mas é preciso sempre checar as adequações separadamente e junto ao seu orientador, que deve ter a palavra final.
Também devo destacar a importância do orientador para garantir que os testes sejam conduzidos de maneira correta e conforme o propósito da hipótese e objetivos definidos.
4- Seja ético e não cometa plágio
Quando falamos de ética e trabalho científico, existem grupos de pesquisa que discutem muito essa temática, que seria a integridade científica. Através da minha presença frequente nos principais debates que acontecem no Brasil a respeito do tema, pude concluir que a principal questão abordada é a de plágio acadêmico.
Esse tema não é só uma questão ética, mas também de formatação e exige cuidado especial do aluno. Sim, citações escritas de forma incorreta podem ser classificadas como plágio! Para evitar isso, o aluno deve assistir as aulas metodologia do curso em que é discutido bastante esse tema, ler o material e/ou entrar em contato com o professor responsável.
O plágio pode acontecer quando o aluno faz uma citação direta e não utiliza os recursos adequados. É importante ter em mente duas regras principais para citações:
1- Ao copiar um texto na íntegra com até três linhas deve-se utilizar aspas na citação, sempre acompanhada da indicação de autoria.
2- Citações diretas com quatro linhas ou mais devem aparecer no texto com recuo à esquerda e com fonte menor do que a do trabalho. A indicação de autoria deve ser feita em parêntesis.
Quando essas regras não são seguidas, é possível interpretar que o conteúdo é de autoria do aluno e não do autor, mesmo que essa não seja a intenção.
5- Utilize fontes de qualidade e confiáveis
Muitas vezes, a dificuldade dos alunos em encontrar os artigos relacionados ao seu tema de TCC se dá pelo fato de não saberem fazer a busca adequadamente. Primeiramente, é importante utilizar o descritor adequado. Na área da Saúde, ele é conhecido como Descritor em Ciências da Saúde (Decs) e pode ser encontrado no site da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) no link: decs.bvs.br.
Após identificar qual descritor é o mais adequado para a sua pesquisa, o aluno consegue encontrar todos os artigos relacionados ao tema escolhido. Lembrando que o Decs é um vocabulário controlado, trilíngue, para a padronização e indexação de artigos de revistas científicas, livros, anais de congressos, relatórios técnicos, e outros tipos de materiais, para uma revisão de literatura confiável e rápida na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) como LILACS, MEDLINE ,etc.
Espero que as dicas tenham sido úteis e estou à disposição para responder quaisquer dúvidas a respeito do tema.
Abraço,
Para conhecer as pós-graduações de Enfermagem, acesse a página da Faculdade Redentor no IESPE. A instituição também oferece cursos em outras áreas da Saúde. Confira no link a seguir: pós-graduações em Saúde.