Wesley Pinto e Raphael Marinho compartilharam conhecimento em APH e BLS
O coordenador Wesley Pinto já é referência nas áreas de Urgência e Emergência e Atendimento Pré-Hospitalar, mas provou este mês que mesmo assim a busca por conhecimento não para. Juntamente com o colega enfermeiro e também professor do IESPE Raphael Marinho, o profissional participou do importante III Congresso de Urgência e Emergência do Nordeste, em Salvador. O enfermeiro especialista na área também esteve neste mês em Curitiba, no XIII Congresso Brasileiro da SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado).
Conhecimentos e diretrizes oficiais em Salvador
Além da intensa programação científica, o Congresso de Urgência e Emergência do Nordeste, realizado nos dias 10 e 11 de agosto na Bahia, também contou com atividades práticas de simulação. O objetivo era beneficiar a sociedade através da atualização e excelência dos profissionais de saúde. Contribuindo para essa meta, o coordenador do IESPE Wesley Pinto ministrou duas palestras: “Imobilização no Trauma: novas tendências” e ”Cuidados Pós- Parada Cardiorrespiratória”.
O que não faltou foi propriedade para falar do assunto: além de especializado na área, o enfermeiro é Membro do Comitê de APH da ABRAMEDE (Associação Brasileira de Medicina de Emergência) e também Fundador, Membro e 2º Secretário do Departamento de Enfermagem da mesma instituição (gestão 2016 – 2018).
E a responsabilidade de atualização dos profissionais de saúde foi grande, já que o evento recebeu mais de 600 inscritos. “Participar do congresso foi uma experiência muito boa. Foi possível trocar experiências com os colegas de vários Estados e compartilhar o saber que venho construindo ao longo dos anos como emergencista”, contou Wesley.
Outro profissional do IESPE que também não perdeu a oportunidade de compartilhar conhecimento foi o enfermeiro intensivista Raphael Marinho, que ministrou a palestra “Suporte Básico de Vida – o que mudou? ” no evento. Já mais que acostumado a capacitar enfermeiros em sala de aula e também fora dela com auxílio de sua página de Enfermagem Avançada, o profissional é uma das mais recentes adições ao corpo docente do IESPE.
Atualização em Curitiba
A Bahia não foi o único destino para adquirir mais conhecimento. Neste último fim de semana, o enfermeiro e coordenador Wesley Pinto seguiu para a outra extremidade do país.
O Congresso Brasileiro da SBAIT, que já está em sua 13ª edição, também contou desta vez com convidados internacionais e é uma importante contribuição anual na área.
A participação no evento garantiu ainda mais conhecimento na área e foi uma oportunidade de prestigiar os colegas da Enfermagem. “Como profissional e docente em emergência sempre busco me qualificar também, como fiz no Congresso brasileiro de Trauma da SBAIT em Curitiba. A saúde baseada em evidências nos exige que estejamos em um dinâmico e constante aprendizado”, concluiu.