Concurso SAMU 2017: tire suas dúvidas sobre as provas, cargos e salários

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter

Conheça os detalhes sobre o concurso SAMU 2017 lançado em Minas Gerais e confira os cursos que valem ponto para a Prova de Títulos

 

Saiu o edital do concurso SAMU 2017 para atuação em Minas Gerais. 499 vagas estão disponíveis e as inscrições poderão ser realizadas de 8 agosto até o dia 22 de setembro deste ano para 17 cargos de nível médio, técnico e superior. Para aumentar ainda mais as suas chances de ingressar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, separamos todos os detalhes dessa seleção, tirando as suas  dúvidas sobre os requisitos, provas e cargos.

Confira também os mais de 10 cursos do IESPE que contam pontos para a prova de título, incluindo pós-graduações em Enfermagem e Medicina e extensões na área da saúde.

 

Atualização: confira as mudanças no edital do Concurso SAMU 2017

 

Informações gerais SAMU 2017

 

Inscrições: 09h00 do dia 08/08/2017 às 15h59 do dia 22/09/2017. Somente pela página oficial.

Valor: De 45 a 150 reais, dependendo do cargo  (item 4.2.3 do edital)

Data da Prova: 22/10/2017 nas cidades de Juiz de Fora, Muriaé e Ubá.

Salários: De 970 a 7.050 reais, de acordo com o cargo pretendido. O salário de cada cargo está disponível no ANEXO I do edital.

Página oficial: ibgpconcursos.com.br/concursos/DetalheConcurso

 

Como serão as provas?

O concurso do SAMU 2017 terá três etapas. Confira o que esperar de cada fase:

 

 1º Etapa: Prova Objetiva de Múltipla Escolha (eliminatória e classificatória)

Data: 22/10/2017 (em dois turnos) – conferir horários no item 10.1.3 do Edital

Duração: 3h30

Local: Juiz de Fora, Muriaé e Ubá, dependendo do cargo pretendido – conferir item 10.1.4 do Edital

Questões: 40 questões (15 gerais e 25 específicas) valendo um total de 100 pontos (Conferir ANEXO IV do edital)

Inscrição: O comprovante definitivo de inscrição contendo o local, a sala e o horário de realização serão disponibilizados no endereço eletrônico www.ibgpconcursos.com.br, a partir de 16/10/2017.

 

Conteúdo: O conteúdo programático para a avaliação de cada cargo, que inclui as referências bibliográficas e detalhes sobre os temas, estão no ANEXO V do edital.

Para os cargos de nível médio e técnico (Auxiliar de Farmácia, Condutor Socorrista e Técnicos de Enfermagem) e para os de nível superior (Enfermeiro, Médico, Farmacêutico) são pedidos conhecimentos gerais e específicos em Língua Portuguesa, Informática, Raciocínio Lógico, Normas do SAMU e Saúde Pública, variando o enfoque de acordo com o cargo.

A exceção fica por conta das demais vagas (Auxiliar Administrativo, Mecânico, Motorista,  Técnico de Segurança do Trabalho Auxiliar Administrativo, Mecânico, Motorista,  Técnico de Segurança do Trabalho) que, em vez de Saúde Pública, devem estudar Administração Pública.

Em todas as funções disponíveis para o concurso SAMU 2017 é necessário também conhecimentos específicos da profissão e que são listados no mesmo ANEXO V.

 

2º Etapa: Prova de Título (classificatória)

Considera formação acadêmica e experiência profissional através do preenchimento do formulário de avaliação (que será divulgado no site oficial) acrescido dos documentos de comprovação, que serão enviados por correio para a IBGP (veja as regras no item 10.2 do edital).

A relação de pontos para cada item do currículo está disponível no ANEXO VI do edital.

O IESPE possui  12 cursos que contam ponto para a Prova de Título. São 6 cursos de pós-graduação Lato Sensu reconhecidos pelo MEC (para Médico e Enfermeiro) e 6 de extensão (BLS, ACLS, PALS, Ventilação Mecânica para Adultos, Capacitação e Atualização em Atendimento Pré-Hospitalar e Capacitação e Atualização em Urgência e Emergência) para os cargos de Médico, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Condutor Socorrista, Operador de frota, Psicólogo, Auxiliar de Regulação, Auxiliar de Farmácia e Farmacêutico. Veja a tabela abaixo para conferir os cursos do IESPE e pontos para cada cargo:

 

Concurso SAMU 2017 - Ponto

 

 

3º Etapa: Prova Prática (classificatória e eliminatória)

Aplicada apenas para os cargos de Condutor Socorrista, Técnico em Enfermagem, Enfermeiro e Médico, a última fase da seleção avalia a habilidade do candidato através da utilização de seus conhecimentos e capacidades técnicas.

De acordo com o documento oficial, “serão estruturadas simulações realísticas que retratem situações vivenciadas nos atendimentos pré-hospitalares móvel de urgência e emergência” com materiais fornecidos pelos organizadores. As regras e detalhes do processo estão no item 10.3 do edital.

 

Como será o trabalho?

Os cargos serão preenchidos para atuação nas bases do SAMU em 8 microrregiões: Além Paraíba, Carangola, Juiz de Fora, Leopoldina, Muriaé, Santos Dumont, Bicas e Ubá (confira quais são as bases no ANEXO II do edital). A jornada de trabalho, requisitos e salário de cada cargo estão disponíveis no ANEXO I. Para aqueles que querem se inteirar sobre as atividades desempenhadas, os organizadores disponibilizaram uma descrição detalhada de cada função no ANEXO III.

 

 

 

Picture of IESPE

IESPE

Posts relacionados