Imunização vai até 22 de Maio.
O inverno chega e traz com ele, além de temperaturas baixas, algumas doenças respiratórias. Crianças menores de 5 anos, gestantes, doentes crônicos e idosos com mais de 60 anos devem procurar o posto de saúde mais próximo pois ontem, dia 04, começou a campanha de vacinação contra a gripe em todo o Brasil.
Além desses grupos, os profissionais de saúde, povos indígenas, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional serão imunizados por serem considerados pelo Ministério da Saúde como “grupos prioritários”. A campanha vai até 22 de Maio e este ano a meta é proteger cerca de 39,7 milhões de pessoas. Para isso o SUS está disponibilizando 54 milhões de doses da vacina.
As doenças combatidas pela imunização são os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
No lançamento da campanha, na última semana, o Blog da Saúde lembrou da importância de se antecipar, já que o nosso organismo leva de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação e sinalizou que o período de maior circulação da gripe vai de final de maio a agosto. Por isso é fundamental que os grupos se imunizem antes da chegada do inverno.
O Ministério da Saúde ainda ressalta que depois da vacina, podem ocorrer dor no local da injeção, eritema e enrijecimento. São manifestações consideradas comuns, cujos efeitos costumam passar em 48 horas.
A vacina não é indicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. O IESPe lembra também que é importante procurar o médico para mais orientações.
Para saber mais sobre a Campanha de Vacinação contra a Gripe para 2015, clique aqui.