Começa hoje a quinta edição do Comida di Buteco

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter

Festival completa 16 anos no Brasil e cinco em JF

 

Juiz de Fora se prepara para ter 23 dias consecutivos de happy-hour. Começa hoje a quinta edição do Comida di Buteco, um festival que movimenta os botequins por todo país. Esse ano, os concorrentes terão que servir petiscos com frutas.

 

Em entrevista ao IESPe, Toninho Simão, um dos organizadores do evento, explica o impacto que o festival representa. Ocorrendo ao mesmo tempo em 20 cidades, o acontecimento leva os consumidores de todo país para a mesa do bar. Só no último ano foram vendidos cerca de 340 mil pratos participantes.

 

Toninho Simão - Organizador do Comida di Buteco
Toninho Simão – Organizador do Comida di Buteco

Uma característica desta edição é a participação do consumidor através do site www.comidadibuteco.com.br. O público pode sugerir bares e também escolher o ingrediente obrigatório para a próxima edição.

 

Para entrar no concurso, a organização explica que o bar não paga nada, mas deve cumprir alguns requisitos, entre eles: ter a participação dos proprietários no dia-a-dia do estabelecimento. “Pode ser no caixa, como garçom, cozinhando, o importante é que o bar auxilie no sustento da família que o administra”, diz Toninho. Em Juiz de Fora, 15 botecos serão avaliados pelo público e por um júri em quatro categorias: Petisco, Higiene, Atendimento e Temperatura da Bebida.

 

A organização oferece alguns cursos para os botecos concorrentes: como manusear, preparar alimentos e apresentar os pratos. Os coordenadores afirmam valorizar muito esta etapa, justamente por que os estabelecimentos podem não ter outra oportunidade de aprender: “nós nos preocupamos com isso pois essa formação dá base e ajuda na transformação da vida desses proprietários”, finaliza Toninho.

 

Samira Lenk - coordenadora IESPe
Samira Lenk – coordenadora IESPe

Samira Lenk, coordenadora do curso de extensão de “Gestão de Bares e Restaurantes” do IESPe, elogia a preocupação dos organizadores: “comida de bar tem que ser gostosa, claro, mas não pode esquecer a qualidade, porque é daí que vem a credibilidade com o público. O festival acertou oferecendo estes cursos”, afirma Samira, que ainda lembra que o ideal é permanecer estudando para desenvolver um suporte ainda maior na hora de trabalhar no ramo de alimentação. “O curso de Gestão, por exemplo, não exige escolaridade mínima, é só ter vontade, mesmo”, completa.

 

Para quem já tem graduação e deseja abrir ou se especializar em negócios que envolvam alimentos, Samira sugere o “MBA em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN)” da FAC Redentor: “É um curso muito completo, o aluno tem um corpo docente qualificado e aprende desde a montagem da empresa, até a gestão dos funcionários, incluindo legislação, marketing, e claro, as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para a compra e o preparo das refeições” e brinca: “quem fizer, tem grandes chances de ganhar todos os concursos que entrar”.
A organização do “Comida di Buteco” lembra da importância da participação popular que deve ser realizada, principalmente, através do voto. Todos os pratos concorrentes devem vir com a cédula de votação e o consumidor pode solicitar, caso não seja fornecida.

 

Confira fotos dos pratos participantes:

[inpost_fancy thumb_width=”200″ thumb_height=”133″ post_id=”1175″ thumb_margin_left=”0″ thumb_margin_bottom=”0″ thumb_border_radius=”0″ thumb_shadow=”0″ id=”” random=”0″ group=”0″ border=”” show_in_popup=”0″ album_cover=”https://iespe.com.br/wp-content/uploads/2015/04/Bar-Adega-e-Silva_Juiz-de-Fora_Prato-principal_Trio-du-Jeca1.jpg” album_cover_width=”200″ album_cover_height=”133″ popup_width=”450″ popup_max_height=”300″ popup_title=”Confira fotos dos pratos participantes” type=”fancy” sc_id=”sc1428703974412″]

(fotos: Jr Faria Studio)

 

Para mais informações sobre o concurso, clique aqui.

Se você quer saber sobre o curso “Gestão de Bares e Restaurantes”, clique aqui ou ainda para o “MBA em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN)”, clique aqui.

 

O IESPe deseja boa sorte a todos os participantes do festival.

 

Outras informações, ligue: +55 32 3216-1224

 

Picture of IESPE

IESPE

Posts relacionados