Equipe do IESPE levou conteúdo de APH e BLS para a Univiçosa e Estácio JF
Os eventos em comemoração à Semana de Brasileira de Enfermagem das faculdades Univiçosa e da Estácio de Sá Juiz de Fora ganharam uma força extra nesta edição: a equipe de instrutores do IESPE foi até às duas instituições para contar um pouco do cotidiano dos enfermeiros no atendimento pré-hospitalar (APH). Os instrutores levaram aulas práticas de Trauma e PCR nas faculdades.
Na quarta-feira, dia 20, os futuros enfermeiros da cidade de Viçosa puderam conferir como abordar o paciente politraumatizado, entendendo a ordem e a prioridade do atendimento em um evento voltado para o APH.
Num clima de muito entusiasmo, os alunos assistiram a uma palestra e ainda tiveram uma demonstração prática do conteúdo, que é ditado pelo PHTLS, maior referência em atendimentos dessa natureza. Ao final, discentes, docentes, instrutores e profissionais da Univiçosa aproveitaram para trocar experiências e tirar dúvidas em um café oferecido pela instituição.
Na sexta, dia 22, foi a vez dos alunos dos cursos diurno e noturno da Estácio de Sá em Juiz de Fora receberem duas aulas práticas: uma sobre Atendimento Pré-Hospitalar e outra sobre o Basic Life Support, ou Suporte Básico de Vida, que trata de casos clínicos de Parada Cardiorrespiratória – PCR. O curso tem acreditação da AHA – American Heart Association e do Instituto Terzius, referências para o tratamento de doenças cardiológicas no Brasil e no mundo.
“Criança é melindrosa e o atendimento não é igual ao do adulto, então, a palestra trouxe um esclarecimento muito grande” – Leone Mendes Dias
Ao longo de três horas, os estudantes se revezaram para aprender mais dos conteúdos ensinados pelos instrutores do IESPE. Quenfins Almeida, supervisora prática do curso de APH do Instituto, explica a importância de um evento como este para os alunos da graduação: “nós trouxemos profissionais que atuam no ramo, isso dá ao estudante uma visão real do mercado”, comenta. Já Marcos Schlinz, Supervisor de Ensino, agradece a parceria das instituições: “os coordenadores e as faculdades é que viabilizam esses momentos, é importante agradecê-los”, afirma.
Leone Mendes Dias, 22 anos, é estudante de enfermagem e afirma ter conseguido tirar dúvidas quanto ao tratamento infantil para casos de paradas cardiorrespiratórias através da aula de BLS: “A gente sabe que criança é melindrosa e o atendimento não é igual ao do adulto, então, a palestra trouxe um esclarecimento muito grande e com certeza contribuiu bastante para tirar minhas dúvidas”, comenta.
O IESPE reitera seu compromisso em levar aos estudantes um ensino de qualidade, com profissionais qualificados e respeitados no mercado, firmando sempre parceria com outras instituições para proporcionar aos alunos uma visão atualizada da profissão.
Para informações sobre os cursos de APH (clique aqui) e BLS (clique aqui).
Outras informações, ligue: +55 32 3216-1224