Encontro marcou o início da pós-graduação e teve palestras com especialistas
No último sábado (07/04) o IESPE sediou mais uma Aula Magna aberta ao público, que contou com a presença de professores atuantes no mercado. Expondo conhecimentos na área de Enfermagem em Urgência e Emergência, os enfermeiros forneceram detalhes valiosos sobre a atuação na área para alunos e interessados. Confira os destaques desse evento:
Palestras
Moderado pelas enfermeiras intensivistas e emergencistas Amanda Dias e Erika Dornelas, respectivamente a atual e antiga coordenadora da pós-graduação, o que não faltou no encontro foi conhecimento. Erika foi a profissional que criou o curso e elaborou a ementa juntamente com o supervisor de ensino, Marcos Schlinz. Assim, pôde apresentar na Aula Magna a sua ampla experiência profissional e também a nova coordenadora do curso.
Em seguida, os palestrantes, todos especialistas, compartilharam os diferentes aspectos da atuação em Urgência e Emergência. Para a coordenadora Amanda Dias, toda essa interação foi muito rica e importante, porque a equipe é o alicerce da pós-graduação na área.
“Tenho a vantagem de trabalhar com pessoas que admiro por suas competências profissionais, a cada encontro com eles eu também aprendo muito. A aula magna não foi diferente. Conseguimos evidenciar como a enfermagem se consolida, os assuntos se interligaram e os palestrantes conseguiram passar aos alunos uma amostra do nosso empenho para que o curso seja um sucesso. O feedback foi super positivo”, comemorou a coordenadora.
A primeira palestra foi do enfermeiro intensivista titulado ABENTI/AMIB Marcos Schlinz, supervisor de ensino da pós-graduação e responsável por abordar um tema sempre importante na Enfermagem: a liderança. Já o Me. Gustavo de Mello Duarte falou das capacidades e ferramentas do profissional que atua na Urgência e Emergência.
Não deixando de lado os conhecimentos mais práticos, o momento de exposições incluiu uma palestra do especialista Daniel Ângelo sobre o TRR (Time de Resposta Rápida) na prevenção de emergências. O destaque também ficou para a simulação realística de atendimento ao trauma grave, realizado pela especialista Quenfins Almeida.
Mesa redonda
Outro momento produtivo da Aula Magna foi a mesa redonda, em que os profissionais explicaram as diferentes atuações do enfermeiro especializado na área e esclareceram dúvidas de alunos e interessados. A participação dos presentes, que fizeram muitas perguntas, mostrou o interesse e a necessidade de conhecimento na área.
De acordo com o supervisor de ensino Marcos Schlinz, até os alunos de outra cidade, que se deslocaram para conferir a qualidade do curso, se surpreenderam com o conteúdo e expressaram suas opiniões. “A motivação dos participantes que já são alunos matriculados foi bem alta e eles saíram bastante satisfeitos e motivados”, concluiu.
Para Marcos, esse é um importante sinal de que a pós-graduação será ainda melhor do que era esperado pela instituição: “Percebemos discussões de alto nível e vimos pessoas muito motivadas. Tivemos a sensação de que a turma será muito boa, empenhada e focada em absorver o máximo de conhecimento possível na construção de enfermeiros emergencistas de alto nível”.
Confira mais fotos do evento: