As necessidades de atualização no modo de gerenciar em um ambiente onde relações de liderança vêm mudando dia a dia
Com um volume altíssimo de informação circulando livremente pelo mundo, as relações interpessoais acabam se alterando; não é diferente no entre a liderança e os liderados. Se nos últimos tempos essa conexão era de “via única”, onde um manda e outro obedece, hoje, a “correspondência” é quem vai garantir o sucesso do grupo. No empreendedorismo, o líder, diferente do modelo arcaico de chefe, é conhecido por ser o motivador de sua equipe, aquele que consegue inspirar os membros a darem seu melhor, age com responsabilidade e firmeza, sem deixar de valorizar e investir nas habilidades de cada um. Curioso é que, nem sempre, este indivíduo vai ocupar o cargo de chefia, por isso é muito importante se questionar todos os dias se é você, de fato, quem lidera sua equipe, e, mais do que isso, se você tem sido bom nesta tarefa ou está apenas cumprindo obrigações.
Mesmo que não seja uma ciência exata e que não haja uma receita de bolo para chegar ao êxito, liderar pode ser tudo, menos um talento. É claro que, em até certo ponto, é necessário ter aptidão com a gestão e desenvolvimento de pessoas, ser competitivo, se comunicar, mas é possível desenvolver determinadas características muito comuns aos líderes de sucesso. É o que dizem Barry Posner e James Kouzes, dois estudiosos norte-americanos, especialistas no tema.
Além disto, Posner e Kouzes afirmam que a “liderança combina com “ação” e jamais com uma posição dentro de uma empresa”, o que significa dizer que a gestão não é um estado permanente mas sim algo que deve ser ajustado, adaptado, todos os dias; essa conclusão foi feita após um longo estudo com líderes altamente eficazes. Os resultados desta análise, porém, revelaram algumas práticas comuns entre esses indivíduos que inspiram suas equipes e empreendem uma verdadeira revolução entre seus membros, buscando extrair o máximo de comprometimento e rendimento de todos(as).
Com práticas básicas, obviamente, não se consegue alterar toda uma estrutura organizacional da noite para o dia. É preciso muita garra, força de vontade e organização, mas, curiosamente, um dos resultados mais interessantes deste estudo é justamente o fato de que o desempenho das equipes onde os líderes aplicaram este exercício diário de comando foi melhor que o dos grupos onde os chefes não desenvolviam estes hábitos.
Por isto, o IESPE, em parceria com a Voitto, lista agora As 5 práticas exemplares de Liderança para você melhorar ainda mais o desempenho de sua equipe, inspirando seus liderados pela confiança que têm em você. Clique no banner para conferir: