Alda Reis venceu a categoria Women’s Physique do Campeonato Mineiro da IFBB
Em meio ao crescimento de eventos dedicados ao mundo fitness em Juiz de Fora, como o Body Contest Brasil, uma excelente notícia: Alda Reis, 40 anos, de Santos Dumond, foi campeã na categoria Women’s Physique do Campeonato Mineiro de Fisiculturismo realizado no último fim de semana pela Federação Mineira de Fisiculturismo, órgão ligado ao International Federation of Bodybuilding and Fitness.
Alda, que também é formada em pedagogia, e mãe de dois filhos, se apaixonou pelo universo da educação física ao começar, em 2002, a praticar musculação na academia de Adenilson Ubaldino, seu atual marido. Nessa época, ela conta que não estava satisfeita com o corpo: “Eu era muito magra, pesava 40 quilos”, relembra.
Depois de começar a se exercitar, veio a ideia de se tornar Educadora Física. Foi então que a campeã decidiu se graduar na área e também investir sua força em uma pós-graduação. O curso escolhido Ciência do Exercício Aplicada ao Fitness, e a instituição Faculdade Redentor, no IESPe. “Não gosto de ficar sem estudar, estou sempre procurando coisas novas”, explica.
A primeira competição de Alda foi em 2006, em Juiz de Fora. “Copa Pumping Iron e na categoria Body Fitness”, lembra com orgulho, e desde então, a campeã vem colecionando títulos. Mas o caminho até essa vitória não é fácil, a personal trainer conta que é um processo longo, amadurecido com o tempo. Dieta, exercícios, muita dedicação e disciplina, essas são palavras comuns na rotina de um fisiculturista.
“Minha rotina é punk”, brinca a campeã, que acorda todos os dias às 5h da manhã para fazer sua primeira refeição, trabalha como personal trainer e professora de aulas coletivas na academia que mantém com seu marido em Santos Dumond de 6h da manhã às 10h da noite, comendo sempre de três em três horas. Os treinos acontecem de segunda a sábado; sendo 40 minutos dedicados ao exercício intenso e mais duas horas no aeróbico. Para dar conta do recado, a campeã conta com o acompanhamento da Anne Freitas, de reconhecimento internacional, que cuida de tudo, da dieta, dos treinos e da suplementação. “Ela já viveu muitas experiências” garante a atleta. A rotina, mesmo que dura, acaba sendo compensada pelos resultados alcançados e pelo apoio da família e dos amigos.
E os resultados não são poucos, além de ter disposição para atuar em vários projetos ao mesmo tempo, Alda se diz satisfeita com o corpo atualmente e acredita que a característica que a fez vencer o torneio mineiro foi ter o corpo mais simétrico: “Estavam todas muito bem mas penso que no total, eu estava mais simétrica”, afirma.
Alda ainda conta o fato de sofrer preconceito por ser fisiculturista, mesmo que indiretamente, através de comentários maldosos ou olhares diferentes, mas vence essa barreira com muita tranquilidade e deixa um recado: “as pessoas devem ser felizes da maneira que quiserem”, esclarece.
Para conseguir ainda mais reconhecimento no mercado, escolheu o caminho da
especialização através de um curso de pós-graduação da Faculdade Redentor no IESPe e afirma que os estudos lhe proporcionaram conhecer o funcionamento do nosso organismo, as reações à cada substância e alimentação, por exemplo, a inclusão ou a exclusão do sal nas dietas. Essa característica foi avaliada como decisiva na hora de montar a preparação dos treinos próprios e, claro, de seus alunos. “A pós-graduação chegou em um momento que eu estava precisando me atualizar e, como foi bem diversificado, eu gostei, porque me acrescentou bastante com informações boas para o meu preparo, muitas dicas e a oportunidade de conhecer muita gente bacana”, revela.
Mesmo já sendo campeã mineira, Alda conta que existem muitos planos para o futuro “O foco agora é o Campeonato Brasileiro [que ocorre em Agosto] e o Mundial” e os treinos estão a todo vapor.
O IESPe parabeniza a atleta, Alda Reis, e agradece a confiança depositada na instituição para sua formação, tendo como maior retribuição o reconhecimento profissional e pessoal para seus alunos. A instituição deseja muito sucesso nas novas metas da campeã.
Para saber mais sobre o curso de Ciência do Exercício Aplicada ao Fitness, clique aqui.
Para outras informações, ligue: +55 32 3216-1224