Profissional lembra a importância do Suporte Básico de Vida.
Nesta quarta-feira, 11, em uma academia no Bairro Prado, região oeste de Belo Horizonte, um adolescente de 15 anos morreu enquanto praticava exercícios físicos.
Em nota postada nas redes sociais, a academia esclareceu que Luiz Gustavo Nogueira se sentiu mal e desmaiou durante a prática de um exercício conhecido como “remada baixa”, que desenvolve as costas. O serviço de emergência foi acionado e o jovem foi socorrido de forma imediata por dois médicos, alunos da academia, que estavam no local. Segundo informações do “Estado de Minas”, a Secretaria Municipal de Saúde informou que Luiz sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.
Marcos Schlinz, coordenador do curso de BLS – Basic Life Support (ou Suporte Básico da Vida) do IESPe, alerta para a importância dos profissionais de Fisioterapia e da Educação Física estarem aptos para um atendimento de emergência durante a prática de exercícios físicos: “Esses profissionais devem ser preparados para o Suporte Básico de Vida porque o primeiro atendimento, pode diminuir ou até eliminar as sequelas potenciais da vítima de parada cardiorrespiratória”, defende.
“Existem doenças cardíacas que só um exame médico é capaz de detectar, mas as academias e a sociedade em geral precisam se conscientizar da importância que é se capacitar para agir rapidamente em acidentes como esse” Raphael Soares.
A legislação da cidade de Juiz de Fora prevê que as academias exijam do aluno um laudo médico, atestando a condição para prática de exercícios físicos. O Supervisor de Ensino dos Cursos de pós-graduação em Educação Física do IESPe, Raphael Soares, comenta que lei demonstra um avanço mas aponta outros detalhes: “Existem doenças cardíacas que só um exame médico é capaz de detectar, mas as academias e a sociedade em geral precisam se conscientizar da importância que é se capacitar para agir rapidamente em acidentes como esse”, afirma.
O IESPe oferece cursos de extensão em BLS – Basic Life Support e Urgência e Emergência no Exercício Físico e no Esporte e lembra que se o atendimento à pessoa que sofrer uma parada cardíaca for realizado de forma precoce e precisa, muitas fatalidades podem ser evitadas.
Para saber mais sobre o Curso de BLS clique aqui. Já para informações sobre o curso de Urgência e Emergência no Exercício Físico clique aqui.
Mais informações, ligue: (32) 3216-1224.