Melhore sua rotina com Dicas de Saúde no IESPe
Essencial para o transporte de oxigênio no organismo, a inclusão do ferro na dieta é necessária para manter a saúde em dia, fortalecendo o sistema imunológico, produzindo e conservando alguns neurotransmissores cerebrais e protegendo contra a oxidação e patologias comuns, como anemia e outras doenças que acometem ao nosso corpo. Especialmente as mulheres grávidas e as crianças precisam de dose extra de ferro mas, apesar disso, é comum sofrermos com a falta dele. Por isso, o site “Dicas de Saúde” listou 9 alimentos ricos em ferro para incluir na dieta e o IESPe reproduz abaixo. Confira:
1 – Feijão:
O mais popular dos alimentos ricos em ferro, o feijão com todas as suas variedades é uma opção presente na mesa de todos os brasileiros. Ele contêm cerca de 8,6mg para cada 100 g do seu consumo.
2 – Ostras:
Não é comum comer ostras todos os dias, mas ela é uma excelente fonte de ferro, pois contêm cerca de 7,9mg para cada 100 gramas de seu consumo.
3 – Grão de bico:
Este legume fornece ao nosso corpo quase 5 mg de ferro para cada 100g consumidos, além disso, é uma ótima opção para os vegetarianos, pois é rico em proteínas.
4 – Beterraba:
Muita gente não gosta, mas a Beterraba tem 2,7 miligramas de ferro para cada 100 gramas de seu consumo. É uma dose e tanto, vale incluir na dieta.
5 – Soja:
Uma xícara de soja contém mais de 4 mg de ferro. Além disso, a soja é rico em outros nutrientes como cobre, manganês, proteínas e fibras.
6 – Lentilhas:
As Lentilhas são ricas em ferro. Cozidas, oferecem cerca de 6 mg do mineral por xícara; são ricas em fibras, ajudam a reduzir o colesterol entre outros benefícios. Além disso, são extremamente versáteis na cozinha, fazendo um ótimo complemento em tudo, desde sopas à saladas.
7 – Espinafre:
O Espinafre é uma excelente fonte de ferro. Apenas um pires de espinafre contêm cerca de 6 mg de ferro, bem como proteínas, fibras, Cálcio, vitamina A e vitamina E.
8 – Sementes de Gergelim:
As Sementes de gergelim tem um sabor maravilhoso e são uma rica fonte de ferro. Elas contêm cerca de 20 mg de ferro por xícara, além de ser excelente fonte de cobre, fósforo, Vitamina E e Zinco. Uma maneira fácil de incorporar as Sementes de Gergelim em sua dieta é adicioná-los à uma salada ou sucos detox.
9 – Pão de cevada:
O pão de cevada é uma opção para substituir o famoso pão francês. Além disso, ele é um boa opção de alimentos ricos em ferro, já que contêm cerca e 6,5 g para cada 100g de seu consumo.
Fonte: saudedica.com.br
Agora que você já sabe a lista de 9 alimentos ricos em ferro para incluir na dieta, é só usar e abusar dos que mais gostar.
O IESPe oferece cursos de pós-graduação (clique aqui) e nutrição (clique aqui) na área de Nutrição.
Para mais informações, ligue: +55 32 3216-1224