Aprenda a mudar suas atitudes para melhorar as vendas e o relacionamento com o cliente através das dicas de Rogério Paschoalino
E aí, pessoal, como vai? Espero que estejam muito bem!
Bem, meu nome é Rogério Paschoalino, tenho 39 anos, e sou um administrador e consultor de negócios com uma experiência longa na região de São José dos Campos e hoje mais focado em Juiz de Fora e região. No post de hoje nós vamos falar de um assunto muito interessante: vendas!
Eu poderia começar este post dizendo o quanto este artigo ajudará você a melhorar os resultados de sua empresa, mas prefiro pedir, com todo carinho e respeito, que leia tudo com bastante atenção e até o fim, pois, se até aqui seu processo de venda lhe traz determinado retorno, se você fizer os ajustes necessários, a situação vai melhorar consideravelmente.
Em tempos de competição acirrada, inclusive com as vendas pela internet, estar sempre bem preparado(a) para atender e satisfazer clientes pode fazer toda a diferença na hora de fechar negócios. Uma coisa que digo sempre é que: pessoas gostam de pessoas e o profissional de vendas é quem faz a ponte entre a necessidade a ser suprida e a satisfação que se dará com a compra (inclusive invertendo as prioridades de consumo). Cada cliente que entra é uma oportunidade de venda, por isso, não perca nenhuma chance, seja persistente e mantenha o controle da situação, porque se você não fizer isso, alguém vai fazer no seu lugar. Se a necessidade existe, então melhor que seja a gente, não é mesmo?
Vender é uma arte e pode ser aprendida. A negociação é uma constante em todas as esferas de nossa vida e não se trata só de compra e venda e sim de conseguirmos os resultados que desejamos. E é claro que nós sempre queremos os melhores resultados para a nossa vida e os nossos negócios. Ou não?
Todas as profissões exigem negociações na relação com os clientes, fornecedores e funcionários, ou seja, todos vendem para todos, o tempo todo.
Pelo que se tem notícia, nos primeiros momentos de nossa civilização, vender significava somente maximizar o próprio ganho sem se importar muito com a outra parte, e muitos vendedores eram espertos e habilidosos no uso da mentira, em uma relação ganha-perde, deixando um rastro de insatisfação, desconfiança e receio que se verifica até os dias de hoje. Esse é um dos motivos porque tanta gente desconfia do outro antes mesmo de escutar alguma proposta.
Sendo assim, como fazer para obter sucesso em vendas?
O objetivo de toda empresa é vender, seja produtos, serviços ou ideias, para auferir lucro ao final e evitar devoluções e reclamações. Uma venda só acaba quando – perdão, aquela venda não acaba. Enfim, uma venda será lembrada pelo(a) cliente por vários dias e, dependendo do produto, lembrada até por anos; e o consumidor, que é quem define se o seu negócio perpetuará ou não, é ele ou ela quem decide isso.
A responsabilidade do profissional que vende vai muito além do apertar de mãos ao final do processo; em vendas, criamos amizades e grandes afetos, basta querer e sua vida será muito rica de pessoas, e uma vez que as pessoas te aceitam melhor, suas negociações melhoram etc. Mais pessoas, mais vendas, mais resultados positivos, num ciclo virtuoso.
Muitas pessoas me perguntam como consigo melhorar as vendas de determinadas empresas, e sempre digo que o processo de vendas é mais complexo do que simplesmente treinar seus vendedores ou ter produtos bem expostos. É preciso levar em conta o processamento mental do cliente e do vendedor na hora da escolha e ambos se dão por meios inconscientes, o que veremos mais à frente. Sempre sugiro que o(a) vendedor(a) leia mais, se intere do que há de novo no mercado, dos concorrentes, datas festivas, saiba o que está na moda, o que está passando na televisão, veja filmes, entenda outras culturas, ouças vários estilos musicais, pois quanto mais completo for, mais chances terá se conversar de forma mais harmônica e, assim, aumentar seus números.
Eu divido a venda em três categorias: varejo, atacado e as negociações, onde a relação entre vendedor e cliente é mais longa, por exemplo, uma representação comercial ou uma negociação de um contrato comercial que leva meses. Para todas, existem as etapas certas, no momento certo, com o estilo certo, alguns pontos em comum e outros que necessitam de um trabalho à parte.
Outra coisa comum às categorias: é preciso uma preparação do profissional de vendas. Por isso, estou listando algumas dicas de vendas:
1- Tenha uma boa noite de sono
Isso ajuda a ter um dia mais produtivo, então durma em local escuro, sem barulhos e com lençóis limpos. Para quem tem dificuldades, darei algumas dicas: cubra os olhos com máscaras, desligue a televisão, pare de jogar ou trabalhar pelo menos 30 minutos antes de ir para a cama, evite jornais ou filmes com tragédias e acidentes e vá para a sua cama para dormir e relaxar. Afinal, você merece um bom descanso. Namorar antes pode. O amanhã ainda não chegou e o passado já foi, então foque em seu merecido repouso. Se pensamentos agitados permanecerem, sugiro uma negociação com você mesmo(a), por exemplo: “preocupação, obrigado por existir, mas neste momento preciso dormir, então amanhã volto a pensar em você, pode ser? Obrigado”. Para quem é religioso, uma oração antes de dormir funciona muito bem como relaxamento. Pense em coisas boas.
2- Acorde bem!
Como? Pense em como será seu dia. Será maravilhoso! Choveu? Agradeça pela água, dependemos dela. Abriu um sol enorme? Agradeça, pois sem ele, teríamos sérios problemas. Agradeça por acordar e pense como seu dia será produtivo. Veja as possibilidades que um novo dia traz, sinta as pessoas que conhecerá, perceba-se bem disposto(a), imagine-se batendo suas metas. Cada dia abre portas infinitas! Pode até dizer pra você mesmo o quanto este dia será sensacional! Encare o dia de forma positiva, ele só existirá hoje!
3 – Cuide de sua aparência
Profissionais de venda vestem-se adequadamente. Atentem para o costume e hábitos locais (e, lógico, os da empresa). É importante se fazer algumas perguntas, por exemplo: “como meu cliente me enxergará assim?” e “o que eu quero passar com isso?”. Todos devem cuidar de seus hálitos, odores, cabelos e unhas.
Claro, dentro da personalidade de cada um e também da personalidade do público que estamos atendendo é importante se atentar a alguns detalhes. Para os homens: a barba, por exemplo, que deve estar sempre limpa, bem cuidada. Para as mulheres: vale maquiagem, mas lembrem-se de que o ambiente profissional pede tons e estilos mais sóbrios. Combinado?
4 – Respeite horários
Conheça o trajeto. Trace uma rota efetiva. Alguns acham desrespeitoso quando o outro atrasa. Sabemos que dias de sexta-feira, vésperas de feriados, locais próximos a faculdades e escolas tendem a ter trânsito lento na chegada e saída de alunos e os horários de pico, que são mais complicados. Esteja sempre alerta para evitar chegar no serviço já cansado(a) ou com níveis altos de agitação. O objetivo é chegar bem!
5 – Conheça o seu produto ou serviço
Saiba seu estoque e previsões de chegada de mercadorias novas ou faltantes. Identifique os benefícios que oferece. Qual problema seu cliente, produto ou serviço consegue resolver? Esteja atento às promoções e datas festivas. Claro, como você é um excelente profissional, está preparado para perguntas pouco comuns sobre o que está negociando.
6 – Conheça cada cliente
Isso é fundamental para o sucesso nas vendas. Se ele vem sempre à loja ou ao escritório, você já sabe seus gostos e preferências. Ainda assim, não se dê por vencido, aproveite a oportunidade e ofereça lançamentos, promoções e apresente um produto adicional, pois as pessoas gostam de novidades e, muitas vezes, aceitam novas sugestões.
7 – Esteja preparado(a)
O material de apresentação de seus produtos ou serviços deve estar limpo e pronto para ser mostrado. O local onde a venda ou negociação acontecerá deve estar em ordem. Lâmpadas todas funcionando, sistema de vendas, emissor de cupom fiscal, vitrines, balcão, mesa, mostruários, cadeiras, bancos, canetas, calculadoras, telefones com as baterias carregadas, tudo deve estar à espera do cliente para que quando ele esteja presente, todas as atenções estejam nele. O foco é o cliente.
8 – Fale de coisas boas
Fale bem de tudo e de todos. Sua cidade é a melhor para se viver. Sua empresa é a mais fabulosa. Seu colega de trabalho o mais sério que conhece. Sua esposa, filhos, marido, enfim, todos são pessoas excelentes, afinal tudo isso é escolha, e você sempre escolhe o melhor. Algumas pessoas que conheço estão sempre reclamando disso ou daquilo, sempre falam mal de alguém, que não acham vaga, que o produto está caro, que antigamente os mais idosos eram respeitados … seja diferente! Leve paz e tranquilidade a seu cliente. Nós, profissionais de vendas, sabemos que o balcão se transforma em divã, não é mesmo? Você consegue perceber como isso é verdade? Então, aproveite e fale de coisas boas, seja do bem, pois as pessoas gostam de se aproximar de quem lhes traz palavras de sabedoria.
As dicas acima são gerais. Nos próximos artigos, veremos as etapas da venda e como entender cada tipo de cliente que entra na sua loja ou escritório e, com certeza, serão informações valiosas para você se tornar um melhor negociador.
Você tem algum cliente especial? Entenda que todos os clientes são especiais, todos eles ajudam a compor seu objetivo e têm o mesmo poder de negociação, o mesmo poder de indicar ou contraindicar seu produto ou serviço.
A satisfação de cada cliente é fundamental e toda energia gasta para converter uma visita em venda é bem gasta, afinal, este é o objetivo: vender mais e melhor, pois isso é o que vai garantir a prosperidade do negócio, possibilitando, portanto, um empreendimento rentável que abrirá pontes para outras transações comerciais.
Por fim, seja a pessoa da qual os outros queiram estar perto, permitindo que cada um que se aproxime, mesmo que com intenções exclusivamente profissionais, ao sair de perto de você fique com uma boa impressão.
Você pode perceber as sensações boas de tudo isso, enquanto está lendo e imaginando como seria bom se todos começassem a te procurar e suas vendas aumentassem, metas fossem batidas e seus desejos realizados.
Estou me perguntando se você gostaria de começar a utilizar o que leu por uma semana ou duas. Sei que exigirá um modelo mental diferente, mas é assim: para resultados diferentes, ações diferentes.
Desejo tudo de bom a você que chegou até aqui. Que o vento sopre a seu favor e, ainda que seja desfavorável, é só ajustar as velas e seguir em frente. Isso tornará você mais forte, mais flexível, e, no fim, uma pessoa ainda melhor.
Gostou do post? Tem mais alguma dica de venda? Compartilhe com seus amigos, nas redes sociais ou comente aqui embaixo, pois terei o maior prazer em ler suas considerações.
Obrigado pela atenção. Sucesso em sua caminhada.
Até breve.
5 comentários em “8 dicas importantes para aumentar as vendas”
Gostei muito do otimismo que você utilizou no texto, Rogério Paschoalino. Parabéns e obrigado pelas dicas.
É irmão, seguir sempre em frente em busca de aperfeiçoamento.
Muito bom, parabéns!
Muito bom! Não vejo a hora de ler os outros artigos. Obrigado André Medina pelo e-mail e pelo seu ótimo texto Rogério Paschoalino.
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