5 formas de aumentar o metabolismo naturalmente para emagrecer

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter

Entenda como o seu aluno pode otimizar o metabolismo para obter melhores resultados na perda de peso e um corpo mais saudável

 

Um dos principais desejos quando o assunto é saúde é emagrecer. Porém, sabemos na área do Fitness que a busca pelo emagrecimento se faz presente nos anseios estéticos. Isso é, embora vise-se obter corpos magros devido à obtenção de saúde, estar com menor peso na balança é um atrativo estético que muitos consideram importante, tanto para o apreço social quanto para autoestima.

No entanto, muitos não entendem como o corpo consegue emagrecer ou ganhar peso. Nosso corpo possui reservas de energia que nos permitem viver durante dias mesmo na ausência de alimentos. As reações bioquímicas que regem o quanto o corpo usa essa reserva têm um nome: metabolismo.

Em linhas gerais, podemos definir metabolismo como sendo a maneira com que nosso corpo processa toda a energia circulante advinda dos alimentos e reservas naturais.

Quando nosso metabolismo está aumentado, o processamento interno de nossas reservas também aumenta. E tudo isso  leva à redução da quantidade de gordura e consequentemente peso corporal, ou seja, emagrecimento devido à melhora da composição corporal.

 

Componentes do metabolismo

Mas qual seria a melhor forma de aumentar as taxas com que o corpo processa a energia interna?

Antes de citar como aumentá-las, precisamos saber quais são os principais componentes que regem o metabolismo. São eles:

Taxa metabólica de repouso: responsável por até 70% do quanto nosso corpo processa a energia interna para suprir a demanda energética requerida por nossos órgãos vitais, como cérebro, coração, rins e pulmões.

Atividade Física: responsável por até 30% do quanto gastamos de energia por dia.

Efeito termogênico dos alimentos: responsável por até 15% do quanto gastamos de energia para processar os alimentos que ingerimos.

Microbiota intestinal: esse novo elemento tem se mostrado associado ao gasto energético diário. Embora a quantificação percentual de sua contribuição ainda não esteja tão elucidada, pesquisadores já são enfáticos em relatar que um intestino saudável, povoado por boas bactérias, é capaz de processar melhor os alimentos. Portanto, consegue absorver melhor os nutrientes, o que faz toda a diferença na hora de distribuí-los para os diversos órgãos de nosso corpo e consequentemente metabolizá-los.

Aproveite para conferir o que já falamos aqui no Blog sobre os gatilhos metabólicos que vão possibilitar melhor emagrecimento e mais saúde para seus alunos.

 

5 atitudes para o aumento do metabolismo

Bom, agora que você tem ideia de como a energia circula e é metabolizada, fica fácil pensar em estratégias para aumentar o metabolismo e com isso estimular o corpo a utilizar os estoques de gordura armazenados em algumas porções da estrutura física.

O caminho para que seu aluno possa aumentar o metabolismo é:

1- Não desregular o comportamento hormonal do corpo: os hormônios são os principais mediadores da taxa metabólica de repouso, portanto, deixá-los em equilíbrio é sempre um bom caminho para aumentar o metabolismo. Isso significa que é necessário viver em paz, ou pelo menos em busca dela, ou seja, fuja do estresse! Além disso, durma com qualidade, evite alimentos açucarados, beba com prudência e moderação e evite o sal de cozinha! Todos esse itens desequilibram negativamente a ação de seus hormônios.

2- Fazer exercícios físicos diários: pelo menos 30 minutos em uma intensidade que que deixe a pessoa ofegante, não conseguindo conversar ou cantar uma música sem interromper essas atividades para respirar um pouco. Além disso, é bom praticar exercícios que requeiram força, pois eles aumentarão a massa, resistência e força muscular, o que indiretamente contribui para o aumento do metabolismo. Por isso a importância de orientar o aluno e tirar quaisquer dúvidas que ele tiver sobre esse processo.

3- Ingerir alimentos com maior densidade nutricional: ou seja, aqueles que apresentam poucas calorias, mas muitos micronutrientes. Pertencem a essa classe os vegetais, verduras, hortaliças e algumas frutas. Caso o aluno tenha dúvidas, deve ser encaminhado para um nutricionista.

4- Beber muita água: pelo menos 2 litros por dia. Além dessa quantidade, a pessoa deve ingerir 500ml 30 minutos antes das principais refeições do dia.

5- Cuidar do intestino: se ele estiver funcionando bem é sinal que o metabolismo não está bloqueado. Caso contrário, a pessoa deve procurar um nutricionista para saber como melhorá-lo.

 

Não existe fórmula mágica para o emagrecimento. Até porque, conquistá-lo depende de um ajuste em como seu corpo age como um todo e não somente em um único modo.

Espero que tenha lhe ajudado.

Um forte abraço,

 

Referência

Laura E. Matarese and Walter J. Pories. Adult Weight Loss Diets: Metabolic Effects and Outcomes. Nutr Clin Pract, 2014.

Santiago Tavares Paes et al. Metabolic effects of exercise on childhood obesity: a current view. Rev Paul Pediatr. 2015 Mar; 33(1): 122–129.

Autor:

Santiago Paes
Educador físico
Graduado em educação física – UFJF | Mestre em educação física – UFJF/UFV | Pós graduado em atividade física na saúde e Reabilitação cardíaca- UFJF | Pós graduado em ciências do treinamento Desportivo – UFJF | Atuação como educador físico no Instituto Mineiro de estudos e pesquisas em nefrologia da UFJF e no centro hiperdia de atenção secundária a saúde | Atuação como professor de educação física na rede Sarah de hospitais de reabilitação unidade Salvador- Bahia | Revisor da revista Paulista de Pediatria e da Internacional Journal of Endocrinology and Metabolic Disorders | Mais de 20 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais.
Picture of Santiago Paes

Santiago Paes

Posts relacionados