5 estratégias para evitar lesões no ombro dos seus alunos de musculação

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter

Aprenda métodos simples que podem ser utilizados por personal trainers para evitar o desenvolvimento de lesões no ombro de alunos

 

Com o crescimento do Fitness e do número de praticantes de musculação, outro número que também cresce, infelizmente, é o de lesões. Apesar da prática de musculação ser segura, ainda mais quando comparada com outras modalidades esportivas, ainda é comum pessoas se lesionarem por falta de informação e instrução.

Quando falamos de lesão na musculação, somos obrigados a falar sobre as articulações dos ombros. 36% de todas as lesões relatadas no treinamento com pesos são na articulação glenoumeral. A grande questão é que quase 100% delas podem ser evitadas com simples cuidados e precauções que o personal trainer deve ter ao instruir o aluno.

Então, com o intuito de ajudar você a se aprofundar mais no assunto, hoje eu vou comentar sobre 10 fatos que envolvem lesões de ombro na musculação.

 

1 – Mantenha o balanço de forças entre o manguito rotador e a musculatura escapular

Quando falamos de reabilitação e prevenção de lesões no ombro é comum lembrar-se do manguito rotador, o conjunto de estruturas que estabiliza a articulação. Por outro lado, muitos se esquecem da musculatura escapular, que também contribui muito para a estabilização do ombro.

É muito importante manter o equilíbrio entre essas duas estruturas para se ter uma articulação estável. E vale a pena destacar que praticantes de musculação tendem a ter essas estruturas desbalanceadas, então cabe a você, personal trainer, alertar sobre esse cuidado.

 

2 – Evite a posição “High-Five”

Alguns exercícios da musculação (Ex: ”puxada nuca” e “desenvolvimento nuca”) colocam o nosso ombro na posição que chamamos de “high-five”. Ela consiste em você ultrapassar a linha do tronco durante uma abdução horizontal de ombros enquanto o seu antebraço aponta para cima.

Essa posição deixa a sua articulação extremamente vulnerável. Então acaba sendo muito prejudicial colocar a carga de um exercício, adicionando estresse na articulação, numa posição tão desfavorável e instável.

 

3 – Melhore a flexibilidade do deltóide posterior

Um simples trabalho de flexibilidade do deltóide posterior pode evitar muita dor de cabeça no futuro. Incluir exercícios que focam nesse objetivo é muito viável para a prevenção das lesões no ombro. Você pode adicionar dentro da rotina de treinamentos do seu aluno alguns exercícios com esse intuito.

Não se esqueça de incluir os de alongamento estrategicamente, tendo em vista que o momento que você realiza o trabalho (antes ou depois dos exercícios de musculação) pode atrapalhar o resultado do seu aluno.

 

4 – Limite a amplitude da abdução de ombro até 90o

Em exercícios como elevação lateral e remada alta, é muito comum praticantes ultrapassarem o ângulo de 90o entre braço e tronco. Um estudo feito pelo pesquisador Morey Kolber em 2014, mostrou que esses exercícios não têm nenhuma associação com lesões no ombro quando executados em uma amplitude de até 90o.

Por outro lado, pessoas que executam os exercícios ultrapassando esse limite têm uma tendência aumentada de gerar uma lesão no ombro. Isso nos dá a informação valiosa de que devemos evitar ao máximo essa amplitude acentuada.

 

5 – Prescreva exercícios de rotação externa de ombros

Um estudo feito na Universidade de Nova Southeastern (EUA) mostrou que pessoas que realizam o exercício de rotação externa de ombros têm menos incidências de lesões na articulação. Esse é um exercício simples que pode ser feito logo no início da sessão de treinamento e ajuda muito a prevenir as lesões no longo prazo.

Concluindo, essas foram as 5 estratégias simples e de fácil implementação que você pode começar a aplicar ainda hoje se quiser. É muito importante certificar de que o seu programa de treinamento inclua pelo menos algumas dessas estratégias, pois como personal trainer, a sua prioridade sempre deve ser cuidar e manter a integridade dos seus alunos.

 

Autor:

Renato Bianchini
Educador físico
Graduado em Educação Física (UFJF, Syracuse University e Ohio State University). Sócio Proprietário das empresas Citius e Traine
Picture of Renato Bianchini

Renato Bianchini

Posts relacionados