Saiba por que o personal trainer deve procurar conhecimentos além da faculdade e receba conselhos valiosos para essa atuação profissional
Quando analisamos as disciplinas ministradas nas diversas faculdades de Educação Física do Brasil, percebemos que poucas são focadas em gestão de carreira profissional. Grande parte da nossa vida acadêmica é voltada para a parte técnica (que é muito importante), mas no mundo atual o personal trainer precisa dar valor a um conceito chave do marketing moderno: um bom produto não se vende sozinho.
Outros conceitos, métodos e qualidades são necessários na hora de oferecer os seus serviços de profissional da área. Inteligência de mercado, precificação, marketing, negociação e vendas, por exemplo, devem ser aplicados assim como em qualquer outro serviço. Por isso, é preciso ir além da formação em Educação Física e do desenvolvimento técnico, se aproximando dos conceitos de administração e marketing.
O mercado do exercício físico está crescendo!
Se você é personal trainer e estava ficando preocupado com o que eu disse, eu agora trago boas notícias. O mercado do exercício físico está em constante ascensão nos últimos anos.
Uma triste realidade é a estimativa do número de obesos no mundo dos próximos anos. Acredita-se que em 2030 teremos o dobro do número de pessoas obesas ou com sobrepeso (Kelly et al., 2008).
Com as taxas de obesidade crescendo e a busca estética cada vez maior nas academias, gera-se boas oportunidades para os personal trainers. Afinal, o treinamento físico e e a nutrição adequada são as duas principais intervenções não medicamentosas no tratamento de obesidade e melhora estética.
4 dicas para a sua carreira de personal trainer
Se você quiser começar ainda hoje a investir na sua carreira de personal trainer, eu vou deixar aqui quatro maneiras simples e que podem ser altamente eficazes:
1- Se capacite:
Tendo em vista a realidade em que vivemos na Educação Física, é muito importante buscar formas de adquirir conhecimentos que vão além daqueles apresentados na faculdade. Nessas horas é importante você recorrer a cursos de pós-graduação que englobam esses quesitos, ou até mesmo cursos de extensão focados em gestão de carreira para profissionais de educação física.
A capacitação complementar sempre será a sua aliada para uma carreira completa e próspera. Pense nisso sempre como um investimento e não como um gasto. Analise quantas oportunidades podem aparecer quando você investir em você mesmo.
2- Invista nas Redes Sociais:
Não existe maneira mais fácil de divulgar o seu trabalho gratuitamente. Mesmo que você não tenha uma enormidade de seguidores no seu Instagram, ou muitos amigos no Facebook. Uma publicação em uma dessas duas redes sociais pode alcançar facilmente 100 a 200 pessoas até para quem não é muito ativo ainda.
Você pode mostrar o seu trabalho para o mundo de maneira instantânea e agregar valor para o seu serviço. Além disso, se quiser profissionalizar o processo, existem até possibilidades de investir em anúncios nessas redes sociais.
3- Foco no Marketing “boca a boca”:
Não existe maneira mais efetiva do que o marketing “boca a boca” para o personal trainer. As pessoas costumam contratar profissionais que foram recomendados por seus amigos. Aliás, Philip Kotler, um dos maiores especialistas em marketing no mundo, diz que no mundo digital em que vivemos, a opinião de pessoas (conhecidas ou desconhecidas) tem mais valor na escolha do cliente do que anúncios bem produzidos e de alta credibilidade.
O.K, mas como faço para melhorar o meu marketing “boca a boca”? O primeiro passo é focar na prestação do seu serviço e fazer a experiência do seu cliente sempre a melhor possível. Os clientes que você tem são os maiores potenciais de divulgação do seu trabalho.
O segundo passo é ser reconhecido. Todas as pessoas possuem as suas próprias referências em determinada área. A dica aqui é fazer você se tornar o personal trainer referência do maior número de pessoas. Você conquista isso mostrando a qualidade do seu trabalho para as pessoas. Novamente, volto a lembrar a importância de cursos de pós-graduação e de extensão para a sua carreira, uma vez que capacitado você consegue agregar ainda mais valor para o seu trabalho.
4- Faça Parcerias:
A última dica prática e simples de aplicar: é a busca por parcerias. Não é novidade que o trabalho multidisciplinar (auxílio de fisioterapeuta, nutricionista e médico, dentre outros profissionais) é muito importante e efetivo. Use isso como chave para conhecer mais clientes e promover o seu trabalho.
Faça um convite para outros profissionais da área da saúde para uma parceria de indicação mútua, onde você indicará os seus serviços em troca da indicação deles. Certamente você já conhece alguns profissionais que podem te ajudar nesse processo.
Enfim, existem diversas maneiras de inovar na área da Educação Física. Não fique preso ao convencional e o básico que aprendemos na faculdade. Corra atrás de novas informações e busque sempre se aprimorar ao máximo.
Referências:
Kelly, T., Yang, W., Chen, C. S., Reynolds, K., & He, J. (2008). Global burden of obesity in 2005 and projections to 2030. International journal of obesity, 32(9), 1431.
Autor: