Sutura de Pele – Práticas Avançadas de Enfermagem

Carga Horária

15 horas

Data

20 de setembro

Horário

08 às 18h

Modalidade

Presencial

Investimento

Modelo-pensando-1.png

Por que fazer esse curso?

Para ampliar suas habilidades técnicas com segurança e precisão, atuando em situações que exigem agilidade e conhecimento prático — desde pequenas lesões até atendimentos mais complexos.

Modelo-publico-1.png

Mercado de trabalho

Com as recentes atualizações legais (como a Resolução Cofen nº 731/2023), o enfermeiro está cada vez mais autorizado e requisitado a atuar de forma autônoma em procedimentos como a sutura. Isso exige preparo técnico e conhecimento de protocolos específicos para garantir um cuidado seguro, ético e dentro dos limites da profissão. Em um cenário onde se busca profissionais cada vez mais resolutivos, dominar essa habilidade pode ser o diferencial entre ser apenas mais um ou se tornar referência na assistência ao paciente.

Público-alvo

Enfermeiros e acadêmicos de enfermagem

Conheça o curso

Domine técnicas que fazem a diferença na prática profissional.

Curso prático

Com certificado

Professores atuantes

Local das aulas

IESPE – Av. Barão do Rio Branco 3.480, Passos, Juiz de Fora/MG

Docentes

Anadelle Souza - SUTURA DE PELE: práticas avançadas de enfermagem

Kelly dos Anjos Melo Pereira

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010). Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialização em Implantodontia pela Faculdade de Ciências Médicas e Saúde de Juiz de Fora. Especialização em Preceptoria em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Odontologia com ênfase em biologia Oral pela Unesa. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, atuando principalmente nos seguintes temas: traumatismos orais e bucomaxilofaciais, cirurgias dos cistos e tumores odontogênicos, cirurgias pré protéticas, cirurgias parendodônticas, implantodontia, cirurgia ortognática, anatomia cirúrgica da cabeça e do pescoço. Atuou como preceptora na residência de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial no HU-UFJF. (Texto informado pelo autor)

Anadelle Souza - SUTURA DE PELE: práticas avançadas de enfermagem

Anadelle Souza

Enfermeira, Estomaterapeuta pela Universidade Uniredentor/JF (há 8 anos - Acreditação Sobest). Pós-graduação em Preceptoria em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Proprietária da Clínica Anadelle Souza - Saúde Íntima ( há 7 anos). Servidora Pública da EBSERH/HU. Preceptora da Residência em Enfermagem HU/UFJF. Vice-presidente da Comissão de Lesões de Pele HU/UFJF. Construção do Ambulatório de Reabilitação Pélvica HU/UFJF. Coordenadora dos cursos de Especialização de Enfermagem em Estomaterapia (Acreditação Sobest) e Dermatologia IESPE-JF. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisas sobre Autocuidado e Processo Educativo em Saúde e Enfermagem - GAPESE/CNPq.

Ementa

EXERCÍCIO PROFISSIONAL: ASPECTOS ÉTICOS, LEGAIS E CIENTÍFICOS.
ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE: BREVE REVISÃO.
CICATRIZAÇÃO DA PELE.
PROPOSTA DE INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS DE ENFERMAGEM.
CONCEITO DE SUTURA E LEGISLAÇÃO.
TIPOS DE SUTURA.
TÉCNICA CIRÚRGICA PARA SUTURA SIMPLES.
AVALIAÇÃO DA LESÃO.
FIOS DE SUTURA.
AGULHAS DE SUTURA.
INSTRUMENTAL DE SUTURA.
ANESTESIA LOCAL: TIPOS DE ANESTÉSICOS.
CONTRAINDICAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE SUTURA SIMPLES.
COMPLICAÇÕES.
RETIRADA DA SUTURA.
PRÁTICAS APLICADAS.

Lista de Espera

Preencha os campos abaixo para receber uma notificação quando iniciarem as inscrições para a nova turma

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

Por que fazer um curso no IESPE?

Professores

Nossos renomados docentes têm experiência acadêmica e profissional e são atuantes na área

Formato dos cursos

Escolha entre opções presenciais e online, de curta e longa duração

Aulas práticas

Valorizamos o aprendizado prático com a supervisão dos melhores da área

Localização

Buscamos os melhores locais e plataformas para o seu aprendizado

Atendimento

Esclareça suas dúvidas com atendentes de forma prática, via WhatsApp ou e-mail

Foco no mercado

Conteúdo atualizado para você aplicar no mercado de trabalho

Ficou alguma dúvida?

Fale com a gente!

Contato

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

Sutura de Pele – Práticas Avançadas de Enfermagem

Matrícula

R$1.000,00

Planos de Pagamento

Em breve

Está com dúvidas?