Grupo criou empresa para divulgar aulas de Gestão e Empreendedorismo
Nesse último fim de semana os alunos do IESPE tiveram uma opção a mais de lanche: um sanduíche saudável vendido pela empresa “Empreende FIT”, que até deixou os consumidores escolherem o preço justo para o produto. Parecendo de início a estratégia de uma nova marca no ramo, o momento veio acompanhado de uma surpresa, pois os vendedores eram, na verdade, também alunos da instituição.
De fato, os profissionais que passavam de aluno em aluno com as bandejas de sanduíche corriam para cumprir uma tarefa no MBA em Gestão de Escolas e Competências de Liderança do IESPE. De acordo com a proposta do professor da matéria de Empreendedorismo, cada grupo recebeu um “investimento anjo” de 50 reais e teria que retornar esse dinheiro em uma semana, apresentando o lucro e demais resultados da empresa criada.
O grupo de Andreia Lima, Elisângela Gonçalves, Raphaela Haberbosch, Rodrigo Mendonça e Wilza Chaves foi além, buscando aumentar o lucro e o impacto da ação. Entraram em contato com o IESPE e apresentaram a ideia de uma parceria, em que a instituição de ensino pagaria pela divulgação das aulas de Gestão e Empreendedorismo feita pela equipe através do lanche fit.
Experiência e companheirismo
O investimento do IESPE facilitou o lucro, mas não eliminou as dificuldades do processo. “O difícil foi ter noção de como comprar a quantidade de produto que íamos utilizar. Tínhamos uma receita para o sanduíche e a nutricionista já tinha passado os valores nutricionais, mas ficamos nos perguntando quanto gastar de frango e ricota, por exemplo, e até como medir essas quantidades e distribuir corretamente. Juntamos um pouco da opinião de cada um e tudo deu certo”, contou Wilza Chaves, diretora da Escola Infantil Novo Espaço enquanto guardava os sanduíches na geladeira para mais um dia de vendas.
“Pensamos até em fazer também um sabor de peito de peru, mas ficaria mais caro e levaria mais tempo”, complementou Rodrigo, que é diretor da Escola Degraus de Ensino e estava ao lado contando os detalhes da ação. Ele destacou a participação ativa de todos do grupo, que pensaram em cada detalhe: “Na hora de escolher os ingredientes do sanduíche e a ideia da marca, pensamos no público do IESPE, instituição que tem muitos cursos de Saúde”.
Os dois afirmaram, ainda, que o trabalho serviu para unir mais os alunos do MBA, diferença que notaram também nos outros grupos. “O que chamou mais a nossa atenção foi o efeito desse trabalho de juntar o grupo e ir à luta. Conversamos a semana inteira pelo whatsapp decidindo que horas que cada um iria no IESPE, quanto gastaríamos de produto, como seria a logo e isso foi muito positivo e nos envolveu. Ficamos até 21h30 na quinta-feira fazendo os sanduíches, mas sempre dando boas gargalhadas. Foi muito divertido e gostamos muito da atividade”, concluiu Wilza.
Resultados além do esperado
Marcada pela simplicidade e eficiência, a ação também não decepcionou nos resultados. Foram R$250,00 arrecadados na venda dos sanduíches e mais R$254,00 pagos pelo IESPE em troca do serviço de divulgação. Com poucas despesas, o grupo alcançou lucro de R$298,00, concluindo a tarefa sem depender do investimento anjo. O dinheiro será utilizado para custear um coffeebreak requintado para os alunos do MBA em Gestão de Escolas Particulares.
Confira outras fotos do trabalho:
Arraste/clique para a direita >>